Wiki DC Comics
Advertisement

Quote1 "Similar?!" Você está zombando de mim bem na minha frente, todos esses anos, e você diz isso?! Eu agora tenho o poder para salvá-lo, você percebe isso? Eu poderia voltar ainda mais no tempo! Mas não vou fazer isso. Eu estava feliz por me livrar do que tinha como pai! Mas você... você os conseguiu! Você não é humano! Você não merece ser Clark Kent! Eu vou te punir com cada grama de dor, humilhação e arrependimento de uma vida humana inteira. Você não entende?! Eu nunca vou parar! O que vai te quebrar?! Por que você não quebra?! Quote2
Lex Luthor fonte

Lex Luthor é um poderoso magnata dos negócios e mais tarde Presidente dos Estados Unidos. Ele carrega um ódio profundamente enraizado pelo herói de sua cidade natal, Metrópolis: Superman.

Infância

Lex Luthor nasceu e cresceu na área atingida pela pobreza de Metrópolis conhecida como Beco do Suicídio, filho de pais abusivos, com um desejo feroz de melhorar a si mesmo. Como adolescente, o jovem Lex criou as mortes de seus pais para se beneficiar de uma grande apólice de seguro de vida que ele havia retirado em seus nomes, e passou a fundar sua própria empresa LexCorp.

Luthor, o Homem de Negócios

Lex Luthor Early 01

Industrialista

Lex transformou a empresa em uma corporação multinacional que acabaria por dominar a cidade de Metrópolis. Com ele, ele possui todas as corporações de mídia da cidade e as usa para reforçar sua imagem pública como um rico benfeitor. A única saída de papel que sempre ficou livre foi o Planeta Diário (ele viria comprá-lo muito mais tarde). Um desses críticos era o jovem repórter, e o editor-chefe, Perry White. Luthor detesta White, devido às suas atitudes abertas e ao lançamento do "Planeta", condenando suas ações com um editorial ultrajante assinado pelo próprio White. Como resultado, quando Clark Kent é primeiro introduzido no Planeta, o jornal está quase na falência, em ruínas e incapaz de pagar novos repórteres. Luthor fez muitas conexões criminosas e indústrias, qualquer coisa para ajudá-lo a subir para ser o mestre incontestável de Metrópolis. Seus negócios legítimos ligados à LexCorp cobrem uma variedade de empresas que vão desde empresas de telefonia a dispositivos de jogos pessoais. Como parte de sua imagem, Lex criou a ilusão de ser um filantropo atencioso. Ele se tornou o homem mais poderoso de Metrópolis, tanto no plano financeiro como no mundo do crime organizado. Lex criaria estragos nas ruas vendendo armas para as gangues da Metrópole e usando sua principal equipe de subalternos para manter arquivos de chantagem em todos os principais grupos de crime organizado da cidade. Lex poderia usá-los para promover os esquemas que planejara. No entanto, tudo isso terminou com a chegada de Superman.

Superman Chega

Vários meses depois de o Superman ter chegado pela primeira vez em Metropolis, terroristas atacaram uma gala da sociedade a bordo do iate de Luthor. Lois Lane, a quem Luthor tentou romance como uma esposa nove troféus, já estava presente durante o ataque que foi interrompido por Superman. Luthor tentou, sem sucesso, contratar o Superman como guarda-costas. Mas quando ele admitiu que ele sabia que o ataque deveria ocorrer e que permitiu que ele prosseguisse para ver o Superman em ação de primeira mão, o Prefeito Berkowitz substituiu Superman no local para prender Luthor por perigo imprudente. Ele evitou a prisão graças a um tecnicismo legal, mas ainda teve que suportar a humilhação de ser levado a público em prisão.

Luthor prometeu destruir o Superman por essa humilhação, e desde então dedicou muito tempo e energia a esse objetivo. Uma tentativa precoce levou à criação de um clone imperfeito de Superman para destruí-lo, mas não teve êxito porque o DNA alienígena de Superman tornou o clone instável. Luthor continuou sua vingança. Ele era um homem levado a ser o melhor, tendo lutado o caminho dos começos humildes por seus próprios esforços (duvidosos), e ressentiu-se de como Superman recebeu seus poderes por sorte aleatório de nascimento. Superman sobreviveu às tentativas subseqüentes que Luthor fez em sua vida, mas ele nunca foi capaz de provar o papel de Luthor nos ataques. Além da imensa riqueza e conexões de Lex, ele conseguiu deixar seu caminho fora do problema devido ao fato de que Superman, sendo responsável como testemunha, teria que revelar sua verdadeira identidade no tribunal para testemunhar contra ele.

Poder da Kryptonita

Luthor logo adquiriu a única amostra conhecida de Kryptonita na Terra a partir do cyborg habilitado por kryptonita Metallo, que LexCorp sequestrou logo antes de Metallo ter conseguido matar Superman. Criando um anel de assinatura do estrangeiro mais mortal para Superman, Luthor começou a vesti-lo constantemente para afastar seu inimigo. Infelizmente, Luthor sofreu um grave câncer na década de 1990, causado pela exposição prolongada à radiação do seu anel de Kryptonita (antes disso, a exposição a Kryptonita não era prejudicial para formas de vida não Kryptonianas). Mais tarde, ele conseguiria se proteger de seus efeitos colaterais. Ele também descobriu mais de um tipo de Kryptonita, que ele mais tarde usaria em suas batalhas contra o Superman.

Fingindo Sua Própria Morte

A mão de Luthor logo teve que ser amputada e substituída por uma versão protética (escondida sob uma luva de couro preto) para evitar a propagação do câncer, mas, infelizmente, já havia sido metastatizada. Finalmente, determinou-se que a doença era terminal. Luthor fingiu sua própria morte pouco depois, levando seu jato projetado pessoalmente, o Lexwing, em uma viagem proposta ao redor do mundo. Ele o interrompeu nos Andes do Peru como uma cobertura para o transplante de seu cérebro para um clone saudável de si mesmo que ele faleceu como seu filho e herdeiro até então desconhecido pelo Dr. Gretchen Kelley, Lex Luthor II. O jovem Luthor aparentemente havia sido criado secretamente por pais adotivos na Austrália para protegê-lo dos inimigos de seu pai. Esta decepção foi reforçada pelo seu novo corpo com uma cabeça cheia de cabelo vermelho e uma barba, bem como o acento australiano apropriado criado através do uso de fitas de ensino de áudio.

Clone Enviado

Luthor usou sua nova identidade como seu próprio filho para seduzir a Supergirl e continua a atormentar Superman das sombras. No entanto, tudo rapidamente desmoronou quando o novo corpo de clone de Luthor começou a deteriorar-se e envelhecer rapidamente. Isso fez com que Luthor começasse a escorregar. Lois Lane descobriu a prova de que Lex Luthor havia assassinado um funcionário da LexCorp feminino e enquadrado um homem inocente pelo assassinato há anos. Isso levou a Lois a encontrar a verdade sobre Lex fingir sua morte e ser seu próprio filho. Isso causou que Luthor destruísse sistematicamente a vida de Lois e a fira do "Planeta Diário". Lois lutou de volta e, com a ajuda de Superman, expôs a verdade sobre Lex Luthor, sua falsa morte e suas atividades criminosas malignas para o público. Luthor, logo antes de seu corpo se tornar tão velho que não conseguiu se mover ou se comunicar, ativou um "Plano Doomsday" para destruir Metropolis. A cidade foi queimada no chão e milhares de pessoas morreram quando Luthor tornou-se um prisioneiro permanente em seu corpo clonado. No entanto, a ajuda viria na forma do demônio Neron. Luthor vendeu sua alma em troca de Neron restaurar seu corpo para a saúde perfeita. Voltando a uma Metrópole reconstruída, Luthor dirigiu-se à polícia e foi julgado. Ele foi absolvido de todos os crimes quando Luthor afirmou ter sido seqüestrada por cientistas renegados que o substituíram por um clone responsável por todos os crimes que ele foi acusado.

Luthor, o Filantropo

Lex Luthor cultivou uma imagem popular como um grande filantropo. Ele tinha sido fundamental na tecnologia alienígena de engenharia reversa para uso em bens de consumo em geral, atualizando a Metrópolis para uma verdadeira "Cidade do Amanhã". Quando Gotham City foi destruída por um terremoto e abandonada pelo governo americano, foi LexCorp que assumiu a tarefa maciça de reconstruir a cidade. Mais tarde, Luthor também desempenhou um papel instrumental em ajudar a Liga da Justiça a recarregar o sol durante a história Noite Final.

Apesar de seu ódio por Lois Lane por derrubar temporariamente seu império criminal malvado, Lex Luthor tem um amor tácito por ela. Em várias ocasiões, Luthor comentou que se o Superman não chegasse a Metropolis, Lex teria usado seu tempo e energia para perseguir romanticamente Lois e se casar com ela. Ele se casou oito vezes em sua vida, embora os sete primeiros casamentos tenham ocorrido fora do painel no passado de Luthor antes que o Superman aparecesse em Metropolis. Enquanto seus sete casamentos anteriores foram sugeridos para terem sido baseados no amor (ou tão perto do conceito de amor como Lex Luthor entende), o oitavo casamento de Luthor com a Condessa Erica Alexandra del Portenza (ou 'A Condessa' como ela era chamada) era um casamento que se baseava em manipulação mútua e ganância. A Condessa tinha comprado o interesse dominante em LexCorp depois que Luthor foi exposto como um mal, forçando Lex a se casar com ela, a fim de recuperar o controle sobre a empresa. O casamento foi condenado desde o início, enquanto os dois lutavam constantemente e nunca se amaram. A Condessa engravidou com o filho de Lex e começou a usar o nascituro para dominar a Lex para fazer sua candidatura. A resposta de Luthor às ações da Condessa era usar seu desejo de estar inconsciente durante o parto para trancá-la no porão de sua sede corporativa em um estado inconsciente drogado permanentemente. Luthor assumiu o cargo de pai solteiro para sua filha (chamado Lena, depois de sua irmã e tia adotiva) e prometeu nunca se casar novamente, afirmando que ele nunca queria compartilhar o amor de sua filha com mais ninguém. Mais tarde, implicou que Lex matou os meses de Condessa depois (a morte de sua morte ocorreu em um incêndio hospitalar), embora nenhum corpo tenha sido encontrado.

Presidente dos Estados Unidos

Lex tornou-se o presidente dos Estados Unidos, ganhando as eleições em uma plataforma de promoção de avanços tecnológicos para as pessoas comuns. Sua primeira ação como presidente foi tomar uma proposta de moratória sobre combustíveis fósseis para o Congresso dos EUA, na esperança de colocar "um carro voador em cada garagem". Apesar dos traços mais vagabundos de Luthor, ele foi assistido pela extrema impopularidade da administração anterior devido à sua má gestão da crise Terra sem Humanos. Ironicamente, Batman descobriria finalmente que Luthor estava envolvido na manipulação incorreta do processo de reconstrução de Gotham City, provocando Bruce Wayne para cortar todos os laços contratuais militares entre o governo dos EUA e as Empresas Wayne. Luthor respondeu ordenando o assassinato do amante de Batman Vesper Fairchild e enquadramento de Bruce Wayne pelo assassinato.

Um triunfo precoce de sua carreira política foi o manuseio da Guerra Imperiex, em que ele coordenou o Exército dos EUA, os super-heróis da Terra e várias forças estrangeiras não confiáveis para combater o vilão da história, Imperiex. No entanto, como seria revelado mais tarde, Lex sabia sobre a invasão alienígena com antecedência e não fez nada para alertar os heróis da Terra para isso.

Superman 0056
DC Rebirth Logo
Superman e seus coadjuvantes tiveram suas origens revisadas na série Superman: O Legado das Estrelas escrito por Mark Waid em 2003. Isso reescreveu a história de origem definitiva anterior, a mini-série de 1986 de John Byrner, para incluir mais elementos do personagem da Era de Prata. Permaneceria em continuidade até a Crise Infinita em 2006 estabelecendo Superman: Origem Secreta de Geoff Johns.

Impugnação

 Artigo principal: Superman/Batman: Inimigos Públicos

Lex Luthor finalmente aceitou a identidade secreta de Superman como Clark Kent. Ele tinha estado ciente disso desde as primeiras reuniões, mas recusou-se a aceitá-lo por sua própria crença pessoal de que pessoas de poder sempre desejam e se refletem como pessoas de poder, nunca como uma das massas. Assim, para Luthor, um ser como Superman nunca tentaria se passar como Clark Kent, que era menos do que extraordinário. Em uma história publicada em 2002, um cientista humilde conseguiu uma reunião com a Lex e revelou documentos secretos do governo que mostram o foguete que contém o bebê, Superman, que cai perto da fazenda de Martha e Jonathan Kent. Matando o cientista, Lex surpreendentemente decidiu manter o conhecimento em segredo. Ele fez isso, independentemente do fato de que Clark Kent tomou a queda para Lois, publicando que Lex Luthor conhecia a invasão alienígena de "Nossos Mundos Em Guerra", mas optou por não fazer planos defensivos para salvar o povo do Kansas do ataque. Clark foi demitido do Daily Planet como resultado de Manchester Black usando seus poderes telepáticos em um Lex sem conhecimento para permitir que ele passasse uma variedade de testes de detector de mentiras (incluindo o laço da verdade da Mulher-Maravilha) para provar que a história de Lois e Clark era uma mentira. Quando Manchester Black tentou matar Superman e seus amigos e familiares, Luthor chegou à ajuda de Superman. Ele admitiu que ele tinha mantido a identidade de Superman como Clark Kent secreta, tanto por uma sensação de nostalgia por seus confrontos passados quanto pelo conhecimento de que revelar a verdade sobre Superman colocaria em risco Lois, quase a única mulher que ele tratava. No final, Manchester Black foi derrotado e, como vingança por Lex ajudando Superman a vencê-lo, Black apagou todo o conhecimento de que Clark Kent era Superman da mente de Lex antes de tomar sua própria vida.

Lex Luthor 004

Traje de Guerra

Mais tarde, como seu sucesso ao enquadrar Bruce Wayne pelo assassinato de Vesper Fairchild fez com que ele se tornasse arrogante, Luthor voltou a jogar sua mão na tentativa de culpar Superman por um meteoro de kryptonita que se aproximava da Terra. Inicialmente convencido de que todos iriam ouvir suas reivindicações contra o Superman simplesmente porque ele era o presidente, apesar de não conseguir qualquer evidência da "culpa" de Superman, ele levantou questões sobre si mesmo quando Superman e Batman descobriram um enredo de Luthor para atormentar Batman que envolveu enganando o Batman para pensar que Metallo era o homem que matou os pais de Batman. Em desespero, ele usou uma combinação variante do "super-esteróide" Venenos, kryptonita verde sintética líquida e um batalha de Apokaliptian para lutar contra o Superman diretamente. Infelizmente, a loucura que é um efeito colateral de Venom tomou conta, e ele revelou suas verdadeiras cores durante a batalha. A gota final foi a revelação de que Talia Head (Nova Terra), a CEO interino da LexCorp, vendeu todos os ativos da empresa para a Fundação Wayne. Desde então, ele ficou subterrâneo, deixando a Presidência ao seu vice-presidente, Pete Ross.

Crise Infinita

Lex Luthor recuou para recluso antes dos eventos de Crise Infinita, enquanto se preparava para tentar ativar a programação do controle mental dentro do cérebro do atual Superboy (Conner Kent) para ajudá-lo a se vingar dos heróis mais poderosos da Terra. Ele também foi revelado para ter orquestrado, com a ajuda da recém-criada robótica Brainiac, o assassinato do membro dos Novos Titãs Donna Troy (Nova Terra), que está destinado a desempenhar um papel crítico na "Crise Infinita". Ele também supervisionou cuidadosamente a nova Supergirl, e tem planos para ela, envolvendo o recém-adquirida Kryptonita Negra.

Com Lex Luthor agindo em segredo, Alexander Luthor, Jr. retornou a Nova Terra e começou sua própria trama que estava interferindo com os próprios planos do LEX. Assumindo a identidade Pós-Crise Lex Luthor, Alexander começou um esquema elaborado, com a ajuda de Superboy-Primordial e Kal-L, para restaurar o Multiverso original. Suas intenções não eram apenas para recriá-los como eram, mas como base de seu objetivo final, como ele disse ao Superboy-Primordial que ele os ajudaria "se [ele] gostasse ou não".

Como um dos principais reformadores da "Sociedade Secreta dos Super-Vilões", Alexander Luthor, Jr. recrutou o Adão Negro, Doutor Psiquíco, Calculadora, Talia Head, e Exterminador como seu círculo interno. A nova Sociedade explorou o medo da comunidade do vilão de toques mentais nas mãos da Liga da Justiça como um meio para recrutar um exército de vilões sob a premissa de criar seu próprio dispositivo de "limpeza mental" para apagar as memórias de Os heróis da Terra como retorno. No entanto, essa era apenas uma outra cobertura para o seu esquema ainda mais sombrio envolvendo o seqüestro de heróis, cada um representando Terra alternativa, para poder a torre gigante sendo usada para alterar a realidade. Alexander Luthor, Jr., anteriormente da Terra-Três, decidiu restaurar o multiverso anteriormente existente como uma seleção de base para criar um chamado "universo perfeito", como a realidade atual parecia estar falhando. Foi, em Alexander Luthor, as próprias palavras de Jr., "um mundo de vilões". Abandonada por seus aliados, Alex Jr. foi depravado, devido aos vilões que Lex reuniu sob o seu apelido de Tordo. Lex rastreou o supostamente depravado Alex Jr. e permitiu que o Coringa o matasse em um ataque de vingança.

Lex usou o cadáver de Alex como prova de que ele tinha um impostor que era responsável por todas as suas recentes atividades ilegais. Ele foi liberado de muitas das ações criminosas das quais ele foi acusado.

Origem Pós Crise Infinita

Os eventos de Crise Infinita e as tentativas de Alex Luthor de reescrever a história realmente levaram a alterações na história pessoal de Lex Luthor. Na linha de tempo recém-criada, a atual família Luthor tem uma longa história com a cidade de Metropolis. Alguns dos antepassados de Lex estavam entre os peregrinos que fundaram a cidade, outros estavam entre os nativos americanos que estavam lá para encontrá-los. Ao longo dos séculos, a família Luthor tornou-se rica e influente. O bisavô de Lex, Wallace Luthor, era um industrial millonário no início do século XX. Ele perdeu sua fortuna, porém, no crash do mercado de ações de 1929, e foi para o túmulo um pauper após ter que declarar falência. A fortuna da família não seria reconstruída até a chegada de Lex Luthor, filho do alcoolista abusivo Lionel Luthor e sua esposa Letitia. Lex cuidava pouco de seus pais, embora ele amasse sua irmã Lena. Na adolescência, ele morava por um tempo em Smallville com sua tia, também chamada Lena, e conheceu o jovem Clark Kent e seus amigos Lana Lang e Pete Ross. O Lex mais velho e superior foi amigável com Clark por algum tempo, mas finalmente deixou Smallville sob uma nuvem de suspeita depois que seu pai morreu em circunstâncias misteriosas (projetado por Lex, embora isso não possa ser comprovado). Saindo de sua irmã em Smallville, Lex foi para a Metropolis e, como antes, fundou a LexCorp.

Superman Chega (Novamente)

Nesta nova linha do tempo, o primeiro encontro de Luthor com o Superman também foi um pouco diferente. Como parte de sua imagem filantrópica, Luthor tomou uma pessoa aleatória dos suplicantes que se reuniram nas portas da LexCorp todas as manhãs para conferir a chance de uma nova vida sobre elas. Sua escolha nesta ocasião, no entanto, foi Rudy Jones, que, depois de comer uma rosquinha contaminada por um composto químico radioativo desconhecido, foi transformado em Parasita (Rudy Jones). Superman parou a fúria do Parasita, ofuscando Luthor e exasperando-o. Lex entrou em contato com o General Sam Lane, que estava convencido de que o Superman era uma ameaça e o informou que o Superman era um alienígena. Ele transformou um dos homens de Lane, o Sargento John Corben, em Metallo e o enviou depois do Superman. No entanto, Metallo foi derrotado e Superman, anteriormente um objeto de suspeita na cidade, foi um herói. Quando Luthor chegou a conceder seus presentes em uma população grata no dia seguinte, ninguém estava lá. Lex não era mais o homem mais poderoso da Metropolis. Este cimentou o ódio ao longo da vida do Lex do Homem de Aço. Eventualmente, como antes, Luthor passou do herói das pessoas para o inimigo público número um.

52

Através de seus recursos financeiros ainda impressionantes, Lex se envolveu em uma campanha de promoção pública para recuperar sua popularidade através do Projeto Everyman, um processo científico que poderia conceder poderes super-humanos a não-metahumanos. Os primeiros assuntos de seu processo tornaram-se a última encarnação de Corporação Infinita. O próprio corpo de Luthor, no entanto, não era compatível com o processo, um fato que o afligia muito.

Quando os meta-humanos recém-cunhados começaram a cair do céu, a mídia dobrada como Queda dos Super-Homens, o edifício de Luthor foi atacado por John Henry Irons (Nova Terra) e sua sobrinha. O Aço enfrentou Luthor e foi espancado, Lex descobriu uma maneira de obter meta-poderes próprios. Lex ainda foi derrotado e, no entanto, preso. Mais tarde, descobriu-se que o Lex que estava preso era, de fato, Everyman. Lex foi encontrado em uma sala escondida ainda dentro do edifício da Lexcorp.

Um Ano Depois e Contagem Regressiva

 Artigo principal: Um Ano Depois

Um ano após os acontecimentos de Crise infinita, Luthor tinha sido liberado de mais de 120 acusações criminais que variam de malversação ao homicídio de primeiro grau em relação ao massacre de Ano Novo de 52. No entanto, seu papel no massacre arruinou permanentemente sua imagem pública e, graças às maquetas do Doutor Sivana, perdeu a maior parte de sua riqueza e todo seu controle sobre o recém-reformado LexCorp, dirigido por Lana Lang. Ele culpa Clark Kent por escrever vários artigos desvendando seus esquemas e promete vingança contra Metropolis depois que uma multidão irritada o rebenta nos degraus do tribunal. Depois de acumular grandes quantidades de Kryptonita e sequestrar os supervilões Metallo e Homem Kryptonita, Lex usa-o para alimentar uma Nave de Guerra Kryptoniana controlado através de um cristal "pedra do sol", usando-o para atacar na Metropolis por "esquecer" Quando as formações de cristal gigante começaram a aparecer em todo o solo, o Superman tentou salvar o maior número de pessoas que pudesse e encontrar a fonte do ataque.[1] Ele encontrou Lex acima da cidade em um navio feito de cristal de onde ele estava controlando tudo. Lex transformou todo o cristal em kryptonita, forçando o Superman a ficar longe de Metropolis e do navio, mas ele não contava com Superman acusando-o. Superman sabia que Luthor teria alguma forma de blindagem pessoal e estava certo quando ambos caíram no chão. Luthor teve tempo de dizer uma coisa: "Eu odeio você. Tanto. "O Superman estava novamente impotente e o escudo de Luthor era fraco quando atingiram o chão. Ambos surgiram fracos e feridos, e Lex começou a lutar com o Superman. Com cada soco comercializado, Lex falou de como se Superman não tivesse chegado à Terra e chegasse a Metropolis, ele teria feito tantos avanços científicos ao invés de tentar encontrar maneiras de destruí-lo, afirmando que era culpa de Superman que Lex não era mais o topo da cadeia alimentar. Superman respondeu com o fato de que ele estava ausente por um ano inteiro, mas Luthor não conseguiu nada dessas coisas que ele alegou que poderia ter feito, simplesmente encontrando uma grande máquina para que ele pudesse quebrar as coisas. A luta terminou com o Superman vitorioso.[2]

Luthor foi subseqüentemente sequestrado da prisão e redigido no Projeto 7734 sob o General Lane. Ele tinha esperança de usar o projeto para cumprir seus objetivos contra o Superman, mas Lane o estava mantendo no tópico.

Lex mais tarde envia Bizarro após o recém-chegado "Superboy" apenas para a criatura ser derrotada pelo Superman. Sem medo, Luthor reúne um novo Esquadrão de Vingança ao Superman para lutar contra os Kryptonianos invasores liderados por General Zod, trabalhando ao lado de Superman apenas para que o Superman possa ver que Luthor estava certo sobre a ameaça que ele representa para Terra.

Em LJA, Luthor (ao lado de Coringa (Nova Terra) e Mulher-Leopardo III) reúne uma nova "Liga da Injustiça" e, equipado com uma nova versão de seu traje de guerra, tenta destruir a Liga da Justiça com eles. Em uma nota relacionada durante esta seção, ele foi responsável por criar o terceiro Homem Tatuado e o terceiro Arrasa-Quarteirão.

Luthor desempenha um papel importante na Contagem Regressiva para Crise Final evento de empate, Corrida da Salvação. Tendo sido enviado ao planeta da prisão depois que sua Liga de Injustiça foi derrotada, Lex rapidamente assume o controle dos vilões amassados. Ele recebeu uma competição apenas de Coringa e Gorila Grodd, que convencem a metade dos vilões a se juntarem a eles. Ele luta contra o Coringa até que a batalha foi interrompida por um ataque de Desadra Parademônios Desaad. Após o ataque, Luthor consegue retirar os vilões do planeta com um teletransmissor improvisado, secretamente alimentado por Neutron, Heatmonger, Plasmus, Warp, Trovoada e Relâmpago. Quando chamado de "monstro" por Trovoada, Luthor afirma que são aqueles que os enviaram lá, que são os monstros reais, e que ele é o herói. Mais tarde, o teletransporte se autodestruiu depois de usá-lo, matando os Parademons atacantes e suas baterias vivas.

Crise Final

 Artigo principal: Crise Final

Luthor se associaou com a Sociedade Secreta dos Super-Vilões do Libra e colocado em seu Círculo Interno. Lex Luthor queria que Libra se provasse, então Libra envia Clayface para explodir o prédio Planeta Diário. Como Lex Luthor tenta emboscar Libra depois de saber que ele é um profeta de Darkseid, Luthor logo acaba cercado por Justifiers. Libra diz a Lex Luthor para fazer uma escolha final... juro um juramento para Darkseid ou se torna um escravo sem mente.[3] Mais tarde, Lex Luthor testemunhou Libra culpando Calculadora para rachar os códigos de computador que ajudarão a resistência. Luthor ficou em silêncio sobre o assunto e foi escolhido para liderar a ação de retaguarda contra os heróis em Blüdhaven. Ele assumiu isso como uma honra, mas ele não parecia muito satisfeito.[4] Pouco tempo depois, Libra descobriu que Luthor tinha sido a toupeira da Sociedade de Supervillains. Luthor, em liga com Doutor Sivana, aparentemente destruiu Libra e derrubou a Equação Anti-Vida sendo transmitida para os capacetes dos Justifiers.[5]

Novo Krypton

 Artigo principal: Superman: Novo Krypton


Luthor acabou preso por seus crimes, mas ao invés de ir à prisão, o General Sam Lane fez com que ele cumprimentasse sua sentença trabalhando para o projeto secreto 7734. Enquanto ainda era forçado a usar correntes, Luthor foi designado para acessar o conhecimento armazenado dentro do Brainiac[6] que recentemente foi derrotado pelo Superman. Luthor acessou com sucesso o cérebro de Brainiac e após Metallo e Reactron foram levados para Kandor como prisioneiros dos Kryptonianos que agora se instalaram na Terra, ele usou Brainiac para reativar o Coluanos que também estava sendo realizada em Kandor. Os robôs de Brainiac atacaram os Kryptonianos, proporcionando uma distração, pois Metallo e Reactron usaram seus corações Kryptonita para matar seus captores e assassinatos Zor-El[7].

Após seu sucesso com Brainiac, Luthor recebeu o corpo aparentemente morto de Apocalypse, que tinha sido derrotado pelos Kryptonianos, para estudar como tinha "potencial"[8].

Luthor mais tarde consegue usar a conexão de Brainiac com seu navio para matar os soldados designados para assisti-lo. Brainiac consegue libertar-se do controle de Luthor, forçando-o a bordo do navio, e os dois escapam.[9] Os dois são mais tarde mostrados para terem entrado em uma aliança, com Brainiac prometeu Luthor a Terra quando ele acabou com isso. Ao ler jornais para recuperar o atraso no que aconteceu durante sua prisão, Luthor descobre a ressurreição de Superboy.[9]

A Noite Mais Densa

 Artigo principal: A Noite Mais Densa

Durante o evento A Noite Mais Densa, quando a palavra sai que aparentemente todos em todo o mundo estão crescendo como mortos-vivos Lanternas Negros, Luthor se isola em sua casa de segurança com medo de "todas" as pessoas que ele havia assassinado ao longo dos anos procurando se vingar dele.[10] Em A Noite Mais Densa Vol 1 6, ele é visto que Luthor está sendo atacado em sua casa segura por Lanternas Negros, incluindo seu pai. Um Anel do Lanterna Laranja chega e se liga a Luthor, induzindo-o à Tropa dos Lanternas Laranjas como membro suplente, apenas para ele atacar Espantalho e Mera para reivindicar seu anel da Tropa dos Lanternas Amarelos e Anel do Lanterna Vermelho antes que o dele fosse tirado por Larfleeze, o único verdadeiro membro da Tropa dos Lanternas Laranjas, que subseqüentemente abandonou Luthor na frente dos outros Lanternas (Sinestro observou que era a primeira vez que Larfleeze já havia dado a qualquer um.

O Dia Mais Claro

 Artigo principal: O Dia Mais Claro

Após a conclusão do evento Novo Krypton, Luthor tornou-se mais agressivo pela luxúria do poder após sua exposição a um anel de energia durante a A Noite Mais Densa. Depois de ser infundido com a Luz Laranja da Avareza, Luthor começa uma busca universal para localizar a energia da Tropa dos Lanternas Negros.

Titans Vol 2 24 Textless

Alvo: Lex Luthor!

Durante o meio do Dia Mais Claro, Exterminador e sua nova equipe de Titãs são contratados para assassinar Luthor enquanto ele está visitando Midway City com Nava Mendelssohn, seu novo assistente pessoal e guarda-costas. Quando os Titãs emboscam o comboio de Lex e começam a matar seus mercenários contratados, Nava leva-o aos esgotos, onde é baleada e, aparentemente, morto por Exterminador. É então revelado que o próprio Luthor pagou os Titãs para fingir uma tentativa em sua vida, com a esperança de que ele desencadeasse conspiradores dentro da LexCorp. As feridas de Nava logo se curarão e ela revela-se como um manifestante chamado Fachada, que havia assassinado e representado a Nava real para aproximar-se do Lex para matá-lo. Depois de uma batalha maciça, O Exterminador e Osiris são capazes de derrotar Fachada e transformá-lo por Lex. No final, os cientistas da LexCorp são exibidos realizando experiências na Fachada capturada. Luthor monta seus funcionários e revela que ele sabe que era um dos seus empregados que contratou a criatura em primeiro lugar. Luthor adverte-lhes que não tentem tática de novo, pois ele os transformará em seu próximo experimento morboso se o fizerem.

Action Comics Vol 1 899 Textless 001

Luthor vs. Brainiac

Com a ajuda de uma duplicata robotizada de Lois Lane criada para dar-lhe uma opinião honesta sobre suas ações, Luthor procurou a energia do Black Lantern no espaço. Ao fazê-lo, ele enviou os "clones" do Apocalypse criados a partir do original para distrair os heróis da Terra. Lá Luthor encontrou Brainiac enquanto tentava alterar a última energia da Lanterna Negra, agindo sobre uma teoria não dita dele. Brainiac revelou que Loisbot era um peão relutante em sua tentativa de seqüestrar a missão de Luthor. Luthor respondeu então que ele havia antecipado isso há algum tempo, ele então atacou Brainiac e estalou o pescoço, temporariamente incapacitando-o. Loisbot pediu o perdão de Lex, e ele aceitou suas desculpas. Depois que ele alterou as quatro esferas negras restantes, ele abriu um portal da Zona Fantasma que desencadeou um ser extremamente poderoso, monstruosamente grande, que pretendia matar toda a vida no universo porque as emoções negativas das criaturas sensíveis prejudicam. Luthor imediatamente empalou a cabeça de Loisbot, permitindo-se infectar com a tecnologia Kryptoniana. Ele usou isso para envolver o monstro em um plano mental de existência. Agarrando-se com a criatura, o corpo de Luthor e a essência mental de repente se fundiram com ela. Luthor soube que evoluiu na Zona Fantasma e agora procura escapar da dor e da ira dos prisioneiros da Zona. Usando esse novo poder, Luthor desenha o Superman para ele, tentando levantar o Superman, forçando-o a experimentar as emoções humanas que ele acredita que o alienígena apenas fale para se misturar. No entanto, Luthor está indignado quando descobre que o momento decisivo da tragédia de Superman é a perda de seu pai, confirmando sua verdadeira identidade como Clark Kent. Luthor é incapaz de lidar com o fato de que não só o seu maior inimigo era criado por humanos, mas ele também tinha um pai que ele realmente choraria em vez da angústia que Luthor suportou em seu próprio relacionamento com seu pai. Como Luthor se torna um com a criatura, Superman e Sr. Mente, que ajudou a busca de Luthor, percebeu que a criatura permite que Luthor crie um sentimento de paz e bem-aventurança em todo o universo ao custo de nunca permitir que ele cause danos a outro ser ao mesmo tempo. Superman tenta atrair a Luthor sobre o potencial de fazer algo, mesmo que ele nunca tenha realizado, mas Luthor é incapaz de soltar seu ódio por Superman, seu ataque subseqüente custando-lhe o controle da entidade, bem como sua memória de tudo o que ele aprendeu ou fez enquanto ele se mesclava com ele. Parta para outra parte do universo. Luthor é finalmente derrotado quando ele cai em um dos buracos da Zona Fantasma criado pela criatura, aparentemente para sempre. Luthor é derrotado quando cai em um dos buracos da Zona Fantasma criados pela criatura, aparentemente para sempre, pois a linha do tempo foi alterada por ambos Flash (em acidente), causando o Paradoxo do Ponto de Ignição, e os esforços adicionais de um ser interdimensional quase onipotente criando uma inteiramente nova linha do tempo.

Personalidade

Luthor já era anti-social e amargo durante sua infância. Tendo sofrido abusos contínuos de seu pai e mãe, Luthor assassinou-os e fez a morte parecer um acidente. Desde então, Luthor tornou-se cada vez mais implacável, vendo as pessoas como ferramentas a serem manipuladas ou como inimigos para serem destruídas. Seu ódio cresceu ainda mais quando Superman apareceu pela primeira vez, como Luthor acreditava que o povo de Metrópolis o havia substituído por Superman como o salvador da cidade. Provocando vingança contra Superman, Luthor tentou destruir o Homem de Aço por uma eternidade.

Por todas as tentativas de destruir o Superman, Luthor vê-se como um herói e Superman como um vilão. Ele acredita que os atos heróicos de Superman são um obstáculo para o progresso humano. Luthor declarou em muitas ocasiões que, depois de destruir Superman, ele trabalhará para o melhoramento da humanidade. No entanto, o Superman provou que Luthor não manterá esta suposta promessa, observando que Luthor não fez nada durante a ausência de um ano de Superman após sua briga com o Superboy-Prime, mas encontra um antigo navio de guerra kryptoniano para quebrar coisas (assim como o auto-sabotado projeto 'Everyman').

A desvantagem principal de Luthor em enfrentar o Superman e outros heróis sempre foi sua arrogância. Como ele se define fundamentalmente por sua oposição ao Superman, ele acredita que o inverso também é verdade, convencido de que a maioria das ações de Superman são simplesmente para provar que ele é "melhor" do que Luthor, incapaz de reconhecer como o Superman e outros heróis farão o bem por causa disso.

Apesar de seus crimes, Luthor estabeleceu uma imagem como um rico filantropo e consegue manter uma notável popularidade política.

Poderes

Habilidades

  • Intelecto de Nível Gênio: A inteligência de Luthor é quase incomparável, tornando uma das mentes mais inteligentes da Terra. Os seus muitos planos e tramas para atacar, mutilar e, em geral, trazer maus planos para Superman foram todos assuntos para um grande plano para encontrar uma maneira de acabar com a idéia de Superman, bem como o próprio Krypton. Luthor resolveu equações complicadas em alguns minutos e detém uma infinidade de mestrado e graus. Ele encontrou curas para doenças em pensamento profundo e encontrou maneiras de melhorar a humanidade enquanto ainda lucrava com sua destruição.
  • Gestão Empresarial: Lex Luthor é um dos empresários mais astutos do mundo, uma característica que lhe valeu uma fortuna imensa em segundo lugar apenas para empresários como Bruce Wayne e Steve Dayton. Ao contrário de Wayne, no entanto, Luthor não está acima usando táticas cutthroat, práticas antiéticas e operações ilegais para manter o sucesso de seu império comercial. No auge do poder da Lexcorp, Lex Luthor era praticamente de propriedade de todas as empresas da cidade de Metropolis.
  • Ciência Política: As habilidades corporativas de Lex Luthor aplicaram-se tão acentuadamente na arena política quanto na sala de reuniões. Como presidente dos Estados Unidos, ele preparou os melhores candidatos para servir como membros do gabinete e conhecia as complexidades da politicação burocrática, bem como qualquer outro ex-diretor executivo.
  • Liderança: Embora o mandato de Luthor como presidente tenha terminado em escândalo, ele guiou com sucesso a nação durante a invasão alienígena maciça. Ele liderou uma grande quantidade de equipes de supervivência e fez isso de forma bastante eficaz.
  • Ciência: Lex resolveu equações químicas complicadas em segundos. Ele entende a variedade de poderes associados ao metagene humano e manipulou-o para seus próprios propósitos. Ele afirma que ele encontrou uma cura para o câncer, bem como a AIDS, mas mantém-los em suas notas pessoais para melhor banco em sua pesquisa.
  • Combate Corpo-a-Corpo (Básico): Lex Luthor também é treinado no combate corpo a corpo,[16] embora seus instrutores pessoais de luta da Amazônia o considerem um combatente sub-par de forma fraca. Ele lutou sozinho com Asa Noturna[17] e Batman,[18] embora ele só ganhasse essas lutas devido a vantagens como Asa Noturna sendo drogado e ele ainda vestindo partes de sua velha armadura quando ele lutou contra Batman.

Fraquezas

A principal fraqueza de Luthor é consistentemente retratada como uma combinação de sua própria arrogância e incapacidade para compreender seus inimigos. Quando ele inicialmente se encarregou da última versão da Gangue da Injustiça, ele não conseguiu subverter a atual Liga da Justiça porque não conseguiu entender quando héroes verdadeiramente motivados, como o novo Arqueiro Verde, e até mesmo não conseguiu perceber a identidade secreta de Superman como Clark Kent durante anos, simplesmente porque ele não podia imaginar por que alguém tão poderoso como o Superman "quereria" ser alguém como Clark.

Equipamento

Armas

  • Traje de Guerra do Lex Luthor


  • Lex Luthor se auto-identifica como um ateísta.[20]
  • Luthor usa óculos de leitura, como mostrado em "Metrópolis - 900 Mi."[21]

Relacionados

Links Externos

Notas de Rodapé

  1. Action Comics Vol 1 839
  2. Action Comics Vol 1 840
  3. Liga da Justiça da América (Volume 2) #21
  4. Crise Final #5
  5. Crise Final #6
  6. Action Comics Vol 1 871
  7. Action Comics Vol 1 872
  8. Action Comics Vol 1 873
  9. 9,0 9,1 Adventure Comics Vol 1
  10. 'A Noite Mais Densa Vol 1 4
  11. 52 #35
  12. 52 #39
  13. Action Comics #898
  14. Action Comics #899
  15. Action Comics #900
  16. Presidente Luthor Arquivos Secretos e Origens #1
  17. Superman/Batman #5
  18. Superman/Batman #6
  19. Action Comics Anual #11
  20. Action Comics #894
  21. Superman (Volume 2) #9



Anterior
Bill Clinton
Presidente dos Estados Unidos
Próximo
Pete Ross


Villains-secret-files
Vilão(ões) do Superman
DC Rebirth Logo

Este personagem é ou foi um principal inimigo de Superman em qualquer de suas várias encarnações, ou dos membros da Família Superman. Esta predefinição irá categorizar artigos e incluí-los na categoria de "Vilões do Superman."

Agent Orange
Orange Lantern DC logo
Membro da Tropa dos Lanternas Laranjas
Este personagem é ou foi membro do Tropa dos Lanternas de Laranja, cuja ganância não conhece limites. Devido à natureza da avareza, apenas uma pessoa pode usar a Luz Laranja de cada vez.

Esta predefinição categorizará os artigos que o incluirão na categoria "Membros da Tropa dos Lanternas Laranja."

Forever Evil Vol 1 3 Textless
DC Rebirth Logo

Membro da Liga da Injustiça
Este personagem é ou foi membro da Liga da Injustiça, uma contraparte vilanesca da Liga da Justiça, em qualquer das suas várias encarnações. Esta predefinição irá categorizar artigos que incluí-lo na categoria "Membros da Liga da Injustiça".

Villains United Vol 1 1 Textless
DC Rebirth Logo

Membro da Sociedade Secreta dos Super-Vilões
Este personagem é ou foi um membro da Sociedade Secreta dos Super-Vilões, um grupo de super-vilões que se unem para realizar feitos que ninguém super-vilão pode fazer sozinho, em qualquer um de suas várias encarnações. Esta predefinição categorizará os artigos que o incluem na categoria "Membros da Sociedade Secreta dos Super-Vilões".

Justice League 0002
Membro da Liga da Justiça
DC Rebirth Logo

Este personagem é ou foi membro da Liga da Justiça da América , ou da Liga da Justiça em qualquer de suas várias encarnações, jurado por um dever de agir como guardiões da América e do mundo usando suas habilidades e/ou super poderes para proteger a Terra contra ameaças interestelares e domésticas.
Esta predefinição irá categorizar artigos que incluírem ele na categoria "Membros da Liga da Justiça da América"

Advertisement