FANDOM


Perry White 0008
DC Rebirth Logo

Cópia de Edição Necessária
Este artigo sofre com a falta de qualidade de escrita. Você pode ajudar o Banco de Dados DC por cópia editando esta página, melhorando a gramática e estrutura das frases para trazer este artigo a um padrão mais elevado de qualidade. Vai pobre Perry ter um ataque cardíaco se não o fizer.

HelpBatman
Batman 002
Galeria
Information-silkNome RealBruce Wayne
Information-silkIdentidade AtualBatman
Information-silkOutros NomesInformante, Fósforos Malone, Robin, Atmahn, Hei an Wushuh[1]
Information-silkParentesSimon Hurt (ancestral)
Roderick Kane (avô)
Betsy Kane (avó)
Martha Wayne (mãe)
Thomas Wayne (pai)
Alfred Pennyworth (ex-tutor)
Nathan Kane (tio)
Agatha Wayne (tia)
Damian Wayne (filho)
Dick Grayson (filho adotivo)
Tim Drake (filho adotivo)
Jason Todd (filho adotivo)
Cassandra Cain (filha adotiva)
Família Wayne
Information-silkAfiliaçõesFamília Batman, Liga da Justiça, Corporação Batman, Renegados, Empresas Wayne, Clube dos Heróis; anteriormente Tropa dos Lanternas Brancos, Tropa Sinestro
Status
Information-silkMoralidadeBom
Information-silkIdentidadeIdentidade Secreta
Information-silkCidadaniaAmericano(a)
Information-silkEstado CivilSolteiro
Information-silkOcupaçãoEmpresário
Características
Information-silkSexoMasculino
Information-silkAltura6' 2"
Information-silkPeso210 lbs (95 kg)
Information-silkOlhosAzuis
Information-silkCabeloPreto
Origem
Information-silkUniversoNova Terra
Information-silkLugar de NascimentoGotham City
Information-silkCriadoresBill Finger, Bob Kane
Primeira Aparição
Detective Comics Vol 1 567
Primeira Aparição no Brasil
Lobinho, O 2ª Série - n° 7 (GCSN)


Quote1 Às vezes, eu admito, penso em Bruce como um homem com um traje. Então, com algum aparelho do seu cinto de utilidades, ele me lembra que ele tem uma mente extraordinariamente inventiva. E quão sortudo eu posso apontar para ele. Quote2
-- Superman fonte

Batman é o super-herói protetor de Gotham City, um homem vestido com um traje de morcego que luta contra o mal e atinge o medo nos corações dos criminosos em todos os lugares. Em sua identidade secreta ele é Bruce Wayne, bilionário industrial e playboy notório. Embora ele não tenha poderes sobre-humanos, ele é um dos homens mais inteligentes do mundo e dos maiores lutadores. Sua habilidade física e engenhosidade técnica o tornam um adversário incrivelmente perigoso. Ele também é um membro fundador da Liga da Justiça e dos Renegados.

Origens

Artigo Principal: Batman Origens

Vida Anterior

Quando criança, Bruce Wayne observou seus pais assassinados diante de seus olhos. Thomas e Martha Wayne estavam caminhando para casa após assistirem uma sessão no Teatro Monarch em uma noite com seu filho, quando foram levados a um beco sem saída, um ladrão apareceu e exigiu o colar de Martha apontando a arma. Quando o Dr. Wayne se recusou a se render, tanto ele como Martha foram mortos a tiros nas ruas.[2] O assassino era um criminoso conhecido como Joe Chill.[3] Felizmente, o médico e assistente social Leslie Thompkins estava fazendo um telefonema naquela noite, e chegou a dar conforto amoroso ao traumatizado Bruce. Ele foi então criado na propriedade da Mansão Wayne, com a ajuda do sábio e leal mordomo, Alfred Pennyworth. Bruce teve muitos amigos durante a infância.

Treinamento

Bruce Wayne jurou um juramento para livrar a cidade do mal que havia levado a vida de seus pais. Ele passou sua juventude viajando pelo mundo, treinando-se para a perfeição intelectual e física e aprendendo uma variedade de habilidades de combate ao crime, incluindo química, criminologia, forense, artes marciais, ginástica, disfarce e arte da escapatória.

Aos 14 anos, Bruce Wayne começou sua permanência global, cursando cursos em Cambridge, Sorbonne e outras universidades europeias. No entanto, ele nunca ficou muito tempo e muitas vezes desistiu após um semestre. Além da academia, Wayne adquiriu com êxito várias habilidades "práticas". Enquanto estudava no exterior, estudou e recebeu treinamento em múltiplas artes marciais sob vários instrutores e em diferentes países, caça ao homem sob o francês Henri Ducard[4], sigilo e reconhecimento sob o ninja japonês Kirigi[5] e outros shinobi certificados, caçando sob o Bushman africano (as tribos fantasmas da Irmandade de dez olhos, entre outros), combate mão a mão sob a tutela de Ted Grant, um mundo Boxeador Campeão e David Cain, um dos principais assassinos do mundo;[6][7] disciplinas tradicionais de cura sob monges nepalesas e até mesmo ventriloquismo sob profissionais qualificados [8]. Bruce também foi treinado na arquearia pelo Oliver Queen.[9] Seu conhecimento de tantas disciplinas variadas tornou Wayne um indivíduo não convencional e imprevisível. Aos 20 anos, ele tentou se juntar ao FBI, mas depois de aprender sobre seus regulamentos e conduta, Wayne deduziu que ele nunca seria capaz de se opor completamente ao crime enquanto trabalhava dentro do sistema legal.

O Começo do Batman

Artigo Principal: Batman: Ano Um

Bruce Wayne voltou a Gotham City depois de muitos anos de estudo e treinamento com seu corpo e mente desenvolvidos à perfeição. Apesar de ter todas as habilidades e métodos para combater o crime, ele ainda sentiu que havia algo faltando na conclusão de seu arsenal físico e mental. Wayne descobriu a resposta tarde uma noite enquanto estava sentada em sua mansão. Ele lembrou seu medo de morcegos quando criança depois que um grande atravessou uma das janelas; Ele finalmente decidiu fazer sua aparência assemelhar-se a um bastão. Wayne projetou-se um traje equipado com tecnologia experimental e partiu contra o crime e a corrupção que prosperaram em Gotham City.

As táticas de Wayne para se opor ao crime como um vigilante à noite foram bem sucedidas levando-o a se tornar uma lenda urbana em Gotham City. Ele se revelaria em um jantar das figuras mais influentes e corrompidas em Gotham City, prometendo-lhes tudo o que seus reinados na cidade acabariam por acabar. O primeiro aliado de Wayne é o advogado do distrito assistente Harvey Dent[10] A maior parte do Departamento de Polícia de Gotham City é enviada em vigor para o capturar.[11] Ele ganhou seu aliado mais poderoso quando conheceu o tenente da polícia James Gordon, um dos poucos policiais honestos da força. Os dois desenvolveram uma relação de trabalho que operava fora da lei quando precisava.[12]

A Galeria de Vilões

Artigo Principal: Vilões do Batman
A primeira luta do Batman contra o Coringa

A primeira luta do Batman contra o Coringa

A presença do Batman em Gotham City gerou uma nova raça de criminosos, não mais os simples bandidos e ladrões envolvidos no Crime Organizado de Gotham, mas mais personalidades dinâmicas. A primeira pessoa inspirada por ele era Mulher-Gato, uma sedutora perigosa usando seu estilo e métodos para seus próprios fins.[12] Seu próximo desafio foi o Dr. Hugo Strange, um cientista louco que criou Homens Monstro para fazer sua oferta.[13] Ele conheceu seu maior inimigo quando o Coringa apareceu pela primeira vez, um assassino em série brilhante que se vestia como um palhaço e assassinou pessoas de forma incontrolável. Ele estava exposto a produtos químicos em um acidente que o deixou completamente insano, e ele jurou vingança em Gotham por criá-lo. Este confronto levou à criação do Bat-Sinal, um foco gigante exibido no céu sempre que há perigo e Batman é necessário.[14][15][16] Haveria muitos mais vilões começando a aparecer dentro desse tempo. O Espantalho era um pária que desenvolveu técnicas para atacar o medo nos corações de suas vítimas para seu próprio prazer.[17] O Charada era outro gênio perturbado que sentiu uma compulsão psicológica para demonstrar sua superioridade intelectual e construiu crimes elaborados ao entregar pistas que desafiam a aplicação da lei para atraí-lo.[18] A Hera Venenosa tentou destruir a cidade quando uma conexão avançada com a vida vegetal a levou a realizar uma guerra pessoal contra a humanidade.[19] O psicótico Sr. Frio usou a tecnologia experimental perigosa para se vingar da sociedade quando sua esposa morreu.[20] Outro chefe do crime apareceu se chamando de Pinguim que atuou como um cérebro criminoso excêntrico sem qualquer doença mental incapacitante além de um desejo de provar a si mesmo. Muitos desses vilões foram mantidos no Asilo Arkham pelos crimes insanos.

O Longo Dia das Bruxas

Batman e seus aliados confiáveis James Gordon e Harvey Dent se encontraram na cobertura da sede da polícia em uma noite, e eles juraram que derrubariam o sindicato do crime organizado liderados por Carmine "O Romano" Falcone e Sal Maroni que controlavam completamente a cidade. Embora fosse necessário dobrar as regras em seus esforços, eles concordaram que nunca os quebrariam e se tornariam tão ruins como os malignos contra os quais lutaram.[21] Enquanto isso, um assassino em série chamado Feriado começou a perseguir mafiosos proeminentes e a matá-los. Havia uma suspeita sobre os três homens no triunvirato, e a possibilidade de que alguém estivesse tentando remover sua competição.[22] A nova raça de criminosos de Gotham estava substituindo os gângsteres tradicionais, e o subterrâneo estava sendo lentamente ocupado pelos fantasmas fantasiados, sem respeito pelos velhos caminhos. A presença do Batman é, sem dúvida, a causa disso.[23] Entre os assassinatos, o filho de Falcone, Alberto, foi assassinado.[24] Bruce Wayne entrou em seu primeiro encontro com Selina Kyle por essa época, que flertou com ele com a Mulher-Gato de noite, inconsciente de seu alter ego.[25] Em seu desespero, o Romano mudou o jogo empregando super-vilões em suas atividades. Falcone e Maroni acreditavam que o outro era responsável por Feriado, e suas guerras de gangues destroçaram Gotham.[26] Harvey Dent tornou-se um principal suspeito por causa de sua atitude vingativa em relação aos criminosos.[27] Bruce Wayne também foi suspeito de envolvimento com a organização Romano e preso.[28] O seu pai Thomas Wayne havia relutantemente realizado uma cirurgia de emergência em um jovem Carmine Falcone por feridas de bala e endividou-o ... tornando-o indiretamente responsável pelo império romano. O julgamento de Bruce provou sua inocência graças ao testemunho de Alfred Pennyworth.[29] Dent admitiu mais tarde que isso era um erro, e Maroni colocou-se sob custódia com a intenção de derramar seus segredos antes de ser morto..[30] No julgamento, Maroni contrabandeou uma garrafa de ácido e atirou no rosto de Dent durante a acusação, deixando-o horrivelmente desfigurado. Isso também o deixou louco, e ele matou um médico que escapou do hospital.[31] Eles chegaram à conclusão de que Harvey Dent era Holiday, e Batman tenta encontrá-lo depois que ele escapa. Enquanto Gordon está transportando o gangster para uma célula diferente, Holiday aparece e atira Sal Maroni na cabeça, finalmente revelando sua identidade real ... Alberto Falcone, fingindo sua própria morte.[32] Batman está disfarçado como o guarda que os acompanha, e ele bate Holiday antes de levá-lo sob custódia. Harvey Dent reaparece chamando-se Duas Caras após a natureza de sua tragédia pessoal, levando uma equipe de vilões ao escritório privado do Roman. À medida que os dois líderes lutam, Batman chega e coloca a maioria dos criminosos, mas ele não consegue impedir que Duas Caras tire o Carmine Falcone duas vezes na cabeça. Os três homens, Batman, Gordon e Dent, realizam uma reunião final no telhado da sede da polícia. Dent é acusado de trair as coisas em que ele acreditava, mas ele insiste que seus métodos eram os únicos que realmente se livraram do romano e ele fez o que precisava. Ele então preso e, embora Batman e Gordon tenham visto um dos melhores homens que eles conheciram completamente quebrados, eles ainda sustentam que a cidade de Gotham pode ser salva e removida do mal. Nenhum deles está disposto a desistir.[33]

Liga da Justiça Origens

Artigo Principal: Liga da Justiça Origens

Há várias histórias da primeira vez que Batman conheceu o Super-Homem, o maior de seus amigos e aliados. Na primeira versão, Superman chegou a Gotham vendo Batman como um criminoso perigoso e tentou prendê-lo por suas táticas de vigilantes. Eles foram forçados a trabalhar em conjunto rastreando o psicopata perigoso Magpie, e Superman percebeu que, embora seu próprio estilo de combate ao crime fosse adequado para seu ambiente, o Homem-Morcego fez o que precisava Para proteger sua cidade. Ambos ganharam respeito um pelo outro, embora duvidassem que eles nunca mais voltassem a trabalhar juntos.[34] Em outra versão, ambos se conheceram como Bruce Wayne e Clark Kent, enquanto eles foram forçados a compartilhar um quarto em um navio de cruzeiro. Eles são conscientizados das identidades secretas uns dos outros quando ambos são chamados a lutar contra ameaças, incluindo o Exterminador e o Sindicato do Crime.[35] Super-Homem mais tarde o apresentou a Mulher-Maravilha, quando eles se uniram contra Ra's Al Ghul e Bizarro, e ela não gostava de Batman no Primeiro por seus métodos. Ela mais tarde ganhou respeito por ele depois que eles lutaram juntos como uma equipe pela primeira vez.[36] Houve uma grande equipe entre muitos heróis para combater os alienígenas invasores de Appellaxian, incluindo estes três junto com Aquaman, Flash Lanterna Verde e Caçador de Marte.[37] Eventualmente, eles decidiram que poderiam proteger melhor o planeta se eles juntas juntas permanentemente ... e eles se tornaram Liga da Justiça da América.[38]

Dick Grayson, o Primeiro Robin

A primeira aparição de Dick Grayson como o Robin.

A primeira aparição de Dick Grayson como o Robin.

Bruce Wayne estava em uma excursão ao circo quando testemunhou outra tragédia que moldaria sua vida. Os pais de um jovem acrobata chamado Dick Grayson foram assassinados pelo gângster Tony Zucco.[39] Ele viu o grande potencial e algo de si mesmo no menino naquela noite. Embora Bruce soubesse que ele nunca poderia substituir o pai de Dick, ele adotou Grayson como sua ala legal para ajudá-lo e fornecer orientação onde ele não tinha nenhum quando ele tinha idade.[40][41] Ele finalmente revelou sua identidade secreta como Batman.[42] Dick queria justiça para seus pais, e ele concordou com um regimento de treinamento físico e mental rigoroso para que ele pudesse se tornar o parceiro de Batman.[43] Depois de vários meses, Dick finalmente estava pronto para ir às ruas enquanto Robin, lutando contra o crime ao lado de seu mentor.[44] Eles juraram um juramento tarde da noite que lutariam juntos contra o crime e a corrupção, nunca desviando o caminho da justiça. Batman percebeu pela primeira vez que não precisava estar sozinho em sua cruzada.[45][46]

Antes que ele pudesse entrar em ação regularmente, Robin teve que passar uma prova final e ele provou a si mesmo derrubando o gangster Joe Minette.[47] Suas primeiras aventuras como uma dupla dinâmica foram uma notável mudança de tom, com a leveza de Robin aliviando a severidade sombria. A primeira missão solo de Dick foi parar Chapeleiro Louco em um anel de tráfico de sexo enquanto Bruce estava indisposto.[48] Tudo mudou quando Robin foi alvo do Duas-Caras. Uma armadilha de cabos duplos causou que Robin causasse inadvertidamente a morte de um homem inocente, após o que Two-Face o atingiu dentro de uma polegada de sua vida usando um bastão de beisebol e fez o Batman assistir.[49][50] Batman se recusou a deixar Robin sair com ele mais depois que o menino se recuperou porque ele não queria colocá-lo em perigo.[51] Dick teve que provar novamente que ele realmente queria essa vida, demonstrando sua competência e determinação.[52]

Robin começou a se unir com outros jovens heróis e companheiros, começando com uma luta contra Distócia onde ele trabalhou ao lado de Aqualad e Kid Flash.[53] Ricardito e Moça-Maravilha juntou-se a eles para lutar contra um ser maligno chamado Antítese, que era a mente controlando seus mentores. Este grupo decidiu se chamar Jovens Titãs e continuaria com uma longa carreira com Robin como um dos seus principais membros.[54][55] Como líder dos Titãs, Dick decidiu desistir de sua identidade como Robin.[56] Isso aconteceu depois de um incidente em que Bruce tinha demitido Dick como seu parceiro depois que Robin foi expulso de um telhado pelo Coringa.[57] Enquanto ele estava fazendo alguma busca de alma, ele se encontrou e conversou com Superman, que o inspirou com uma história sobre um Kryptoniano vigilante chamado Asa Noturna.[58] Ele se reinventou usando esse novo nome e projetando uma nova roupa Asa Noturna, com a intenção de homenagear todas as pessoas que o moldaram no homem que ele havia tornado.[59]

Batgirl

A estréia de Barbara Gordon como a Batgirl

A estréia de Barbara Gordon como a Batgirl
Artigo Principal: Batgirl Origens

Quando Bruce é convidado para o Million Dollar Masquerade Ball, a filha do Comissário Gordon, Barbara trava a festa em uma versão feminina do traje de Batman para surpreender seu pai, que também está participando do evento. Na festa, antes que ela se revele a Gordon, Mariposa Assassina e seus capangas batem a festa, atacando Bruce Wayne. James Gordon é retirado rapidamente para que Barbara decida intervir. Bruce Wayne foi anteriormente empurrado para fora do caminho por Barbara para que ela pudesse protegê-lo e seu pai adotivo inconsciente, pensando que Bruce é apenas um espectador indefeso. Ela derrota Mariposa Assassina, quebrando um calcanhar no processo. Mais tarde ela foi chamada Batgirl de Mariposa Assassina, que ficou presa, embora ela afirma que preferiria Batwoman. Diretamente após o confronto de Mariposa Assassina, Batgirl conhece Batman e Robin. O primeiro encontro de Batgirl com Batman e Robin revela-se desagradável. Enquanto ela está brava com a demissão automática de Batman de suas capacidades, ela é repelida por Robin com um interesse romântico por ela. Logo depois disso, Batgirl tenta balançar dos telhados, sendo salva por Robin, que lhe diz que a corda regular não é boa para mergulhar a quarenta pés no ar. Mais tarde, Robin envia equipamento Batgirl, fingindo que ele acredita nela e Batman não. Na realidade, Robin está enviando-os nas ordens de Batman. Ela é mais tarde capturada por Batman e Robin para ser testada, um exame que ela falhou nos olhos de Batman, não sendo capaz de salvar os inocentes em uma câmara de contenção holográfica. Batgirl mais tarde se associa com Canário Negro, seu ídolo, e ela finalmente ganha algum respeito de Batman, enquanto Robin ainda abriga uma pequena paixão por ela. Ela é apresentada a James Gordon como Batgirl, um dos protegidos de Batman.

A carreira de Batgirl chegou ao fim depois de alguns anos, quando o Joker atirou e aleijou-a em uma tentativa de conduzir o Senhor Comissário Gordon, insano. Embora Batman acabou por resgatar Gordon e parar o Coringa, Barbara nunca poderia andar de novo.[60] No entanto, ela não deixou essa adversidade detê-la e Barbara eventualmente retomou sua carreira como lutadora do crime usando o apelido de Oráculo, um especialista em informática e corretor de informações que ajudou os heróis em sua cruzada sem fim.[61]

Ra's al Ghul

Artigo Principal: Batman: Contos do Demônio

Lutando contra a Liga dos Assassinos, Batman encontra a linda Talia al Ghul quando ele a resgata do Doutor Darrk.[62] Ra's al Ghul determina sua identidade secreta através da dedução lógica e confronta quando Talia foi seqüestrada novamente ao lado do Robin. Percebendo que Ra estava por trás disso como um teste pessoal, Batman o confrontou e lutou contra seu guarda-costas Ubu. Ra's explica que ele estava se certificando de ter encontrado um digno sucessor no detetive, já que Talia se apaixonou por ele.[63] Batman eventualmente chega à conclusão de que Ra's é um criminoso perigoso que deve ser interrompido a todo custo e declara guerra contra ele.[64]

Renegados

Artigo Principal: Renegados

Batman deixa a Liga quando eles se recusam a ajudá-lo a resgatar Lucius Fox de Barão Bedlam em Markovia por razões políticas. Determinando que ele precisava de uma nova equipe mais preocupada com a justiça do que a maneira como eles eram vistos pelo mundo, ele desistiu da Liga e criou Renegados como uma super-equipe de ops preto para ir onde eles Não podia. Esta equipe envolve Raio Negro, Geoforça, Halo, Katana e Metamorfo.[65]

Liga da Justiça Internacional

Lendas vê um novo grupo de forma de heróis para lutar contra G. Gordon Godfrey após Liga da Justiça de Detroit foi dissolvido, e eles decidem formar uma nova Liga juntos.[66] Batman recolhe Canário Negro, Besouro Azul, Capitão Marvel, Senhor Destino, Doutora Luz, Lanterna Verde (Guy Gardner), Caçador de Marte e Senhor Milagre no Santuário Secreto para assumir a liderança deles como equipe.[67] Maxwell Lord convence as Nações Unidas a conceder-lhes uma carta internacional e eles se tornam a Liga da Justiça Internacional.[68]

Jason Todd, o 2° Robin

Batman encontra Jason

Batman encontra Jason

Quando Dick Grayson chegou à maturidade, Bruce forçou-o a se aposentar do personagem Robin. Pouco depois dessa decisão, Batman encontrou um jovem chamado Jason Todd, que se voltou para o crime por necessidade.[69] Batman tentou ajudá-lo colocando-o na escola Ma Gunn, que era de fato um esconderijo criminoso. Ao investigar o passado de Jason, Batman soube que o menino era um órfão. Quando Batman verificou Jason, ele percebeu a verdade sobre a escola e parou os criminosos com a ajuda de Jason, após o que Batman o tomou sob sua asa e permitiu que ele se tornasse seu novo Robin.[70]

Com Jason como o novo Robin, a nova Dupla Dinâmica parou vários criminosos como Duas-Cara,[71][72] Magpie,[73] o Pinguim, [74] Mime[75] o Doutor Crime[76] e Diácono Blackfire.[77] Batman também trabalhou em conjunto com Talia para parar o Penguin de Espalhando uma droga letal.[78]

Por volta desta época, Batman também enfrentou inúmeras ameaças em seu próprio[79][80], bem como novos criminosos como O Ventríloquo,[81][82] O KGBesta,[83] Caça-Ratos,[84][85] Homem Corrosivo e Kadáver,[86][87] Cornelius Stirk[88][89] e o Depósito de Lixo.[90][91] Foi durante este último caso que Batman percebeu um comportamento cada vez mais agressivo em Jason.[92]

Uma Morte em Família

A morte de Jason Todd

A morte de Jason Todd
Artigo Principal: Batman: Morte em Família

Ao longo do tempo, Batman percebeu que Jason estava se comportando mais agressivo contra os criminosos e essa violência acabou sendo a causa da morte de um criminoso.[93] Quando Jason se tornou um inconveniente durante a luta Crime Batman limitou-o a sair como Robin.[94] Enquanto isso, Coringa havia escapado de Arkham e Batman seguiu a trilha do louco para o Oriente Médio, onde Ele também encontrou Jason. Batman aprendeu que Jason estava procurando por sua mãe real e, quando suas missões cruzaram, eles trabalharam juntos para frustrar os planos do Coringa. Embora não pudessem capturar o Coringa, Jason estava reunido com sua mãe, Shelia Haywood. Infelizmente, ela estava sendo chantageada pelo Coringa e a Dupla Dinâmica teve que se separar para lidar com uma dupla ameaça pelo louco. Enquanto Batman continuou para parar uma carga mortal de Veneno do Coringa, Robin tentou salvar sua mãe, mas ele foi capturado e espancado pelo Coringa.[95]

Quando Batman chegou à cena do crime, o armazém era Jason e sua mãe estava trancada, explodiu e Batman não conseguiu salvar nenhum deles. Depois de lidar com os arranjos funerários para eles, Bruce retornou a Gotham, onde ele rastreou o Coringa ao Edifício das Nações Unidas e aprendeu que o louco se tornou um embaixador, o que lhe concedeu imunidade diplomática.[96] Batman foi logo confrontado por Superman, que foi convidado a impedir Batman de iniciar um incidente internacional atacando o Coringa. Apesar disso, Batman continuou sua investigação e confirmou o envolvimento de Coringa na morte de Jason. Finalmente, quando o Coringa tentou matar as pessoas no prédio da ONU, ele foi parado por Batman e Superman, mas em sua tentativa de fuga, ele caiu em sua aparente morte, mas seu corpo não foi encontrado.[97]

Vigilante Solitário e Tim Drake, o 3° Robin

Após a morte de Jason, Batman lamentou sua perda e tornou-se solitário por um bom tempo; Parando ameaças como a invasão alienígena, Sr. Frio,[98] a Liga dos Assassinos,[99] o Esmaga-Ossos,[4]Duas-Caras[100] e resolva outros casos menores.[101][102][103][5][104] Depois, Batman também resolveu outros casos estranhos, como os misteriosos "Assassinos do Batman",[105] o mistério de Tulpa, um ritual antigo, escuro e místico com a ajuda do Demônio, Etrigan,[106][107][108] a ameaça do Pacote de Lama, que resultou na criação do Cara-de-Barro Supremo[109] e, finalmente, ele parou o vigilante equivocado Anarquia.[110][111] Durante De seus últimos atos como solitário, Batman foi forçado a retirar Arkham Asylum dos muitos maníacos que assumiram o lugar.[112]

Após a morte de Jason Todd, Batman tornou-se muito mais violento e agressivo enquanto lidava com a tragédia sem alguém para equilibrá-lo. Um jovem chamado Tim Drake descobriu sua identidade secreta usando o trabalho de detetive e determinou que ele precisava de um Robin para manter sua escuridão sob controle, assim como Duas-Caras reapareceu com novos planos para matar o Cavaleiro das Trevas.[113] Drake implorou para o Dick Grayson para voltar como Robin novamente quando ele precisar mais.[114] Explicando como ele deduziu suas identidades seguindo a carreira acrobática de Grayson para Dick e Alfred Pennyworth, Tim foi levado para a Batcaverna onde foi sugerido que ele se tornasse o novo Robin.[115] Batman e Asa Noturna foram rastreados pelo Duas-Caras, e ele pegou-os em sua armadilha subterrânea.[116] Tim pegou o traje Robin para resgatá-los e conseguiu, embora Batman argumentasse que ele não precisava mais Um golpe lateral. De raiva, como ele provou a si mesmo e ajudou-os a derrotar o Duas-Caras, Bruce concordou em começar a treinar Tim Drake e levá-lo como seu novo parceiro de combate ao crime.[117]

Prelúdio para A Queda do Morcego

Batman (no início de uma crise psicológica pessoal de meio ambiente) é forçado a lidar, em rápida sucessão, com o vilão que retorna Mascará Negra e sua gangue (que almeja Bruce Wayne e Lucius Fox),[118][119] um assassino enlouquecido chamado Cabeça de Metal,[120] e um assassino de Atirador Afiado contratado por Vincent Morelli para assassinar o Comissário Gordon.[121] Batman começa para sentir que ele perdeu a vantagem, especialmente após sua falha em capturar Mascára Negra. Ele se vê incapaz de meditar ou mesmo se concentrar. Como Bruce Wayne, ele entra em contato com o terapeuta holístico Shondra Kinsolving para tratamento. Ele também atribui Tim Drake, que se tornou o novo Robin para treinar Jean-Paul Valley no trabalho de detetive para ajudá-los como um aliado, na esperança de guiar sua lavagem cerebral longe de fazê-lo Uma ameaça vilão.[122] Apesar do conselho de todos em sua vida, incluindo o Dr. Kinsolving, Bruce se recusa a descansar e continua a perseguir seu dever auto-imposto apesar de sua condição piorar. O General, usurpando o poder no submundo de Gotham e atacando uma delegacia de polícia,[123][124][125] Atacando as empresas CEO do Decifrador[126][127] e O Charada criando caos em Gotham,[128] apenas para piorar a condição de Bruce. Enquanto isso, Robin tem dificuldade em trabalhar com Jean-Paul, devido ao treinamento subconsciente violento do homem e à falta de habilidades sociais, e também encontra-se excluído do trabalho ao lado de Batman.[129]

A Queda do Morcego

Artigo Principal: A Queda do Morcego

Bane, um brilhante mestre tático que tinha treinado seu corpo para a perfeição física, chegou em Gotham City e se dedicou a destruir Batman e assumir o seu território. Este vilão era mais impulsionado e poderoso do que qualquer um que ele já enfrentara antes, e queria provar a si mesmo, derrotando e batendo Batman. Em sua primeira reunião, Bane não se apresentou, mas disse que seu nome acabaria por fazê-lo pedir misericórdia. Batman sugeriu que se ele estivesse ameaçando ele, ele deveria entrar na linha de trás de todos os outros.[130]

Morcego Quebrado

Bane começou seu ataque organizando uma grande explosão em Arkham Asylum com a ajuda de seus capangas Pássaro, Trogg e Zumbi.[131] Consciente de que ele perderia em um ataque direto contra Batman, o plano de Bane consistia em enfraquecer Batman, forçando-o a lidar com os vilões mortais simultaneamente. Entre os presos libertos, havia numerosos vilões de alto perfil, que Batman tirou um por um. Batman enfrentou contra grandes criminosos como a Hera Venenosa,[132] o Coringa e o Espantalho,[133], bem como muitos vilões menos conhecidos, como o Chapeleiro Louco[134], O Ventriloquista, Amygdala[135], Mariposa Assassina,[136][137] Cavalier,[138] e Sr. Zsasz.[139] O cenário criou uma fenda na relação entre Robin e Batman, como Batman tentou irracionalmente enfrentar o surto sozinho - Robin mais tarde perguntou a Batman se ele foi até necessário como seu companheiro mais.[140]
Bane quebra as costas do Batman

Bane quebra as costas do Batman
Batman tornou-se mais fraco e mais fraco quando cada criminoso foi afastado. O resgate do Mayor Krol da combinação do Coringa e do Espantalho levou Batman ao seu limite mental e físico: uma dose de gás de medo do espantalho o fez revivir o assassinato de Jason Todd, que ele considerado seu maior fracasso.[141]

Depois de salvar o prefeito, Batman foi confrontado por Trogg, Zumbi e Pássaro e ele os tirou com a última quantidade de energia que lhe resta.[142] Bane finalmente o confrontou ao invadir o Wayne Manor quando Batman estava no seu mais fraco, batendo-o quase até a morte em seu estado enfraquecido e quebrando a coluna vertebral.[143] Bane pegou seu corpo no centro de Gotham Square e jogou-o de um telhado para demonstrar sua superioridade à população. Com Batman incapacitado, Bane assumiu o controle do submundo de Gotham City e assumiu várias operações ilegais nele.[144]

Quem Governa a Noite

Depois de sua derrota, Batman foi resgatado e suas lesões foram tratadas na Batcaverna.[145] Quando Bruce acordou, ele foi movido para o andar de frente para Mansão Wayne e Alfred convocou o Dr. Shondra Kinsolving para cuidar dos ferimentos de Bruce, dizendo a ela que eles aconteceram em um acidente de carro. Quando a cidade precisava de Batman, Bruce pediu a Jean-Paul que preenchesse para ele, para a consternação de Tim. Por essa altura, Bruce começou a desenvolver sentimentos por Shondra e considerou revelar seu segredo para ela.[146] Infelizmente, Shondra foi seqüestrada junto com Jack Drake e Bruce não conseguiu parar os sequestradores, mesmo que tentasse.[147]

Bruce investigou as evidências deixadas pelos sequestradores e com a ajuda da Óraculo, ele os rastreou para a ilha de Santa Prisca. Foi então que Bruce e Alfred começaram sua busca para encontrar o Dr. Kinsolving e Jack Drake[148] e ao chegarem a Santa Prisca, Bruce reconheceu seu amor por Shondra.[149]

A Questão do Morcego

Uma vez em Santa Prisca, Bruce foi acompanhado por Tigre de Bronze, Cigana e Arqueiro Verde; Todos os membros temporários da Força-Tarefa Liga da Justiça.[150] Trabalhando juntos, eles tentaram resgatar Shondra e Jack, mas eles falharam e os reféns foram removidos da ilha.[151]

Bruce então rastreou Shondra e Jack para Londres, ao saber sobre a conexão de Shondra com Benedict Asp.[152] Disfarçado como um antigo aristocrata, Bruce investigou a residência de Asp[153] e não conseguiu resgatar Shondra, pois chegou à conclusão errada de que ela estava envolvida criminalmente com Asp. Bruce conseguiu resgatar Jack Drake, mas soube que Shondra estava de alguma forma envolvida no assassinato de uma aldeia inteira e ele jurou levá-la para a justiça.[154]

Quando seus esforços para localizar Shondra mostraram-se inúteis, Bruce percorreu seu passado e conseguiu localizar a mãe adotiva de Shondra, que revelou muito sobre seu passado, antes de ser morta de forma semelhante às pessoas da aldeia.[155] Bruce e Alfred retornaram a Gotham, onde Bruce foi informado por médicos para descansar. Apesar disso, Bruce foi obrigado a rastrear Asp e Shondra, o que causou a renúncia de Alfred devido à imprudência de Bruce. Usando a identidade de Sir Hemingford Gray, Bruce forçou Asp a vir até ele como o criminoso seqüestrou Bruce.[156] Asp levou Bruce para o seu esconderijo, onde ele se reuniu com Shondra e Bruce tentou resgatá-la, levando a um confronto entre Asp, Bruce e Shondra. Confuso e ainda sob os efeitos das drogas, Kinsolving tentou curar seu irmão, mas em vez disso, ela o matou. Cheio de arrependimento, Shondra usou seus poderes para curar completamente Bruce das costas quebradas. Infelizmente, a experiência era demais para sua mente e sua psique voltou para a de uma criança permanentemente. Bruce Wayne comprou uma grande residência, onde Kinsolving poderia passar o resto de seus dias sob os melhores cuidados médicos.[157]

Finalmente, em Gotham, Bruce percebeu os efeitos desastrosos das ações de Jean-Paul como Batman e ele decidiu recuperar o manto do Morcego. No entanto, a condição física de Bruce foi deteriorada após meses de inatividade e ele decidiu iniciar um treinamento intensivo para enfrentar Jean-Paul e retomar o manto de Batman.[158]

O Fim do Morcego

Artigo Principal: Batman: O Fim do Morcego
Bruce Wayne usa a Máscara de Tengu

Bruce Wayne usa a Máscara de Tengu

A fim de recuperar suas habilidades perdidas, Bruce buscou ajuda do único lutador mestre que ele confiou: Lady Shiva. Depois de semanas de treinamento rigoroso, Shiva queria que Bruce aprenda uma técnica dealyse, mas quando ele recusou, estabeleceu um plano em movimento no qual Bruce lutaria contra os Discípulos do Mestre Desarmado, que foi assassinado por Shiva como ela usava Mascará de Tengu. Shiva então deu a máscara a Bruce para atrair os Discípulos para ele. Bruce confrontou os dois primeiros discípulos e, embora tenham provado ser um grande desafio, Bruce conseguiu derrotá-los, recuperando algumas das suas habilidades perdidas. No entanto, ele sabia que não era suficiente e continuou as provações de Shiva.[159] Assim, Bruce derrotou o resto dos Discípulos e cada partida tornou-se muito mais fácil do que a última um [160] com pequenas exceções em que a sorte estava no lado de Bruce.[161]

No confronto final, Bruce percebeu que Shiva não deixaria de enviar lutadores para o desafiar a menos que usasse a técnica mortal que ela lhe ensinou.[162] Para se livrar dela, Bruce fingiu usar o golpe de leopardo e enganou-a, terminando oficialmente seu treinamento. Sabendo que ele estava finalmente pronto, Bruce faz o Bat-Traje, marcando o retorno do verdadeiro Batman.[163]

Tomando o Asa Noturna e Robin junto, Bruce rastreou Jean-Paul e confrontou-o para reivindicar sua legítima posição como Batman.[164] Jean-Paul lança uma briga e a luta atraiu a atenção das autoridades.
Batman Retorna

Batman Retorna
Como o edifício que escolheram para a batalha foi lentamente consumido pelas chamas, eles encostaram o Batrope a um helicóptero próximo, o que os arrastou para a Ponte de Gotham.[165] A luta continuou sobre a ponte, onde Bruce conseguiu dominar e causou a queda de Jean-Paul no rio. Depois de salvar as pessoas no helicóptero, Batman tentou usar o Batmóvel, mas explodiu devido a uma armadilha preparada por Jean-Paul.[166]

Bruce evitou a explosão no último minuto e depois de conversar com Robin, ele foi para Wayne Manor para desafiar Jean-Paul pela última vez.[167] Bruce tentou conversar sentido em Jean-Paul, mas ele não quis ouvir e um confronto começou. Bruce conseguiu evitar a violência e eventualmente forçou Jean-Paul a remover sua armadura e admitir sua derrota. Bruce mostrou misericórdia no final e permitiu que Jean-Paul fosse embora e começasse uma nova vida enquanto continuava com o dele.[168] Depois desta vitória, Bruce decidiu retornar ao papel de Batman, embora possa não ser absolutamente permanente.[169]

Zero Hora

Artigo Principal: Zero Hora

O Fluxo Temporal foi danificado pelo Extemporâneo e o Parallax trabalhando juntos, fazendo com que o tempo se deteriorasse e a realidade se quebrasse ao longo da história durante a crise "Zero Hora".[170] Uma nova Batgirl apareceu em uma linha temporal alternativa onde ela nunca tinha sido aleijada, e passou a envolver-se romanticamente com Bruce. Alfred foi temporariamente substituído pela sua contraparte da Terra-Dois, Alfred Beagle.[171] Houve outra linha temporal que ele viu em que seus pais nunca foram mortos por Joe Chill, e ele perdeu o tempo que poderia ter gasto com eles rastreando o assaltante de qualquer maneira.[172] Batman foi morto por uma fissura entrópica que se abriu em cima dele enquanto o universo morria.[173] A linha do tempo foi então reiniciada no Big Bang com mudanças no histórico que causaram pequenas diferenças na continuidade do Batman.[174]

Pródigo

Artigo Principal: Batman: Pródigo

Bruce reafirmou sua parceria com Tim, resolvendo a tensão causada pela má vontade de Bruce em aceitar ajuda durante a prisão de Arkham. Bruce passou o manto de Batman para Dick Grayson para poder reavaliar o que seria necessário para restaurar sua aura de invencibilidade.

Por causa de eventos anteriores, um tempo considerável se passou antes que o Comissário Gordon restaurasse sua confiança na idéia de um Batman trabalhando para o bem. Gordon poderia dizer que ele não estava olhando para o Batman original (baseado no traje de Jean-Paul e na altura de Dick, e o fato de que Jean-Paul estava mais do que pronto para matar pessoas), e ele se recusou a colocar confiança cega em uma fantasia depois gastando tanto aprendendo a confiar no homem. Numerosas pontas soltas foram amarradas durante esse tempo, com Crocodilo, o Ventríloquo, Caça-Ratos e o Duas-Caras, juntamente com muitos outros presos liberados menos notórios sendo devolvidos à prisão. Durante seu tempo como Batman, Dick vingou seu pior erro de seus dias como Robin, quando um erro em um confronto com Two-Face causou a morte de um homem e quase matou Bruce. Ele também passou a apreciar o incrível peso físico e mental que Bruce colocou sobre si mesmo ao vestir o Bat-Traje. Durante esse tempo, um laço firme surgiu entre Dick e Tim quando eles dividiram a Mansão Wayne juntos na ausência de Bruce e Alfred.

Troika

Artigo Principal: Batman: Troika

Quando Bruce finalmente retornou para o bem, ele usava um Batsuit mais resistente (feito de Kevlar), mais escuro e dirigia um novo Batmóvel de última geração. Ele novamente lutou contra o Coronel Vega, KGBesta e o Cavaleiro das Trevas, a fim de frustrar uma trama para destruir Gotham City com um dispositivo do tamanho e forma de uma bola de beisebol. Batman fez mudanças em sua vida como Bruce Wayne, seu relacionamento com sua "família", planejou viver sem Alfred, e lidou com a decisão de fazer de Jean-Paul seu substituto.

Contágio

Artigo Principal: Batman: Contágio

Logo após o retorno de Batman, Azrael enviou-lhe uma fita de vídeo mostrando os efeitos de um vírus mortal e altamente contagioso chamado Ebola Gulf-A.[175] Azrael disse a Batman que haveria um surto do vírus se ele não parasse a tempo. O vírus se espalhou muito rápido entre os cidadãos de Gotham e foi impossível para Batman e seus aliados encontrar uma cura ou desenvolver um soro do sangue dos sobreviventes. O "clench", como o vírus era conhecido, dizimou a população de Gotham e até Tim Drake foi infectado. A cidade foi colocada em quarentena e a guarda nacional foi enviada para controlar todo o acesso de Gotham. Mais tarde foi revelado que a Ordem de S. Dumas foi responsável pela criação do vírus e por libertá-lo no mundo.[176] Azrael, junto com a Irmã Lilhy, traduziu um livro antigo da Ordem de São Dumas que continha a receita para criar uma cura para o vírus. Azrael entregou a cura para Gotham e a cidade foi salva. O vírus estava sob controle, ou pelo menos parecia assim.

Legado

Artigo Principal: Batman: Legado

O vírus Ebola Gulf-A não foi completamente curado dos infectados; Ele se transformou em algo mais mortal. Batman procurou a ajuda de Azrael sobre onde procurar mais informações sobre o vírus, a fim de desenvolver uma verdadeira cura. As investigações de Batman o levam ao Sudão, onde ele teve que enfrentar dois de seus inimigos mais mortais. Ra's al Ghul uniram forças com Bane para espalhar uma nova cepa do vírus tirado da Roda das Pragas.[177] Batman, Asa Noturna e Robin viajaram ao redor do mundo para impedir que a Liga dos Assassinos espalhe o vírus nas grandes cidades como Paris, França, Paris, Edimburgo, Calcutá e Gotham City. Uma vez em Gotham, Batman e Bane se enfrentaram em uma tão esperada revanche, mas desta vez Batman derrotou Bane e salvou Gotham da ameaça do novo vírus de Ra. Com a ajuda da Oráculo, Batman conseguiu encontrar uma cura, embora um grande número de cidadãos tivesse morrido com o vírus mutante. Bane apareceu algum tempo depois com uma nova ameaça a Gotham: uma arma nuclear.[178] Batman, Asa Noturna e Robin pararam com sucesso Bane e restauraram a "paz" normal de Gotham.

A Nova Ordem Mundial

Artigo Principal: LJA: A Nova Ordem Mundial

Reunidos através de uma luta contra Doutor Destino, Aquaman, Batman, Flash, Lanterna Verde, Caçador de Marte, Super-Homem e a Mulher-MAravilha perceberam que a Terra precisava de seus maiores heróis trabalhando juntos e reformando a Liga da Justiça da América.[179] Seu primeiro desafio foi provar-se contra um novo time de super-heróis chamado Hiperclã que tentou desacreditá-los. Embora a equipe fosse quase superada pelo Clã, Batman conseguiu superar o clã e expor sua verdadeira identidade como os Marcianos Brancos, e a Liga os impediu de dominar o planeta.[180]

Cataclismo

Artigo Principal: Batman: Cataclismo

Gotham City foi completamente destruída por um terremoto que atingiu magnitude de 7,6 na escala Richter. Batman foi preso dentro de sua caverna na época e quase foi morto pelas pedras caindo.[181] As únicas propriedades que eram não afetados pelo terremoto foram aqueles de propriedade Wayne Enterprises, não incluindo a Mansão Wayne por razões geográficas.[182] foi forçado a mergulhar em córregos subterrâneos antes de chegar ao porto e ver sua cidade em chamas.[183] A Prisão Blackgate teve uma fuga no caos e Batman foi capaz de colocar um fim ao tumulto, embora muitos vilões tenham escapado no processo.[184] Ele alistou a influência do Pinguim sobre o crime organizado para incorporar gangsters locais nos esforços de resgate para os sobreviventes nos destroços.[185] Juntando-se ao DPGC, ele adotou o disfarce de Detetive Hawke para poder arrastar as pessoas para a segurança durante o dia.[186] Um novo vilão chamado Mestre Terremoto alegou ter gerado o desastre, e manteve a cidade como refém por vários milhões de dólares, ameaçando atingi-los novamente se eles não obedecessem.[187] Na realidade, ele sequestrou a sismóloga Jolene Relazzo e estava usando seu conhecimento para obter crédito de forma plausível.[188] Robin descobriu que o Mestre Terremoto era uma fraude; na realidade, foi o Ventríloquo, e ele foi rapidamente derrotado. Depois que a situação se estabilizou, a contagem de corpos alcançou mais de cem mil pessoas. Havia sepulturas em massa cavadas para queimar os cadáveres e evitar a disseminação de doenças.[189]

O Sr. Wayne vai para Washington

Bruce Wayne foi chamado como o principal cidadão de Gotham para falar em seu nome em frente ao Congresso dos Estados Unidos em Washington, solicitando assistência federal. Sua principal competição era o implacável e corrupto senador Barclay Means. Nicholas Scratch também lançou uma campanha de difamação, tentando convencer os Estados Unidos de que a cidade não valia a pena ser salva.[190] O testemunho de Bruce Foi um grande discurso transmitido pelo coração sobre o espírito de Gotham, sua importância e a forte vontade de seu povo em lidar com a adversidade e ajudar a tornar a nação grande.[191] No entanto, o sentimento negativo era grande demais. Não havia dinheiro suficiente no orçamento federal e chegaram à conclusão de que os elementos negativos teriam de ser isolados. Logo antes do término do julgamento, o Prefeito Grange foi morto a tiros por um assassino. Todo mundo que ainda vive dentro dos limites da cidade foi dado 48 horas para sair, excluindo qualquer pessoa com conexões conhecidas para o elemento criminoso. Depois disso, as pontes que levavam para dentro foram destruídas, e a guarda nacional foi posicionada para garantir que ninguém mais entrasse ou saísse.[192] Jeremiah Arkham foi forçado a libertar todos os perigosamente pacientes insanos do Asilo Arkham para as ruas.[193]

Terra de Ninguém

Roy Harper Cry for Justice
DC Rebirth Logo

Incompleto
Há algo faltando aqui. Esta seção do artigo é incompleta e contém informações, mas exige mais antes que possa ser considerado completo . Você pode ajudar o Projeto de Banco de Dados DC editando esta página, fornecendo informações adicionais para trazer este artigo a um padrão mais elevado de qualidade.

Torre de Babel

Roy Harper Cry for Justice
DC Rebirth Logo

Incompleto
Há algo faltando aqui. Esta seção do artigo é incompleta e contém informações, mas exige mais antes que possa ser considerado completo . Você pode ajudar o Projeto de Banco de Dados DC editando esta página, fornecendo informações adicionais para trazer este artigo a um padrão mais elevado de qualidade.

Bruce Wayne: Fugitivo

Roy Harper Cry for Justice
DC Rebirth Logo

Incompleto
Há algo faltando aqui. Esta seção do artigo é incompleta e contém informações, mas exige mais antes que possa ser considerado completo . Você pode ajudar o Projeto de Banco de Dados DC editando esta página, fornecendo informações adicionais para trazer este artigo a um padrão mais elevado de qualidade.

Silêncio

Roy Harper Cry for Justice
DC Rebirth Logo

Incompleto
Há algo faltando aqui. Esta seção do artigo é incompleta e contém informações, mas exige mais antes que possa ser considerado completo . Você pode ajudar o Projeto de Banco de Dados DC editando esta página, fornecendo informações adicionais para trazer este artigo a um padrão mais elevado de qualidade.

Guerra dos Jogos

Roy Harper Cry for Justice
DC Rebirth Logo

Incompleto
Há algo faltando aqui. Esta seção do artigo é incompleta e contém informações, mas exige mais antes que possa ser considerado completo . Você pode ajudar o Projeto de Banco de Dados DC editando esta página, fornecendo informações adicionais para trazer este artigo a um padrão mais elevado de qualidade.

Cidade do Crime

Roy Harper Cry for Justice
DC Rebirth Logo

Incompleto
Há algo faltando aqui. Esta seção do artigo é incompleta e contém informações, mas exige mais antes que possa ser considerado completo . Você pode ajudar o Projeto de Banco de Dados DC editando esta página, fornecendo informações adicionais para trazer este artigo a um padrão mais elevado de qualidade.

Sob o Capuz

Roy Harper Cry for Justice
DC Rebirth Logo

Incompleto
Há algo faltando aqui. Esta seção do artigo é incompleta e contém informações, mas exige mais antes que possa ser considerado completo . Você pode ajudar o Projeto de Banco de Dados DC editando esta página, fornecendo informações adicionais para trazer este artigo a um padrão mais elevado de qualidade.

Crise Infinita

Roy Harper Cry for Justice
DC Rebirth Logo

Incompleto
Há algo faltando aqui. Esta seção do artigo é incompleta e contém informações, mas exige mais antes que possa ser considerado completo . Você pode ajudar o Projeto de Banco de Dados DC editando esta página, fornecendo informações adicionais para trazer este artigo a um padrão mais elevado de qualidade.

52

Roy Harper Cry for Justice
DC Rebirth Logo

Incompleto
Há algo faltando aqui. Esta seção do artigo é incompleta e contém informações, mas exige mais antes que possa ser considerado completo . Você pode ajudar o Projeto de Banco de Dados DC editando esta página, fornecendo informações adicionais para trazer este artigo a um padrão mais elevado de qualidade.

Face a Face

Roy Harper Cry for Justice
DC Rebirth Logo

Incompleto
Há algo faltando aqui. Esta seção do artigo é incompleta e contém informações, mas exige mais antes que possa ser considerado completo . Você pode ajudar o Projeto de Banco de Dados DC editando esta página, fornecendo informações adicionais para trazer este artigo a um padrão mais elevado de qualidade.

Batman e Filho

Roy Harper Cry for Justice
DC Rebirth Logo

Incompleto
Há algo faltando aqui. Esta seção do artigo é incompleta e contém informações, mas exige mais antes que possa ser considerado completo . Você pode ajudar o Projeto de Banco de Dados DC editando esta página, fornecendo informações adicionais para trazer este artigo a um padrão mais elevado de qualidade.

Três Fantasmas de Batman

Roy Harper Cry for Justice
DC Rebirth Logo

Incompleto
Há algo faltando aqui. Esta seção do artigo é incompleta e contém informações, mas exige mais antes que possa ser considerado completo . Você pode ajudar o Projeto de Banco de Dados DC editando esta página, fornecendo informações adicionais para trazer este artigo a um padrão mais elevado de qualidade.

Clube dos Heróis

Roy Harper Cry for Justice
DC Rebirth Logo

Incompleto
Há algo faltando aqui. Esta seção do artigo é incompleta e contém informações, mas exige mais antes que possa ser considerado completo . Você pode ajudar o Projeto de Banco de Dados DC editando esta página, fornecendo informações adicionais para trazer este artigo a um padrão mais elevado de qualidade.

Coração do Silêncio

Roy Harper Cry for Justice
DC Rebirth Logo

Incompleto
Há algo faltando aqui. Esta seção do artigo é incompleta e contém informações, mas exige mais antes que possa ser considerado completo . Você pode ajudar o Projeto de Banco de Dados DC editando esta página, fornecendo informações adicionais para trazer este artigo a um padrão mais elevado de qualidade.

Batman R.I.P.

Roy Harper Cry for Justice
DC Rebirth Logo

Incompleto
Há algo faltando aqui. Esta seção do artigo é incompleta e contém informações, mas exige mais antes que possa ser considerado completo . Você pode ajudar o Projeto de Banco de Dados DC editando esta página, fornecendo informações adicionais para trazer este artigo a um padrão mais elevado de qualidade.

Crise Final

Roy Harper Cry for Justice
DC Rebirth Logo

Incompleto
Há algo faltando aqui. Esta seção do artigo é incompleta e contém informações, mas exige mais antes que possa ser considerado completo . Você pode ajudar o Projeto de Banco de Dados DC editando esta página, fornecendo informações adicionais para trazer este artigo a um padrão mais elevado de qualidade.

Batalha pelo Capuz

Roy Harper Cry for Justice
DC Rebirth Logo

Incompleto
Há algo faltando aqui. Esta seção do artigo é incompleta e contém informações, mas exige mais antes que possa ser considerado completo . Você pode ajudar o Projeto de Banco de Dados DC editando esta página, fornecendo informações adicionais para trazer este artigo a um padrão mais elevado de qualidade.

Noite Mais Densa

Roy Harper Cry for Justice
DC Rebirth Logo

Incompleto
Há algo faltando aqui. Esta seção do artigo é incompleta e contém informações, mas exige mais antes que possa ser considerado completo . Você pode ajudar o Projeto de Banco de Dados DC editando esta página, fornecendo informações adicionais para trazer este artigo a um padrão mais elevado de qualidade.

O Retorno de Bruce Wayne

Roy Harper Cry for Justice
DC Rebirth Logo

Incompleto
Há algo faltando aqui. Esta seção do artigo é incompleta e contém informações, mas exige mais antes que possa ser considerado completo . Você pode ajudar o Projeto de Banco de Dados DC editando esta página, fornecendo informações adicionais para trazer este artigo a um padrão mais elevado de qualidade.

Corporação Batman

Roy Harper Cry for Justice
DC Rebirth Logo

Incompleto
Há algo faltando aqui. Esta seção do artigo é incompleta e contém informações, mas exige mais antes que possa ser considerado completo . Você pode ajudar o Projeto de Banco de Dados DC editando esta página, fornecendo informações adicionais para trazer este artigo a um padrão mais elevado de qualidade.

Ponto de Ignição

Roy Harper Cry for Justice
DC Rebirth Logo

Incompleto
Há algo faltando aqui. Esta seção do artigo é incompleta e contém informações, mas exige mais antes que possa ser considerado completo . Você pode ajudar o Projeto de Banco de Dados DC editando esta página, fornecendo informações adicionais para trazer este artigo a um padrão mais elevado de qualidade.

Convergência

Roy Harper Cry for Justice
DC Rebirth Logo

Incompleto
Há algo faltando aqui. Esta seção do artigo é incompleta e contém informações, mas exige mais antes que possa ser considerado completo . Você pode ajudar o Projeto de Banco de Dados DC editando esta página, fornecendo informações adicionais para trazer este artigo a um padrão mais elevado de qualidade.

Possíveis Futuros

Roy Harper Cry for Justice
DC Rebirth Logo

Incompleto
Há algo faltando aqui. Esta seção do artigo é incompleta e contém informações, mas exige mais antes que possa ser considerado completo . Você pode ajudar o Projeto de Banco de Dados DC editando esta página, fornecendo informações adicionais para trazer este artigo a um padrão mais elevado de qualidade.

Personalidade

Roy Harper Cry for Justice
DC Rebirth Logo

Incompleto
Há algo faltando aqui. Esta seção do artigo é incompleta e contém informações, mas exige mais antes que possa ser considerado completo . Você pode ajudar o Projeto de Banco de Dados DC editando esta página, fornecendo informações adicionais para trazer este artigo a um padrão mais elevado de qualidade.

Quem é o "Homem de verdade?"

Roy Harper Cry for Justice
DC Rebirth Logo

Incompleto
Há algo faltando aqui. Esta seção do artigo é incompleta e contém informações, mas exige mais antes que possa ser considerado completo . Você pode ajudar o Projeto de Banco de Dados DC editando esta página, fornecendo informações adicionais para trazer este artigo a um padrão mais elevado de qualidade.

Identidade Secreta

Roy Harper Cry for Justice
DC Rebirth Logo

Incompleto
Há algo faltando aqui. Esta seção do artigo é incompleta e contém informações, mas exige mais antes que possa ser considerado completo . Você pode ajudar o Projeto de Banco de Dados DC editando esta página, fornecendo informações adicionais para trazer este artigo a um padrão mais elevado de qualidade.

Relacionamentos com aliados

Roy Harper Cry for Justice
DC Rebirth Logo

Incompleto
Há algo faltando aqui. Esta seção do artigo é incompleta e contém informações, mas exige mais antes que possa ser considerado completo . Você pode ajudar o Projeto de Banco de Dados DC editando esta página, fornecendo informações adicionais para trazer este artigo a um padrão mais elevado de qualidade.

Romances

Roy Harper Cry for Justice
DC Rebirth Logo

Incompleto
Há algo faltando aqui. Esta seção do artigo é incompleta e contém informações, mas exige mais antes que possa ser considerado completo . Você pode ajudar o Projeto de Banco de Dados DC editando esta página, fornecendo informações adicionais para trazer este artigo a um padrão mais elevado de qualidade.


Habilidades

  • Vontade Indomável: Embora ele não tenha poderes sobre-humanos, determinação imparável do Batman e força de vontade, fazem dele um extremamente tremenda adversário. Esta função capaz de faz-lo enquanto tolerar grandes quantidades de dor física, e também lhe permite resistir a telepatia ou controle da mente.[Citação necessária] Sua força de vontade é forte o suficiente para operar um Anel do Lanterna Verde quando necessário.[194]
  • Intimidação: É amplamente conhecido que Batman tem a capacidade de incutir medo nos outros, na medida em que mesmo as pessoas que o conhecem melhor são intimidados por ele, Batman Regularmente forçando criminosos comuns a fugir com horror apesar de não haver evidência de que eu whos matar ninguém. Mesmo aqueles que não têm medo dos gostos de Superman Batman medo. Sua capacidade de inspirar grande temor tornou-o elegível para a indução no Tropa Sinestro, embora eu era capaz de lutar contra o controle do anel de poder.[195]
  • Interrogação: Batman é perito em técnicas de interrogatório, métodos muitas vezes usando a aplicação da lei, bem como tortura. Vários métodos incluem a suspensão de um pessoa vista sobre a borda de um edifício por uma perna ou acorrentar uma pessoa de cabeça para baixo e batendo-los. Normalmente ele uso apenas sua aparência plana assustadora para obter respostas. "O medo é um excelente motivador" Tenho onze disse.
  • Condição Humana Máxima: Através de treinamento intenso, dieta especializada, e tratamentos de biofeedback, Batman representa o auge da força física humana. Seus atributos físicos de qualquer ultrapassou o nível de atleta olímpico tem sempre que completou.[Citação necessária] força, velocidade, resistência, agilidade, reflexos e coordenação são a perfeição humana pico. Batman começou sua física e mentalmente eu tinha 11 anos quando condicionado e, em seguida, um treinamento físico e peso intensa elevação na idade 12. Ele dominou verificação de corpo inteiro pelo tempo que eu tinha 18 anos Bruce Wayne, desde a idade de 15, criou uma dieta rigorosa para permitir o seu corpo para desenvolver e operar em sua forma mais proficiente, junto com tratamentos de biofeedback (utilização de máquinas portáteis portáteis/não para estimular os músculos para contração). Batman tem proezas físicas surpreendentes realizados devido à sua compleição física superior. I se envolveram em um regime regular intensivo de exercícios rigorosos (incluindo aeróbica, musculação, ginástica e combate simulado) para manter-se em condições de pico, e muitas vezes você Oponentes derrotados cujo tamanho, força ou outras potências largamente ultrapassadas Sua própria. Eu passei toda sua vida em busca da perfeição física e tê-la alcançado por meio de treinamento intensivo e constante determinação.
  • Força Humana Máxima: Regularmente Batman bench-prensas de pelo menos 1000 libras. Durante sua rotina de exercícios.[196] Isso significa que ele é capaz de feitos surpreendentes: como uma perfuração oficial da SWAT através de uma parede de tijolos.[11]
  • Reflexos Humanos Máxima: Os reflexos de Bruce foram aperfeiçoados de tal forma que ele pegou uma das flechas do Arqueiro Verde no meio do vôo quando ele tentou dispará-lo. [Citação necessária] Ele também foi capaz Para esquivar tiro em branco.
  • Velocidade Humana Máxima: Ele poderia correr a velocidades comparáveis aos melhores atletas concorrentes.
  • Resistência Humana Máxima: Sua resistência era comparável à do melhor participante do Decathlon Olímpico.
  1. REDIRECT Predefinição:Citação Sua capacidade pulmonar era tão grande que ele poderia prender a respiração debaixo d'água por 3 minutos e 15 segundos. [197] Ele pode sobreviver no vácuo sem ar do espaço por exatamente 27 segundos.[198]
  • Agilidade Humana Máxima: Sua agilidade era maior que a de um acrobata chinês e uma ginasta olímpica de medalhistas de ouro. [Citação necessária] Sua principal fase de movimento foi Parkour, que ele aprendeu na França e usou isso para escalar os telhados das cidades de forma acrobática.[Citação necessária]
  1. REDIRECT Predefinição:Citação
  • Armamentos: Através de seu treinamento em artes marciais, ele se tornou um especialista em todas as armas corpo a corpo. Wayne mostrou ser excepcionalista em espadas capacidade e proficiência com facas, bastões[199] e várias outras armas. Ele pratica durante suas sessões de combate para manter suas habilidades intactas, mas ele prefere o combate desarmado.
  • Furtividade: O treinamento Ninjutsu tornou-o um mestre em sigilo e capaz de romper instalações de alta segurança sem ser detectado.
  • Boa Pontaria: Wayne é um homem de tiro especialista. Ele é hábil em lançar armas de projéteis, tiro com arco e armas de fogo. Ele tem praticado tais habilidades desde os primeiros dias de seu treinamento e está quase a par com a Arqueiro Verde em termos de precisão.[Citação necessária]
  • Intelecto de Nível Gênio: Batman é um brilhante, virtualmente sem paralelo, detetive, estrategista, cientista, tático e comandante; Ele é amplamente considerado como uma das mais profundas mentes analíticas do planeta. Dada a falta de superpoderes, muitas vezes ele usa astúcia e planejamento para superar seus inimigos, em vez de simplesmente "combatê-los".
  • Sábio: Estudou Biologia, Tecnologia, Matemática, Física, Mitologia, Geografia e História. [Citação necessária] Graus obtidos em Ciências Criminais, Ciências Forenses, Ciências da Computação, Química e Engenharia quando ele tinha 21 anos. [Citação necessária] Ele Dominou o Treinamento Ambiental Diverso, Sistemas de Segurança e ilusão/truque de mão quando ele tinha 23 anos. [Citação necessária] Ele ganhou ainda mais graus em Biologia, Física, Química Avançada e Tecnologia no momento em que ele tinha 25. [Citação necessária] Ele aprendeu Ciências Forenses, Ciências Médicas, Ciências da Computação e Engenharia Expandidas, Predefinição:Pesquisa original e uso do Pool de Dispositivos Expandidos de armadura e sistema de energia pessoal, criação de banco de dados em chefes de crime do submundo, inimigos da galeria de rogue e outros supervilões ; Ciências materiais aprimoradas para armaduras corporais e micro-máquinas no momento em que ele tinha 26 anos. [Citação necessária] Também aprendeu Desenvolvimento Avançado Avançado em Ciências Forenses e Médicas.[Citação necessária]
  • Memória Eidética: Batman tem recordação total e pode lembrar de qualquer coisa com grande detalhe.
  • Investigação: Ele é amplamente considerado como o maior detetive do mundo, capaz de observar, investigação forense e raciocínio indutivo e dedutivo do mais alto calibre. A intuição humana é um traço indescritível e uma das ferramentas mais eficazes da Batman. Dado qualquer mistério, ele pode chegar às conclusões corretas com uma fração dos dados.Predefinição:Pesquisa original
  • Multilinguismo: Ele é capaz de falar Espanhol, Francês, Latino, Alemão, Japonês, Inglês, Russo, Cantonês, Mandarim, Hrego, Português, Árabe, Sânscrito, Hindi, Tailandês, Farsi[200] e possivelmente mais.[Citação necessária]
  • Análise Tática: Ele geralmente usa táticas astutas para superar seus inimigos, confiando em seus planos e experiência para desempenhar muitos de seus amigos e adversários sobre-humanos. Ele é um excelente líder e, por vezes, comanda a Liga da Justiça e os Estranhos, o Batman é conhecido como um dos maiores estrategistas e táticos do universo da DC e, uma vez, mesmo Aquaman afirmou o mesmo.
  • Liderança: Ele é conhecido por ter uma grande liderança. Ele é o líder dos Renegados, a Bat Família e a Corporação Batman. Além disso, ele é responsável por toda a sua empresa.
  • Escapologia: Ele foi descrito como segundo apenas para Senhor Milagre como um artista de fuga.[Citação necessária] Ele foi visto fugindo de uma camisa de força Posey em menos de 52 segundos, e observou depois que o tempo era muito lento para ele.[Citação necessária]
  • Condução: Bruce é proficiente em dirigir muitos veículos como carros, motos, caminhões e ele também é hábil na condução de jatos, helicópteros e barcos automáticos e pequenas naves.
  • Rastreamento: Treinado em técnicas de caça por bosquimanos africanos (as tribos fantasmas da Irmandade de dez olhos, entre outros).[Citação necessária]
  • Disfarce: Dominou a arte de disfarçar no momento em que ele tinha 23 anos.[Citação necessária] Aprendeu ainda mais técnicas de disfarce expandidas no momento em que ele tinha 26 anos, através de várias instruções de Alfred.[Citação necessária] Batman tem muitos alias que ele usa para se infiltrar O submundo ou apenas para ser disfarçado em situações públicas. Suas identidades são: Combina Malone, Thomas Quigley, Ragman, Detetive Hawke, Senhor Hemingford Gray, Frank Dixon, Gordon Selkirk e Mr. Fledermaus.[Citação necessária]
  • Aptidão Mecânica: Proficiente em condução de combate. Aprendeu projetos de veículos melhorados. Foi treinado e proficiente em operações de veículos básicos.
  • Gestão de Negócios: Bruce Wayne tem habilidades e experiência extensivas em gerenciamento de negócios, tem uma compreensão completa do marketing e gerenciamento financeiro e muitas vezes é conhecido como um exemplo de industrial e empresário de sucesso em par para Lex Luthor.

    Nível de Força

  • Força Humana Máxima: Regularmente Batman bench-prensas de pelo menos 1000 libras. Durante sua rotina de exercícios.[196]

    Fraquezas

  • Obstinação: A movimentação de Batman para proteger Gotham foi usada contra ele em várias ocasiões, principalmente quando Bane decidiu confrontar Batman apenas depois de desgastá-lo destruindo Arkham Asylum, sabendo que seu inimigo tentaria capturar todos os próprios presos e, assim, empurrar-se para à beira da exaustão.

Equipamento

  • Bat-Traje: O traje que Batman usa é composto de Kevlar reforçado e uma pequena porcentagem de titânio; É à prova de balas e resistente a vários tipos de ataque (explosões, impactos, quedas, etc.). Também é retardador de chama e isolante. As luvas e as botas são reforçadas para recuperar o impacto de socos e chutes. As luvas também possuem lâminas metálicas em seus lados. A capa é projetada para fornecer ao usuário uma funcionalidade de deslizamento controlada com a capacidade de mudar as direções e as alturas enquanto estiver no meio do ar. A máscara tem uma pequena porcentagem de chumbo, que protege o rosto de Batman de poderes de raios-x ou tecnologia de raios-x, e incorpora uma viseira infravermelha e noturna, sensores auditivos e um sonar. A máscara é acessada com alguns sistemas de segurança (gás agravante, explosões elétricas, etc.), como o cinto de serviços, e integra um receptor receptor de voz e video.
  • Cinto de Utilidades:Batman mantém a maior parte de seu equipamento de campo pessoal em uma peça de assinatura, um cinturão de utilidade amarelo. O cinto de utilitário possui um botão para chamar o carro em algumas aparições na Liga da Justiça e um comando para o teletransporte. Ao longo dos anos, ele continha itens como explosivos plásticos, toxinas nervosas, batarangs, bombas de fumaça, um kit de impressão digital, uma ferramenta de corte, uma arma de gancho de agarrar, tochas, um dispositivo de respiração "re-respirador" e trancadas. Superman confiou a Batman um anel feito de kryptonita, para ser usado se o Homem do Aço precisasse sempre ser retido (devido a ser controlado por um vilão, etc.). O Anel de Kryptonita está contido em um bolso de chumbo, para proteger o Batman de suas radiações. O cinto também possui seu próprio sistema de segurança automáticas.
  • Bruce Wayne raramente bebe álcool. Dick Grayson mencionou que ele viu Bruce beber menos vezes do que ele pode contar com uma mão. Quando Stephanie Brown morreu, ele bebeu o bourbon de 12 anos de Purcell.[213]
  • O nome de usuário do Batman é JonDoe297.[214]
  • A refeição favorita de Bruce Wayne é Sopa Mulligatawny.[215]
  • Os apelidos notáveis para Batman incluem: O Cavaleiro das Trevas, O Cruzado Encapuzado, O Maior Detetive do Mundo, O Caçador Mascarado, O Encapuzado Lutador do Crime e, simplesmente, O Morcego.

Notas de Rodapé

  1. Batman Confidencial #54
  2. Batman #404
  3. Batman #673
  4. 4,0 4,1 Batman: Justiça Cega
  5. 5,0 5,1 Batman #431
  6. Robin Vol 4 31
  7. Detective Comics #734
  8. Batman: O Guia Final para o Cavaleiro das Trevas, 2ª edição, 2005, DK Publishing, ISBN 0-756-61121-0 [1]
  9. Robin Vol 4 70
  10. Batman #405
  11. 11,0 11,1 Batman #406
  12. 12,0 12,1 Batman #407
  13. Batman e os Homens Monstro
  14. Batman: O Homem que Ri
  15. Batman: Amantes e Loucos
  16. Detective Comics Vol 2 #1
  17. Batman Anual #19
  18. Detective Comics Anual #8
  19. Batman: A Sombra do Morcego Anual #3
  20. Batman: Neve
  21. Batman: O Longo Dia das Bruxas #1
  22. Batman: O Longo Dia das Bruxas #2
  23. Batman: O Longo Dia das Bruxas #3
  24. Batman: O Longo Dia das Bruxas #4
  25. Batman: O Longo Dia das Bruxas #5
  26. Batman: O Longo Dia das Bruxas #6
  27. Batman: O Longo Dia das Bruxas #7
  28. Batman: O Longo Dia das Bruxas #8
  29. Batman: O Longo Dia das Bruxas #9
  30. Batman: O Longo Dia das Bruxas #10
  31. Batman: O Longo Dia das Bruxas #10
  32. Batman: O Longo Dia das Bruxas #12
  33. Batman: O Longo Dia das Bruxas #13
  34. O Homem de Aço #3
  35. Superman/Batman Anual #1
  36. Batman/Superman/Mulher-Maravilha: Trindade
  37. 37,0 37,1 Liga da Justiça da América #9
  38. 38,0 38,1 Liga da Justiça da América Vol 2 #0
  39. Batman #436
  40. Batman #439
  41. Batman: Vitória Sombria #9
  42. Batman: Vitória das Trevas #10
  43. Batman: Vitória Sombria #11-12
  44. Batman #437
  45. Batman: Vitória Sombria #13
  46. Detective Comics #38, veja trecho
  47. As Crônicas de Batman: A Prova
  48. Robin: Ano Um #1
  49. Robin Vol 4 #0
  50. Robin: Ano Um #2
  51. Robin: Ano Um #3
  52. Robin: Ano Um #4
  53. O Bravo e o Audaz #54
  54. Jovens Titãs #53
  55. Jovens Titãs: Ano Um
  56. Novos Jovens Titãs #39
  57. Batman #408, veja excerto
  58. Asa Noturna Arquivos e Origens Secretas #1
  59. Contos dos Jovens Titãs #44
  60. Batman: A Piada Mortal
  61. Esquadrão Suicida #23
  62. Detective Comics #411
  63. Batman #232
  64. Batman #242
  65. Batman e os Renegados #1
  66. Lendas #6
  67. Liga da Justiça #1
  68. Liga da Justiça Internacional #7
  69. Batman #408
  70. Batman #409
  71. Batman #410
  72. Batman #411
  73. Batman #401
  74. Detective Comics #568
  75. Batman #412
  76. Detective Comics #579
  77. Batman: O Culto
  78. Detective Comics Anual #1
  79. Detective Comics #590
  80. Detective Comics #591
  81. Detective Comics #583
  82. Detective Comics #584
  83. Batman: Dez Noites da Besta
  84. Detective Comics #585
  85. Detective Comics #586
  86. Detective Comics #587
  87. Detective Comics #588
  88. Detective Comics #592
  89. Detective Comics #593
  90. Batman #414
  91. Batman #421
  92. Batman #422
  93. Batman #424
  94. Batman #426
  95. Batman #427
  96. Batman #428
  97. Batman #429
  98. Detective Comics #595
  99. Batman #431
  100. Batman Anual #13
  101. Detective Comics #596
  102. Detetive Comics #597
  103. Batman #430
  104. Batman #432
  105. Muitas Mortes do Batman
  106. Detective Comics #601
  107. Detetcive Comics #602
  108. Detective Comics #603
  109. Batman: O Pacote de Lama
  110. Detective Comics #608
  111. Detective Comics #609
  112. Asilo Arkham: Uma Casa Séria na Terra Séria
  113. Batman #440
  114. Novos Titãs #60
  115. Batman #441
  116. Novos Titãs #61
  117. Batman #442
  118. Batman #484
  119. Batman #485
  120. Batman #486
  121. Batman #487
  122. Batman #488
  123. Detetive Comics #654
  124. Detetive Comics #655
  125. Detetive Comics #656
  126. Detetive Comics #657
  127. Detetive Comics #658
  128. Batman #490
  129. Batman #489
  130. Batman: A Vingança de Bane #1
  131. Batman #491
  132. Batman #495
  133. Batman #494
  134. Batman #492
  135. Detetive Comics #659
  136. Detective Comics #661
  137. Detetive Comics #662
  138. Erro de citação: Marca <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas DC661
  139. Batman #493
  140. Showcase '93 #7
  141. Batman #496
  142. Detetive Comics #663
  143. Batman #497
  144. Detective Comics #664
  145. Detective Comics #664
  146. Batman #498
  147. Detective Comics #665
  148. Batman #499
  149. Batman #500
  150. Força-Tarefa Liga da Justiça #5
  151. Força-Tarefa Liga da Justiça #6
  152. Batman: A Sombra do Morcego #21
  153. Batman: A Sombra do Morcego #22
  154. Batman: A Sombra do Morcego #23
  155. Batman: Lendas do Cavaleiro das Trevas #59
  156. Batman: Lendas do Cavaleiro das Trevas #60
  157. Batman: Lendas do Cavaleiro das Trevas #61
  158. Robin Vol 4 #7
  159. Batman #509
  160. Batman: A Sombra do Morcego #29
  161. Detective Comics #676
  162. Batman: Lendas do Cavaleiro das Trevas #62
  163. Robin Vol 4 #8
  164. Mulher-Gato Vol 2 #12
  165. Batman #510
  166. Batman: A Sombra do Morcego #30
  167. Detetive Comics #677
  168. Batman: Lendas do Cavaleiro das Trevas #63
  169. Robin Vol 4 #9
  170. Zero Hora #4
  171. Batman: A Sombra do Morcego #31
  172. Detective Comics #678
  173. Zero Hora #1
  174. Zero Hora #0
  175. Batman: A Sombra do Morcego #48
  176. Azrael #16
  177. Detective Comics #700
  178. Batman: Bane
  179. Liga da Justiça: Um Pesadelo de Verão
  180. LJA #1-4
  181. Batman: A Sombra do Morcego # 73
  182. Batman #553
  183. Detective Comics #720
  184. Batman: Blackgate - Ilha dos Homens #1
  185. Batman: A Sombra do Morcego #74
  186. Asa Noturna Vol 2 #20
  187. Batman #554
  188. Detective Comics #721
  189. Robin Vol 4 #53
  190. Batman #560
  191. Batman #561
  192. Batman # 562
  193. Batman: A Sombra do Morcego #82
  194. Lanterna Verde Vol 4 #9, veja trecho
  195. Lanterna Verde Vol 4 #17, veja o trecho
  196. 196,0 196,1 Batman #655, veja trecho
  197. LJA #4
  198. LJA: Bem-vindo à Semana de Trabalho
  199. LJA #61
  200. Erro de citação: Marca <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas BV1-426
  201. Batman: Ano Dois
  202. Batman #0
  203. Batman: O Fim do Mal #1
  204. Crise Infinita #6
  205. Batman #673
  206. Origens Secretas Vol 2 #32
  207. LJA: Ano Um #1
  208. LJA: Ano Um #2
  209. Batman: Filho do Demônio
  210. Dennis O'Neil entrevista no Comics Bulletin
  211. Batman #656
  212. Trindade #29
  213. Batman #634
  214. Detective Comics #845, veja trecho
  215. Batman #701



Predefinição:Justice League International

Batman Family 0001
Membro da Família Batman
DC Rebirth Logo

Este personagem é ou foi uma encarnação ou um aliado do Batman, e um membro da Família Batman. Esta predefinição irá categorizar automaticamente os artigos que incluem-lo na categoria "Membros da Família Batman".

Outsiders 0001
Membro dos Renegados
DC Rebirth Logo

Este personagem é ou foi principalmente um membro da equipe super-herói conhecida como Renegados, em qualquer uma das suas várias encarnações. Eles são uma equipe de operações negras dedicadas a combater o mal e tirar a queda da opinião pública de que grupos maiores como a Liga da Justiça não podem, iniciados por Batman para evitar serem prejudicados pelas necessidades de relações públicas. Esta predefinição categorizará os artigos que o incluem na categoria "Membros dos Renegados".

Justice League 0002
Membro da Liga da Justiça
DC Rebirth Logo

Este personagem é ou foi membro da Liga da Justiça da América , ou da Liga da Justiça em qualquer de suas várias encarnações, jurado por um dever de agir como guardiões da América e do mundo usando suas habilidades e/ou super poderes para proteger a Terra contra ameaças interestelares e domésticas.
Esta predefinição irá categorizar artigos que incluírem ele na categoria "Membros da Liga da Justiça da América"