Wiki DC Comics
Advertisement

EC Comics, originalmente conhecida como Educational Comics e mais tarde como Entertaining Comics, foi uma editora independente cujo título de maior duração foi MAD. Originalmente uma ramificação da All-American Publications, foi incorporada de volta à DC Comics nos anos 1960.

História

A empresa foi fundada por Max Gaines, ex-editor da All-American Publications. Quando essa empresa se fundiu com a DC Comics em 1944, Gaines manteve os direitos de Histórias Ilustradas da Bíblia e iniciou sua nova empresa com um plano duvidoso de comercializar quadrinhos sobre ciência, história e a Bíblia para escolas e igrejas.

A EC teve sucesso com sua abordagem inovadora e foi pioneira em estabelecer relações com seus leitores por meio de suas cartas ao editor e sua organização de fãs, o National EC Fan-Addict Club. Em contraste com artistas não creditados, a EC Comics promoveu seu grupo de ilustradores, permitindo que cada um assinasse sua arte e incentivando-os a desenvolver estilos idiossincráticos.

A EC publicou diferentes linhas de títulos. Os mais notórios foram seus quadrinhos de terror, como Tales from the Crypt (Contos da Cripta), The Vault of Horror (O Cofre do Horror) e The Haunt of Fear (O Refúgio do Medo), que frequentemente apresentavam finais ironicamente sombrios. Os quadrinhos de guerra da empresa, Frontline Combat (Combate na Linha de Frente) e Two-Fisted Tales (Histórias de Punho Duplo), frequentemente apresentavam histórias cansadas e sem heroísmo, em desacordo com os tempos jingoísticos. Shock SuspenStories (Histórias de Choque e Suspense) abordou questões políticas e sociais importantes, como racismo, sexo, uso de drogas e o modo de vida americano. A EC sempre afirmou estar "mais orgulhosa de nossos títulos de ficção científica", com títulos como Weird Science (Ciência Estranha) e Weird Fantasy (Fantasia Estranha).

O legado mais duradouro da EC veio com Mad, que começou em 1952 como um projeto paralelo para Harvey Kurtzman antes de impulsionar as fortunas da empresa e se tornar uma das publicações de humor mais notáveis e duradouras do país. Quando o distribuidor nacional da EC faliu em 1955, Gaines abandonou todos os seus títulos, exceto Mad.

Gaines vendeu sua empresa no início dos anos 1960 para a Kinney Parking Company, que também adquiriu a National Periodical Publications até o final daquela década. Após a morte de Gaines em 1992, Mad se tornou mais integrado à própria DC, levando ao deslocamento dos escritórios da revista para a DC em meados dos anos 1990.

As republicações dos antigos títulos da EC continuam.


Veja Também

  • Páginas relacionadas a EC Comics
  • Personagens de EC Comics



Links e Referências

https://eccomics.com


Advertisement