FANDOM

Predefinição Pessoal da DCInformation-silk
Jim Lee

Nome Verdadeiro
Jim Lee
Características
Sexo

Data de Nascimento
Agosto 11, 1964

Lugar de Nascimento

Primeira Publicação

Desconhecido

História Pessoal

Jim Lee (nascido em 11 de agosto de 1964) é um coreano-americano de quadrinhos artista, escritor, criador e editor. Ele é conhecido por seu estilo estilizado, detalhada e dinâmica e é um dos artistas mais populares em quadrinhos norte-americanos. Ele recebeu uma grande quantidade de reconhecimento por seu trabalho na indústria, incluindo o Prêmio Especial Harvey para Novos Talentos em 1990.

Lee nasceu em Seul, Coreia do Sul, mas cresceu em St. Louis, Missouri. colegas de escola de St. Louis Country Day School de Lee previram em seu anuário sênior que iria fundar sua própria empresa de quadrinhos. Mas, inicialmente, Lee parecia resignado a seguir a carreira do pai na medicina. Lee participou Universidade de Princeton e se formou em psicologia, com a intenção de se tornar um médico. Um curso eletivo em Belas Artes despertou seu amor pelo desenho; ele se formou em 1986, colocando a faculdade de medicina em espera para tentar uma carreira na ilustração de quadrinhos.

Histórico Profissional

Início de carreira

Depois de pintar somente a capa da Samurai Santa # 1 para uma pequena editora, independente, Lee encontrou o sucesso na maior editora de quadrinhos norte-americana, a Marvel Comics, como um desenhista. Seus primeiros trabalhos Marvel incluído Alpha Flight e Punisher War Journal .

Ascensão à fama em X-Men

Em 1989, ele preenchido para ilustrador regulares Marc Silvestri em Uncanny X-Men # 248 e fez outra passagem convidado em edições # 256 a # 258. Lee tornou-se 'desenhista regular quando Silvestri deixou em 1990. Durante sua passagem sobre "a série" Uncanny X-Men "," Lee trabalhou pela primeira vez com inker Scott Williams, que se tornaria um colaborador de longa data.

arte de Lee rapidamente ganhou popularidade nos olhos de fãs entusiasmados, o que lhe permitiu obter maior controle criativo da franquia. Em 1991, Lee ajudou a lançar uma segunda série X-Men simplesmente chamado de X-Men , não só como artista, mas também como co-escritor com long-time X-Men escriba Chris Claremont. Eles criaram Gambit aka Remy LeBeau. Lee também desenhou os novos uniformes para personagens como Ciclope, Jean Grey, Vampira, Psylocke e tempestade, criando as imagens que toda uma geração de X-Men leitores associam com os personagens. Ele também co-criou o personagem que já foi popular Omega vermelho com John Byrne. X-Men # 1 ainda é o gibi mais vendido de todos os tempos, com vendas de 8 milhões de cópias da primeira edição, embora várias compras de variante capas ilustradas por Lee foi responsável por parte do frenesi de vendas.

No entanto, Lee funcionou em alguns obstáculos criativos. Claremont acharam mais difícil trabalhar com Lee como sua visão dos personagens e histórias divergiram. Houve uma luta de poder prolongado sobre o futuro dos X-Men e, no final, editor da Marvel X-Men Bob Harras favoreceu o popular Lee, causando Claremont para partir o novo 'série' 'X-Men' com a edição 3. apesar disso, Claremont e Lee mais tarde reunidos em vários projetos e são declaradamente em termos amigáveis. Claremont e Lee mesmo envolvido em uma entrevista mútua para revista 'Wizard, em 1995.

Image Comics e Wildstorm

Em 1992, Lee foi um dos sete artistas que romperam com a Marvel para formar Image Comics. grupo de títulos de Lee foi batizado Wildstorm Productions e publicado o título WildC.ATs , que Lee desenhou e co-escreveu e outra série criada por Lee compartilhando o mesmo "universo", mas com uma implicação menor da artista em sua produção. A outra série principal dos anos iniciais da Wildstorm, com personagens criados por Jim Lee e com uma menor participação do artista na sua produção foram Stormwatch (Lee foi co-criadorr das 8 primeiras edições e artista da capa para as 3 primeiras edições), Deathblow (lápis para cerca de 30-40 páginas dos capítulos primeiros, e lotes e abrange pOR as primeiras 12 questões série em curso) e Gen¹³ (co-plotter durante cerca de 3 anos e penciller de 2 questões). Mais tarde, outra série contínua de um mesmo universo, foram lançados com pouco a participação nenhuma de Jim Lee em sua produção, como Wetworks (criado por Whilce Portaccio, mas que partilham o universo Wildstorm criado por Jim Lee), DV8 (a Gen13 spin-off) , Backlash (a título individual de um personagem StormWatch) ou Grifter (título de solo por um personagem principal WildC.ATs), e vários mini-série, mais notavelmente o Time 7 (que une personagens de WildC.ATs , StormWatch , Gen13 , Deathblow e Wetworks ). Como a maioria das propriedades de imagem, estas séries foram criticadas por elevados níveis de violência (embora não mais violenta do que a Marvel habitual ou em quadrinhos DC na época eram), referências sexuais excessivas, e para enfatizar a arte chamativo sobre storytelling. Apesar de tais afirmações, estável de títulos de Lee vendeu bem, muitas vezes superior a um milhão de cópias por mês em ir adiantado, traçando novas elevações nas vendas de uma editora independente.

Como editor, Lee mais tarde também expandiu sua linha de quadrinhos da criação de duas marcas de publicação de Wildstorm, homenagem e Cliffhanger (que anos mais tarde se fundiu e foram substituídos por uma única marca Signature Wildstorm), a publicar quadrinhos de propriedade do criador por alguns criadores selecionados dos quadrinhos norte-americanos indústria. Inicialmente, a homenagem foi um cunho mais orientada para o escritor, estreando com Eisner Award vencedores Estranhos no Paraíso e Kurt Busiek 's' 'Astro City' '. Cliffhanger foi inicialmente uma marca orientada para o artista, criado para publicar as obras de três jovens "artistas quentes" da época, de J. Scott Campbell Danger Girl , de Joe Madureira Battle Chasers e Humberto Ramos Carmesim, três séries que foram mais vendidos para a indústria.

Lee e Rob Liefeld, outro Marvel-ilustador virou-Image-fundador, voltou a Marvel em 1996, para participar de uma reinicialização de vários personagens clássicos; o projeto era conhecido como "heróis renascer" Enquanto Liefeld reformulado Capitão América e Os Vingadores , Lee plotados Homem de Ferro e escreveu e ilustrou The Fantastic Four. Lee conseguiu catapultar Fantastic Four e Homem de Ferro para o topo das tabelas de vendas, embora reação dos fãs a esta reformulação de tais personagens bem conhecidas foi misturado. No meio do projeto, Liefeld foi demitido do projecto (vendas pobres - em relação à saída de Lee - foram citados) e estúdio de Lee terminou todas as quatro séries. No final do contrato de um ano, Lee ea Marvel concordou em entregar os livros para outros criadores.

Lee, em seguida, concentrou-se na linha Wildstorm, tentando romper com o estereótipo da Image Comics, como todo o estilo e nenhuma substância através da publicação de série aclamada pela crítica A Authoritye Planetary. Na publicação Alan Moore linha de Best Comics da América, Wildstorm trouxe, sem dúvida, o escritor mais aclamado pela crítica da mídia de volta para publicação convencional depois de quase uma década de trabalho independente. o próprio Lee escreveu e ilustrou uma série de 12 problema chamado direito divino , em que um slacker internet inadvertidamente consegue baixar os segredos do universo, e é jogado em um mundo de fantasia selvagem.

Batman 608

descrição da DC Comics de Lee Batman

Movendo para a DC Comics

No final de 1998, no entanto, Lee deixou Image Comics e vendeu Wildstorm para a DC Comics. A carreira de Lee como um editor teve trabalhos de arte em sua maioria excluída e desejava voltar às suas raízes como ilustrador. Em 2003, ele colaborou em um problema de 12 executados em Batman com o escritor Jeph Loeb que se tornou um sucesso de vendas runaway (Veja Batman: Silêncio). Isto foi seguido pela passagem de um ano na Superman , com o escritor Brian Azzarello. Em 2005, Lee se uniu com Frank Miller na nova série Grandes Astros Batman e Robin, o Menino-Prodígio.

Lee continua a dirigir a empresa que ele fundou, trabalhando lado a lado com novos artistas. Notáveis ​​ex-artistas WildStorm incluem J. Scott Campbell e Travis Charest. Em setembro de 2006, Jim Lee voltou a WildC.A.T.s com Grant Morrison como o escritor. Lee planeja lápis tanto WildC.ATs e Grandes Astros Batman e Robin, o Menino-Prodígio , completou uma questão de cada um a cada 6 semanas, como Lee afirma que ele não vai deixar o título Batman até Frank Miller terminou a sua corrida na série. Ele também forneceu arte de capa alternativa para o Crise Infinita série limitada. Também foi anunciado que Jim Lee estará envolvido com a próxima DC Comics MMORPG como diretor executivo de criação.

Notas

  • Jim Lee não está relacionado com Stan Lee ou Jae Lee, dois outros nomes de destaque na indústria de quadrinhos norte-americana.

Curiosidades

  • Não há Curiosidades.

Veja Também

Histórico do Trabalho

Website Oficial

  • Nenhum.

Links e Referências