FANDOM


Bruce Wayne 020

Esta página projeto precisa ser limpo.

Este artigo precisa de manutenção e organização, uma vez que pode ter ficado confuso ou confusa. O seu coração está em um bom lugar, é apenas um pouco especial. Você não vai por favor ajudar um artigo em necessidade? Este modelo irá categorizar artigos que incluem-lo na categoria de tarefa Limpar .

DC Rebirth Logo
HelpSuperman
Superman Earth-One 002
Galeria
Information-silkNome RealKal-El (nome de nascença);
Clark Kent (nome legal)
Information-silkIdentidade AtualSuperman
Information-silkOutros NomesSuperbaby; Superboy; Asa Noturna; Andy Lang; Kirk Brent; Professor Milo; Mike Benson; Relâmpago; Tag-Along; Tigerman; Kent Clark; O Alquimista[1]; Jim White; Brad Dexter; O Homem Ideal; Sonn[2]
Information-silkParentesJor-El I, (avô, falecido); Jor-El II, (pai, falecido); Lara, (mãe, falecida); Zor-El, (tio, falecido); Allura (tia, falecida); Jonathan Kent (pai adotivo, falecido); Martha Kent (mãe adotiva, falecida); Supergirl, (prima); Superman XX (descendente)
Information-silkAfiliaçõesCasa de El; Família Kent; Membro Fundador da Liga da Justiça da América; Membro Fundador da Legião dos Super-Heróis; Membro Fundador do Clube dos Heróis; (como Clark Kent) Analistas de Mistérios de Gotham City
Information-silkBase de OperaçõesMetrópolis
Status
Information-silkMoralidadeBoa
Information-silkIdentidadeIdentidade Secreta
Information-silkCidadaniaAmericano(a)
Information-silkRaçaKryptoniano
Information-silkEstado CivilSolteiro
Information-silkOcupaçãoÂncora da WGBS Noticias; Repórter do Planeta Diário; Ex-oficial do Exército dos Estados Unidos (dispensado).
Características
Information-silkSexoMasculino
Information-silkAltura6' 2"
Information-silkPeso215 lbs (98 kg)
Information-silkOlhosAzuis
Information-silkCabeloPreto
Origem
Information-silkUniversoTerra-Um
Information-silkLugar de NascimentoKryptonopolis, Krypton
Information-silkCriadoresJoe Shuster, Jerry Siegel
Primeira ApariçãoÚltima Aparição
More Fun Comics Vol 1 101
Primeira Aparição no BrasilÚltima Aparição no Brasil
Batman & Super-Homem (Invictus) 3ª Série Nº 05 (EBAL)


Quote1 "Mas eu preciso ser Clark -- Eu preciso de uma vida privada assim como alguém! No passado, eu tentei assumindo outras identidades - Mas isso simplesmente não funcionou! Clark Kent é uma parte de quem eu sou como Kal-El de Krypton é! Ma e Pa Kent... A maneira como eles me criaram... Minha infância em Smallville-- Eles me fizeram o que eu sou-- E eu preferia morrer antes de desistir!" Quote2
-- Superman fonte

Superman é super-herói estreante da Terra e protetor fiel de Metrópolis. Nascido como Kal-El no distante planeta Krypton, ele foi enviado à Terra como uma criança para sobreviver a destruição de Krypton. Crescido com ideais morais bem elevado, ele usa seus superpoderes extraordinários para combater o mal e proteger os inocentes. Em sua identidade civil, ele é Clark Kent, um repórter bem-educado trabalhando para o Planeta Diário em Metrópolis.

O Último Filho de Krypton

Kal-El nasceu do gênio científico altamente decorado Jor-El e sua esposa Lara, uma ex-astronauta em seu planeta natal Krypton. Como todos os Kryptonianos, Kal-El não tinha poderes ou habilidades sobre-humanos em Krypton, mas foi, como seu pai, um garoto muito esperto e inteligente que aprendeu a falar e a ler em sua língua nativa quando ele tinha três anos de idade.

Ao mesmo tempo, Jor-El soube que Krypton estava condenado a explodir, e ele chamou a atenção dos líderes governantes de Krypton, "o Conselho Cientifico". Temendo o pior pelo seu planeta, Jor-El aconselhou o Conselho a construir uma frota de foguetes espaciais para levar a população mais longe do planeta moribundo.

Desprezando a previsão de Jor-El, o conselho governante se recusou a avisar seus companheiros Kryptonianos e proibiu Jor-El de fazê-lo. Lara prometeu permanecer com seu marido quando Jor-El tentou forçá-la a fugir junto com seu filho, de modo que o foguete de fuga tivesse uma melhor chance de sobreviver à viagem. Sabendo que Krypton estava prestes a explodir, Jor-El lançou a nave à Terra, sabendo que a gravidade mais baixo da Terra e do sol amarelo daria seu filho poderes incríveis.

Adotado pelos Kents

O foguete atingiu a terra em um campo aberto fora de Smallville, no Kansas. Foi lá que o foguete e o jovem Kal-El foram descobertos pelos pequenos fazendeiros Jonathan e Martha Kent. Ao encontrar o jovem, Martha ficou apegada a Kal-El, enquanto Jonathan falava em encontrar a verdadeira família da criança. Martha persuade Jonathan a manter o menino como filho adotivo, nomeando-o Clark. [1]

Os Kents formaram um conjunto de roupas para o seu "Superbaby" dos cobertores agora vermelhos, azuis e amarelos praticamente indestrutíveis no foguete. Este mesmo material foi usado mais tarde para criar a roupa que Kal-El usaria como Superboy e Superman.

Jonathan e Martha instilam nele um bom senso de certo e errado, mas também uma boa apreciação para tentar se encaixar na sociedade como um ser positivo usando seus talentos para o bem. O jovem Clark toma o conselho a sério e começa a ajudar a população local como Superboy com seus oito anos de idade. É como o heroico Superboy que Clark começa a encontrar sua verdadeira vocação, mesmo tentando se encaixar como o normal "Clark Kent". Mas Superboy nunca esquece sua herança de Krypton, que às vezes leva a alguns momentos frustrantes entre ele e seus pais adotivos, como quando Krypto (cachorro agora superpoderoso de Kal-El de Krypton) chega em Smallville. Embora haja vários percalços na vida de Superboy na Terra, eles nunca realmente levam aos problemas da rebeldia adolescente. Decidindo apoiar suas ações públicas, Martha pega os cobertores de Clark e faz dela um traje familiar. Clark continua a usar o design da Martha durante toda sua carreira de herói.

Superboy

À medida que Clark cresce na Terra, ele está atento a obedecer as leis da humanidade trabalhando diretamente com o Chefe de Polícia Parker e outras agências de aplicação da lei que levam a aceitação direta do Superboy como um herói que difere do status de vigilância precoce do Superman da Terra-Dois. Na verdade, no momento em que Clark tem cerca de 12, a cidade reconhece oficialmente o seu cidadão mais popular com um outdoor que anuncia publicamente "Bem-vindo à Smallville - a casa do Superboy".

Luthor

É esta notificação pública de Smallville ser a casa de Superboy que traz o jovem Lex Luthor para a vida de Superboy e resultaria em sua batalha ao longo da sua vida.

Lex Luthor tinha um enorme talento para a inventividade científica que se tinha afirmado desde os primeiros dias de Lex. Lex se tornou altamente interessado nas façanhas públicas de Superboy até o ponto de comportamento quase obsessivo, forçando seus pais a se mudar para Smallville para que ele pudesse estar mais perto de seu ídolo. Era a esperança de Lex poder ajudar Superboy em suas façanhas. Alguns argumentam talvez para se tornar tão famoso como seu herói, outros argumentam apenas por causa de ajudar seu herói. Lex concentrou-se em todas as suas consideráveis habilidades científicas para encontrar alguma maneira de alcançar seu objetivo e encontrou quando descobriu a fraqueza de Superboy para Kryptonita.

Decidindo procurar uma cura para os efeitos do meteorito no Superboy, Lex começou a experimentar vários materiais exóticos, muitos dos quais eram perigosos e explosivos. Os produtos químicos reagiram mal e explodiram no laboratório de Lex preenchendo a sala com vários gases venenosos. Superboy reagiu à explosão chegou a encontrar Lex em ameaça de morte, mas não pôde entrar diretamente na sala devido a Kryptonita. Superboy do lado de fora da sala soprou a Kryptonita e os gases para fora da sala salvando a vida de Lex. Mas um imprevisto acidente faz com que Superboy soprasse os produtos químicos sobre Lex, o que resultou em cair permanentemente todos os cabelos da cabeça descoberta de Lex. O rosto de Lex foi poupado do efeito dos gases.

Lex ficou chocado e atordoado ao ver seu ídolo perfeito fazer uma salvação tão errada. Superboy explicou que a situação precisava de uma reação imediata, mas Lex estava inconsolável com sua desfiguração, que ele decidiu ser deliberado na parte de Superboy. Ele tomou a cura de Kryptonita parcialmente concluída e destruiu-a na frente de Superboy, prometendo então que ele dedicaria sua vida a provar que ele era superior ao Superboy, mais tarde ao Superman, por todos os meios.[2].

Essa interpretação permitiria que Lex atuasse entre os extremos de tentar matar Kal-El e simplesmente tentar humilhar Kal-El que Lex Luthor mais tarde faria ele se tornar um herói reconhecido do planeta renomeado em sua homenagem, Lexor ao contrário de seu homólogo da Terra-Dois, Alexei Luthor, que só quer matar o Superman.

Enquanto Lex cresceria para se tornar o principal inimigo da Superboy, muitos amigos de Smallville do Superboy se tornariam o suporte de sua vida, concentrando-se principalmente em seu colega de classe, Pete Ross, que descobriria independentemente a identidade secreta de Clark e Lana Lang, que se tornaria seu primeiro interesse amoroso, todos os quais forneceriam uma base quando Superboy enfrentasse sua perda pessoal mais preocupante, a morte de seus pais adotivos.

Morte dos Kents

Durante a adolescência de Clark na Terra, os Kents venderam sua fazenda e se tornaram lojistas em Smallville e se estabeleceram em um estilo de vida mais moderno, apoiando a vida cotidiana de Clark, bem como suas atividades de super-heróis. Mas eles envelheceram e eventualmente morreram de uma febre tropical, quando em uma viagem. Mesmo com todas as suas habilidades e ciência, Clark não podia salvá-los. Antes de morrer, Johnathan Kent lembrou a Clark para continuar fazendo boas ações e não perder de vista quem ele era.[3]

Metrópolis/Superman

Com a morte de seus pais adotivos, Clark deixou Smallville e se estabeleceu em Metrópolis, decidindo continuar sua carreira fantasiado como um herói público. Seria aqui que Clark iria se tornar um repórter da equipe do Planeta Diário e cumprir o seu conjunto principal de amigos, Lois Lane, o repórter Jimmy Olsen e o editor Perry White. Clark se informa sobre várias atividades criminosas em todo o planeta em sua identidade civil, que ele iria frustrar como Superman para o Planeta Diário até que o jornal foi vendido a Morgan Edge e Clark foi transferido para noticiário. A principal diferença da maioria das outras interpretações da lenda do Superman é que Lois Lane geralmente é considerada como ser a primeira a relatar ao público sobre as façanhas de Superman, onde na Terra-Um, o Superman é muito conhecido e respeitado muito antes de conhecer Lois Lane ou se estabelecer em Metrópolis.

Superman foi fundamental para inspirar muitos heróis baseados na Terra, resultando na criação da Liga da Justiça e em parceria com Batman, que ele considerava ser um amigo pessoal próximo, bem como com sua prima Kara, que se tornaria Supergirl. E, à medida que ele reunia mais e mais aliados e amigos, ele reunia cada vez mais inimigos à medida que se tornava cada vez mais extenso para além dos confins da Terra-Um.

Kandor

Durante seu primeiro encontro com o criminoso espacial, Brainiac, Superman recuperou Kandor, uma cidade de Kryptoniana roubada e encolhida por Brainiac antes da explosão. Feliz de conhecer mais sobreviventes, Superman armazenou a Cidade engarrafada em sua Fortaleza da Solidão e prometeu encontrar uma maneira de aumenta-los. [4] Ele viria a cumprir sua promessa, ajudando os sobreviventes kandorianos a se instalarem em Rokyn.[5]

Supergirl

Poucos meses depois de encontrar Kandor, Superman testemunhou um foguete Kryptoniano que caía perto de Metrópolis. Quando o Superman foi verificar o lugar, ele encontrou sua prima Kara. Com muita alegria por encontrar sua parente há muito perdida, mas sendo incapaz de cuidar dela tempo todo, Superman enviou sua prima adolescente para o Orfanato Midvale enquanto ele a treinava. Kara finalmente concluiu seu treinamento, foi adotada [6] e reivindicou o nome de Supergirl, [7] tornando-se um dos aliados mais confiáveis do Homem de Aço.

Liga da Justiça

Superman foi fundamental em inspirar muitos heróis terrestres, resultando na criação da Liga da Justiça. Embora já tivessem lutado juntos anteriormente,[8] Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Flash, Lanterna Verde, Aquaman e Caçador de Marte se uniram oficialmente para expulsar o Starro. [9]

E Superman reuniu mais e mais aliados e amigos, ele reuniu mais e mais inimigos à medida que ele se tornava cada vez mais extenso além dos limites da Terra-Um.

Os Melhores do Mundo

Batman e Superman trocam identidades

Batman e Superman trocam identidades
No início de suas carreiras, Batman e Superman se encontraram durante um caso em que tentariam proteger-se mutuamente do perigo representado por uma gangue de contrabandistas de Kryptonita. Isso acabaria com a Dupla Dinâmica e Superman trabalhando juntos pela primeira vez para parar a gangue. [10] Brevemente, Batman e Superman aprenderiam as identidades secretas um do outro, mas prometeram manter-lhes segredo e, posteriormente, começaram a trabalhar em vários casos juntos. [11][12] Quando Superman resgatou Batman e Robin de um ataque, ele revelaria acidentalmente sua identidade secreta para Lois Lane, levando a Batman e Robin a ajudar ele em criar elaborado plano para proteger uma vez mais a identidade de Superman. [13]

Quando Clark Kent e Lois Lane foram capturados por criminosos que usaram artilharia pesada em seus crimes, Batman e Robin foram levados ao seu esconderijo graças ao auxílio secreto do Superman e eles capturaram os bandidos. [14] Algum tempo depois, Batman e Superman apresentaram um embuste elaborado em que Batman se apresenta como um Swami e precisa da assistência do Superman para capturar um grupo de criminosos. [15] Quando Batman foi exposto a um gás letal da Quadrilha do Máscara Púrpura que teria matado o Cavaleiro das Trevas se ele continuasse fisicamente na ativa, Superman e Robin fizeram Batman acreditar que ele tinha uma perna quebrada para mantê-lo fora de ação até o veneno desgastar.[16]

Batman e Superman começaram uma competição para definir em qual das suas cidades se deveria realizar uma convenção científica, mas os heróis eram iguais e a convenção científica ocorreu em ambas as cidades.[17] Batman e Superman trabalharam juntos para impedir o malvado Professor Pender, que usava uma máquina para trocar poderes entre eles. Usando suas habilidades respectivas, O Super-Batman e o Superman Normal conseguiram derrotar Pender e retornar às suas formas normais. [18] Em seguida, Superman convoca Batman e Robin para Metrópolis para tentar descobrir quem está tentando revelar a identidade secreta do Superman. Isso acaba por ser uma artimanha para manter a Dupla Dinâmica preocupada enquanto o Superman viaja para Gotham City para capturar a Quadrilha Varrel[19] Superman e Batman pararam a Quadrilha, enquanto também trabalhavam em suas identidades civis como repórteres temporários para relatar a batalha de gangues épicas e salvar a Gazeta de Gotham da falência.[20]

Quando Superman desapareceu, Batman e Robin foram chamados para rastrear o Homem de Aço e ajudá-lo a expor ainda mais uma ameaça vazia de um criminoso tentando expor a identidade secreta do Superman. Este caso traria a primeira reunião entre Bruce Wayne e Clark Kent. [21] Algum tempo depois, Batman e Superman investigaram o misterioso caso das mortes de Robin e Jimmy Olsen, vendo que era um engano proposital e capturaram uma importante gangue no processo.[22] Depois disso, eles enfrentaram a ameaça do Superman Composto, que desapareceu depois de criar sérios estragos. [23]

Em seguida, a equipe de Batman e Superman quase desapareceu quando um rancor cresceu entre os heróis, mas depois de trabalhar juntos para salvar Kandor, eles passaram por seus desentendimentos.[24] Depois disso, os heróis pararam a ameaça dupla de Braniac e Cara-De-Barro com a ajuda de seus companheiros Robin e Jimmy.[25] Batman e Superman enganaram mais tarde o Doutor Zodíaco, um notável co-artista e o capturaram junto com vários outros gangsters. [26] Eventualmente, o Superman composto fez um retorno, e ele quase derrotou os heróis. No entanto, ele se sacrificou para evitar que outro alienígena os matasse e depois Batman e Superman criaram um memorial em homenagem a Joseph Meach. [27] Algum tempo depois, Batman e Superman trabalharam juntos para impedir que o Dr. Luz matasse Superman com uma equipe mistica que ele criou. [28]

Batman e Superman então trabalharam com Metamorfo depois que ele ganhou seus poderes e juntos eles capturaram um criminoso internacional. [29] Quando um Kryptoniano com uma aflição de lobisomem foi lançado em Gotham, Batman e Superman se uniram para capturar Lar-On e colocá-lo na Zona Fantasma, para a segurança dele e para os outros. [30] Superman foi para Gotham para resgatar Jimmy Olsen e ajudou Batman a parar o grupo terrorista chamado Batalhão da Morte.[31]

Últimas Aventuras

Batman e Superman pararam a ameaça do Homem Pi-Meson.[32] Quando Cara-De-Barro voltou e sequestrou Lois Lane, Superman e Batman usaram o mais velho de seus truques e trocaram de identidades para confundir o criminoso e parar seu plano louco. [33] Batman e Superman pararam então Metallo, que escapou da Ilha Superman e começou uma onda de crime usando um buraco negro. [34] Quando várias armas foram roubadas da Fortaleza da Solidão, [35] Batman e Superman investigaram e entraram em conflito com o vilão intergaláctico chamado Mestre das Armas.[36] Quando Superman foi capturado pelo Mestre das Armas, Batman usou uma das máquinas do Superman para salvar seu amigo, mas, no final, o Mestre das Armas escapou. [37]
World's Finest Comics 323

Depois disso, os heróis trabalharam juntos para impedir que Senhor Frio alterasse o clima em ambas as cidades. [38] Batman e Superman então param a ameaça de uma praga letal. [39] Os heróis então ajudaram Gavião Negro a restaurar a paz em Thanagar. [40] Depois, Batman e Superman confrontaram e pararam o Exército de Crime do General Scarr.[41][42][43]

Batman e Superman foram então ameaçados por um ser místico [44] e Batman foi possuído por uma entidade sombria [45] e levado ao covil da Madame Zodíaco. [46] Superman procurou em todo o mundo e, eventualmente, encontrou o Batman. O Homem de Aço ajudou Batman a superar a posse e com a ajuda inesperada do Dr. Zodíaco, os heróis conseguiram derrotar Madame Zodíaco e a Entidade Sombria. [47] Mais tarde, eles pararam a poderosa dupla chamada Nulo e Vazio[48][49] e, finalmente, pararam a ameaça de Cronos[50] e, finalmente, pararam a ameaça de Lobo Noturno antes que eles decidissem seguir seus caminhos separados.[51]

O Fim

Superman continuaria tentando proteger o universo diretamente de várias forças durante toda sua carreira até o momento da "Crise nas Infinitas Terras". Seria durante este conflito que Kal-El mais uma vez perderia um membro de sua família extensa. Ele não se recuperaria da perda de Supergirl para os esquemas de dominação do multiverso pelo Anti-Monitor.

Quando sua contraparte da Terra-Dois, Superman decidiria sacrificar sua vida para parar o Anti-Monitor, mas foi interrompido por um golpe malicioso por parte do ancião Kal-L, que decidiu que o mais jovem e mais poderoso Kryptoniano teria uma chance melhor ao parar o Anti-Monitor mais tarde, se o ataque direto do Kal-L contra o Anti-Monitor falhasse.

O ataque de Kal-L, junto com a ajuda de Superboy-Primordial, conseguiu e o único universo sobrevivente foi salvo. O Superman da Terra-Um voltou para a Terra singular e continuou a ser ativo como Superman até o momento em que ele foi recriado como um novo indivíduo com uma história reestruturada. Quando ele e os que estavam ligados a ele foram recriados, as pessoas da Nova Terra singular perderam todas as lembranças do Superman, mas continuariam a conhecer o novo indivíduo como "Superman".

Convergência

Convergence Vol 1 0 Textless
New DC logo

Esta seção da história ocorre Convergência, um evento de cruzamento maciço revisitando personagens de épocas e realidades passadas. Os vilões Brainiac e Telos arrancaram-nos de sua própria linha do tempo e os armazenaram juntos, fazendo com que eles cruzassem para a realidade uns dos outros. Sua colocação cronológica precisa e canonicidade podem não ser claras

Duas versões dele são levadas para Convergência, uma delas era quando ele era Superboy e um membro da Legião dos Super-Heróis e a versão adulta dele nos dias atuais. Em uma Gotham moderna no Século 31, são escolhidos por Telos e são despojados de seus poderes por um ano. De volta quando ele era o Superboy, ele e a Legião encontraram Gladiador Dourado da Terra Primal, Rip Hunter e Estrela Dourada, assumem que são vilões e os atacam. Mas Rip Hunter os teletransporta alguns minutos para o futuro e eles escapam. [52] Depois que a cúpula desce, ele e a Legião combatem os Cavaleiros Atômicos [53], mas acabam formando paz com eles devido às suas crenças mútuas na justiça.

Enquanto isso, Lucius teletransporta seu eu adulto e Supergirl para a Zona Fantasma ao tentar escapar da cúpula. Ele e Supergirl são atacados pelos Criminosos da Zona Fantasma e ele se sacrifica para que Kara pudesse escapar. Supergirl mais tarde volta para salvá-lo, mas eles são emboscados e presos pelos Criminosos da Zona Fantasma.[54] Lucius abre um portal para que eles escapem, mas Superman se sacrifica novamente para que Supergirl pudesse escapar e os Criminosos da Zona Fantasma não pudessem sair. Ele é salvo de forma restrita quando Supergirl usa uma arma para puxá-lo para fora da Zona Fantasma. Ele e Kara então ajudam Kamandi a lutar contra o General Símio e os Homens-Macaco. Ele então deixa o Homens-Macaco levá-lo para sua arma máxima e o destrói.[55]

Quando Brainiac revela que, a menos que a destruição do multiverso da Pré-Crise original seja impedida, o multiverso atual entraria em colapso em apenas um universo, assim Kal-El da Nova Terra pede para ser enviado de volta à Crise junto com Kara e Barry. Lois e seu filho bebê se juntam a ele e são transportados de volta à primeira crise, onde conseguem evita-la, assim Brainiac devolve todos para suas épocas originais. Seu destino final após a convergência é desconhecido.

Atom Ryan Choi 0027
DC Rebirth Logo

Expansão
Esta seção do artigo não fornece um perfil completo do assunto. Você pode ajudar fornecendo informações adicionais, expandindo sobre o assunto, a fim de trazer este artigo a um padrão mais elevado de qualidade.
Este modelo irá categorizar artigos que incluí-lo em Categoria:Artigos Incompletos.


Poderes

  • Fisiologia Kryptoniano: Sob os raios de um sol amarelo, Superman, como todos os Kryptonianos e algumas espécies de formas de vida extraterrestres com fisiologia similar, ganhou enorme poder para fazer o que entender. Abaixo cobre um variado conjunto de poderes.
  • Absorção de Energia Solar: Como um produto de sua fisiologia Kryptoniana, Superman absorve a radiação solar e armazena-o dentro de suas células para sobreviver. [56] Os raios de um sol branco poderia amplificar a força do Superman para além dos limites normais, enquanto os raios de um sol alaranjado reduziria da força e invulnerabilidade do Superman para níveis em que as colisões com pequenos meteoroides poderia atordoá-lo. De acordo com algumas fontes, os raios de um sol alaranjado também poderia tornar Superman cego, bem como deixa-lo com metade de seus poderes. Os raios de um sol vermelho, embora suficientes para sustentar suas funções vitais, fornecendo a radiação solar de suas células, negaria todos seus poderes instantaneamente e o tornaria equivalente a um homem humano comum com um corpo bem treinado, embora vulnerável. Também parece que a radiação do sol vermelho pode tirar as suas habilidades de Superman mesmo em ambientes que existem principalmente sob um sol amarelo.
  • Força Sobre-Humana: Superman possui um nível de força verdadeiramente extraordinário, de forma alguma é capaz de ser medido com precisão, mas certamente bem dentro da faixa de ser capaz de pressionar ou levantar de milhões para sextiliões de toneladas. Embora as primeiras aparições dele na Era de Prata retratassem o Superman como sendo tão forte que ele poderia rebocar uma galáxia de planetas através do espaço por uma corrente absurdamente grande com uma mão e lançar uma estrela anã branca que importa anos luz de distância sem esforço. As aparições posteriores mostraram força física do Superman, embora ainda incrível para dizer o mínimo, possuir limites verdadeiros e um pouco mais domésticos. Na Era de Bronze, o Superman ainda poderia mover planetas individuais em torno do tamanho da Terra e levantar uma estrela de nêutrons, embora ele tivesse que lutar e pressionar no processo, enquanto esses feitos foram apresentados na época como se fossem os limites mais altos de sua habilidade. Esta diminuição de poderes pode ter sido o subproduto da saga Kryptonita Nunca Mais, na qual o poder de Superman foi reduzido em 25-33% permanentemente pelo Super-Homem de Areia. Depois, quando Superman se lamentava quando foi encarregado de deslocar as placas tectônicas da Terra com força bruta, "Superman, que poderia uma vez fazer malabarismos com planetas com uma mão, nem sequer pode manipular um continente insignificante!"[57]
  • Invulnerabilidade: O corpo de Superman era praticamente invulnerável a todas as formas de danos mundano e comuns. Nem as balas nem as bazucas podiam perturbar o homem de aço quase invencível. Superman pode até suportar a explosão de uma bomba atômica no marco zero imperturbável, e até mesmo a força e calor de explosões de nível planetário e supernovas elas só tinham o poder para atordoar Superman momentaneamente. Superman ainda resistiu ao calor, luz e gravidade do Big Bang por alguns instantes antes de finalmente sucumbir a ela. [58] No entanto, embora possa ser dito que era quase impossível vencer o Superman no combate individual, ainda era exatamente isso: quase impossível. Na verdade, havia uma série de maneiras confiáveis de danificar a forma altamente durável do Superman. O que vem à mente mais rapidamente, é o mais empregado, a Kryptonita, o solo radioativo do planeta natal do Superman. Além da radiação emitida por restos cristalinas de Krypton, magia e radiação solar vermelha de alta frequência também poderia negar invulnerabilidade do Superman e, potencialmente, fazer-lhe mal realmente. Superman também era vulnerável a ataques psiônicos e poderia ser incapacitado psiquicamente, embora o efeito do ataque precisasse ser rápido. Caso contrário, o Superman poderia usar sua super concentração para combater a intrusão mental. Por último, o meio mais difícil de lidar com o Superman fisicamente era simplesmente aplicar uma força ou energia tão poderosa e intensa que poderia competir com a força da própria capacidade de Superman para exerce-lá. Isso poderia ser gerenciado através de um nível de força bruta comparável ao de Superman, ou mesmo superá-lo, ou poderia ser realizado através da utilização de um ataque de projeção de energia extremamente poderoso. Exemplos daqueles que poderiam usar ataques capazes de prejudicar o Superman sem a exploração de suas fraquezas incluíam o Superman da Terra-Dois, Ultraman, os Criminosos da Zona Fantasma, Mon-El, Caçador de Marte, Darkseid, Mongul, Ultrarrapaz, Validus, Vartox, Bizarro, Gorila Grodd, Caveira Atômica, Golem Galático, Karb-Brak, Blackrock, Amazo, Lex Luthor e seu traje de batalha Lexoriano, Super-Homem Composto, Parasita, Amalak, as versões da Terra-Dois e e Terra-Um de Solomon Grundy, etc. Também deve ser observado que Superman era aparentemente capaz de aumentar sua durabilidade de base contra um ataque de energia, simplesmente se preparando para isso. Alguns vilões utilizaram ataques de energia que afetaram o Superman enquanto ele não estava preparado para a intensidade do ataque, mas usaram o mesmo ataque em vão, uma vez que o Superman se preparou suficientemente para resistir à força e ao desconforto. Devido a anos de exposição sob um sol amarelo, a invulnerabilidade de Superman é maior do que as dos Criminosos da Zona Fantasma; Uma vez, cada Criminoso foi afetado pelos ataques psíquicos de Faora Hu-Ul, enquanto o Superman não sobre nenhum dano[59].
  • Longevidade: Superman pode viver quase indefinidamente se ele reside sob exposição contínua à luz solar da Terra ou a de outra estrela/sol amarelo.
  • Auto-Sustentação: Ele não precisa comer ou dormir (mas ainda é capaz de fazê-lo) e não requer oxigênio para respirar, permitindo-lhe viajar no espaço e subaquático desprotegido.
  • Resistência Sobre-Humana: Ele tem a capacidade de manter atividade física contínua por um período indefinido. Embora não ilimitado, o vigor de Superman é realmente considerável. Sua resiliência diante de perigos que potencialmente podem aniquilar planetas, galáxias, universos e até mesmo é tremendo.
  • Vôo: Superman é capaz de desafiar a gravidade como resultado da maior pressão atmosférica de Krypton e suas exigências sobre a fisiologia de Krypton. Combinando sua velocidade com este poder, o Superman pode voar a velocidades inacreditáveis, mesmo superando a velocidade da luz. Uma vez que o Superman quebra essa barreira aparentemente impenetrável, o Superman pode percorrer o tempo e atravessar as dimensões. Apesar de sofrer uma tensão física crescente, o Superman pode voar a velocidades múltiplas vezes mais rápido do que a luz e, quando motivado, demonstrou ser capaz de destruir os limites do infinito, exigindo o Espectro para intervir para impedi-lo de testemunhar o segredo final da realidade. Em outra ocasião, ele usou essa habilidade para escapar de um buraco negro, embora a gravidade bem deslocasse sua perna no processo.
  • Velocidade Sobre-Humana: Ele é capaz de se mover, reagir, correr e voar a velocidades sobre-humanas. Enquanto não tão rápido como o Flash, Superman é considerado um dos seres mais rápidos do universo. Ele pode usar esse poder para desarmar adversários, pegar balas ou estilhaços, atravessar grandes distâncias em segundos e mover-se a si mesmo e a outros objetos a velocidades que excedam a velocidade da própria luz. Combinando seu vôo com esse poder, o Superman pode voar a velocidades inacreditáveis, mesmo superando a velocidade da luz. Uma vez que o Superman quebra essa barreira aparentemente impenetrável, o Superman pode percorrer o tempo e atravessar as dimensões. Apesar de sofrer uma tensão física crescente, o Superman pode voar a velocidades múltiplas vezes mais rápido do que a luz e, quando motivado, demonstrou ser capaz de destruir os limites do infinito, exigindo o Espectro para intervir para impedi-lo de testemunhar o segredo final da realidade. Em outra ocasião, ele usou essa habilidade para escapar de um buraco negro, embora a gravidade bem deslocasse sua perna no processo.
  • Audição Sobre-Humana: O Superman aumentou enormemente a sensibilidade auditiva até mesmo as menores mudanças no som e no tom, permitindo que ele desperte ruídos de todo o mundo. Ele mostrou controle suficiente para bloquear os sons do ambiente para se concentrar em uma fonte/freqüência específica.
  • Super-Sopro: Superman pode criar ventos de força de furacões soprando, e também exalar gás super-resfriado para congelar um alvo. Seu Super-Sopro é tão poderoso que ele uma vez o usou para revirar a terra de volta à órbita. Ele também pode respirar grandes quantidades de ar para dissipar nuvens de gás, exalando-o.
  • Visão de Calor: Superman pode disparar feixes de calor intenso de seus olhos, produto de sua capacidade de liberação óptica de radiação eletromagnética ao longo de uma série de comprimentos de onda. Uma vez, quando ele era Superboy, ele usou a visão de calor para reenviar o Sol, que havia sido drenado por um Comedores de Sóis. Ainda assim, alguns inimigos eram poderosos o bastante para resistir e nem sequer estremecer, como Brainiac, cujo Ultra-Força do Cinto de Escudo protegia-o contra danos em um nível ainda maior do que A invencibilidade de Superman e Mongul, que resistiram à intensidade total da visão de calor do Superman depois de serem atingidos com isso em ponto.9
  • Super Visão: Superman também possuía visão telescópica, permitindo que ele visse objetos de grandes distâncias e visão de raio-X, o que permitiu que o Superman visse através de objetos através da emissão de radiação de raios-X de forma óptica.
  • Visão Telescópica: A capacidade de focar sua visão para ver algo a uma grande distância, sem violar as leis da física.
  • Visão Microscópica: A capacidade de ver objetos e imagens extremamente pequenas até o nível subatômico.
  • Visão Raio-X: A capacidade de ver através de qualquer coisa, exceto liderar. Uma vez que é passivo, essa habilidade não geraria radiação nociva da mesma maneira que uma projeção focada de raios-X rígidos.
  • Super-Ventriloquismo: Ele poderia projetar sua voz sem mover visivelmente a boca ou os lábios em grandes distâncias.
  • Super-Hipnótico: Uma habilidade passiva e de baixo nível ampliada a um grau significativo pelo material das lentes nos óculos de Clark Kent, os olhos de Superman emitiram ondas hipnóticas que impressionaram o desejo de Superman de não permitir que outras pessoas descobrissem sua identidade secreta subconscientemente nas percepções dos outros. Enquanto Clark Kent usasse óculos e o Superman não fez, ninguém fez a conexão. Superman, no entanto, também foi treinado em como hipnotizar artificialmente os outros usando efeitos de luz e usou sua habilidade em hipnose em uma ocasião para convencer seus amigos do WGBS e do Planeta Diário de que ele havia sido selecionado para uma tarefa quando ele não tinha estado.
  • Intelecto de Nível Gênio
  • Memória Fotográfica: Ele poderia aprender cirurgia em minutos lendo os livros apropriados e reconstruindo um computador explodido, lembrando onde cada componente era. A velocidade de processamento de dados do Superman é equivalente a TRS-80.[60]

    Habilidades

  • Aviação: Superman pilotou o Supermóvel em ocasiões, devido ele ficar sem poderes.
  • Carisma
  • Disfarce[61]
  • Engenhocas: Brilhante cientista e inventor, especialmente na robótica.
  • Especialista Combatente: Em situações de combate, o Superman faz uso de um estilo de luta improvisado que depende de força e velocidade esmagadora.
  • Historiografia Kryptoniana
  • Vontade Indomável: Superman mostrou ter um espírito poderoso, livre de corrupção e tentação. Tendo sido criado por gentil fazendeiro do Kansas e sua esposa, ele foi ensinado a proteger a vida e ajudar os outros. Ele é muito otimista e nunca desiste, mesmo quando as coisas parecem ruins.
  • Jornalismo: Clark é um dos principais repórteres no Planeta Diário, rivalista apenas pela Lois Lane.
  • Liderança: Superman provou muitas vezes a sua capacidade de promover o respeito e inspirar outros com seu carisma, ardor e idealismo. Ele freqüentemente serve como primus inter pares da Liga da Justiça.
  • Multilinguismo: Parece falar e escrever todos os idiomas conhecidos na Terra, bem como vários idiomas estrangeiros, incluindo Kryptonese e o script Interlac.
  • Psicologia [62]

    Fraquezas

  • Vulnerabilidade a Kryptonita: Existem vários tipos de Kryptonita, a maioria dos quais afetou o Superman de uma maneira particular e invariavelmente negativa. A Kryptonita Verde, de variedades reais e sintéticas, poderia tirar Superman gradualmente de sua força e superpoderes e drenar a radiação solar de suas células, enfraquecendo fisicamente até o ponto de incapacitação. Se exposto à radiação ao K Verde durante um período prolongado de tempo, ele poderia até matá-lo. A Kryptonita Vermelha, por outro lado, emitiu radiação que mata o Superman de maneiras imprevisíveis por um período máximo de 3 dias. Nenhuma duas amostras da K Vermelha teria o mesmo efeito no Superman, enquanto qualquer dado pedaço da K Vermelha só poderia afetar o Superman ou qualquer outro Kryptoniano uma vez pela exposição. Kryptonita Dourada simplesmente tinha o poder de roubar Superman permanentemente de seus superpoderes. Embora existam outras variedades de Kryptonita, tipicamente sintéticas, essas três variedades principais foram as mais comumente encontradas na natureza e impactaram o Superman em sua própria maneira única e prejudicial.
  • Vulnerabilidade a Magia: Devido à falta da ressonância inata com forças mágicas que se tornaram adaptativas nos seres humanos ao longo de milhares de anos, as espécies Kryptonianas, Superman incluídas, não estavam apenas desprovidas da disposição humana em direção ao domínio mágico (embora exista um culto secreto de magos Kryptonianos) , mas também foram mais vulneráveis aos efeitos da magia do que os seres humanos normais. Isso se aplica mesmo ao Superman, cuja fisiologia é aprimorada de várias maneiras pelo meio ambiente da Terra para ser imune às forças mais naturais. Superman, portanto, não tem nenhuma invencibilidade especial para prejudicar infligido através de meios místicos, e, portanto, não era apenas alguém bem versado nas artes místicas um perigo muito real para o Superman, mas também mais provável do que não invulnerável aos efeitos da maioria dos poderes do Superman. Na verdade, em uma luta contra uma criatura sobrenatural, como o Superman não era mais formidável do que um homem normal dele ... Spawn de Frankenstein ou Caitiff. idade e construção, se não for menos. Enquanto os feiticeiros humanos, como Senhor Satanis e Syrene, não eram inerentemente imunes aos poderes de Superman como monstros de natureza mágica, eles poderiam provavelmente os negará facilmente com as habilidades à sua disposição. Algumas entidades mágicas, como Sr. Mxyzptlk e o Espectro, eram praticamente onipotentes e, portanto, podiam tratar o Superman como seu brinquedo indefeso se desejassem. Curiosamente, a Família Marvel, Adão Negro, Salomon Grundy, e Capitão Trovão, apesar de obter seus poderes de suas origens sobrenaturais, foram retratados como tendo sido capazes de lutar contra Superman em termos iguais, e vice-versa, por causa de sua força, resistência e invulnerabilidade, não sua natureza mágica. De fato, dado o fato de que os exemplos acima mencionados eram individualmente tão fortes ou quase tão fortes quanto o Superman, a incapacidade incapacitante de Superman para lidar com as forças da magia deveria ter logicamente feito seus encontros com ele extremamente pesado a seu favor.
  • Vulnerabilidade a Radiação do Sol Vermelho: Quando exposto à radiação eletromagnética emitida por um sol vermelho, gerado natural ou artificialmente, Superman perdeu todas as suas superpotências e se tornou, para todos os efeitos, equivalente a um homem humano normal de sua idade e construir. Mesmo quando residem em ambientes que existem sob os sóis amarelos, a projeção da radiação do sol vermelho poderia torná-lo iminentemente impotente. No entanto, ao contrário da radiação de Kryptonita, a radiação do sol vermelho ainda é suficiente para atender as demandas fisiológicas de Superman e sustentá-lo indefinidamente, apenas não capacitá-lo na forma como a radiação de um sol de cores diferentes poderia.
  • Vulnerabilidade a Psiônicos: Superman poderia ser totalmente incapacitado e incapacitado por uma intrusão psíquica se a fonte do ataque fosse capaz de trabalhar rapidamente o suficiente para subverter todas as defesas mentais de Superman antes que a força de vontade de Superman superasse a presença psiônica estrangeira. Potencialmente, um psíquico talentoso poderia rapidamente tornar o Superman inconsciente ou colocá-lo sob controle mental se Superman não tivesse a oportunidade de responder.

Equipamento

  • Uniforme do Superman: Originalmente, apenas o pano Kryptoniano normal com o qual o bebê Kal-El estava envolvido durante o vôo para a Terra, o traje de Superman torna-se tão invulnerável quanto ele mesmo, se não mais, sob a radiação de um sol amarelo. A evidência da possibilidade de o traje de Superman se tornar mais durável do que ele na Terra inclui o fato de que lutas com vários inimigos capazes de prejudicar fisicamente o Superman ainda não conseguem rasgar ou rasgar sua fantasia. Como resultado, o traje de Superman oferece alguma proteção, mesmo quando o Superman está despojado de suas superpoderes, pois pode resistir aos efeitos de mudanças drásticas de temperatura e abuso físico, embora isso não diga nada sobre a capacidade ou a falta do seu usuário para sustentar isso tipo de dano em circunstâncias de impotência. A fantasia de Superman também é conhecida por poder proteger seu usuário (ou qualquer coisa envolvida em sua capa) dos efeitos do atrito.
  • Lentes Kryptoniana: Clark Kent pode usar óculos com lentes da sua nave espacial Kryptoniana para projetar sua visão de calor sem derreter.
  • Robôs do Superman: Os fac-símiles do Androide do Homem de aço, imbuídos de duplicatas inferiores do conjunto de poder principal do Superman e usado para ocupar-se de ele em ocasiões, quando é necessário que Superman e Clark Kent sejam vistos juntos para desviar a suspeição ou defender Metrópolis quando seu criador é incapaz de por uma variedade de razões. Robôs Superman especiais até foram criados para representar Clark Kent em sua identidade civil. A poluição eventualmente tornou inseguro para eles usar suas superpotências.
  • Fortaleza da Solidão Supercomputador: Supercomputador altamente avançado do Superman, localizado na Fortaleza da Solidão.
  • Vários artefatos tecnológicos de Krypton e outros mundos estrangeiros que o Superman visitou no passado, geralmente contidos na Fortaleza da Solidão.

    Transporte

  • Normalmente, apenas voa sob seu próprio poder, mas ocasionalmente fez uso de um Supermóvel para compensar a perda temporária de poderes ou para proteção contra sistemas solares não-amarelos em que o Superman muitas vezes perderia seus poderes ou os diminuiria. Durante seu tempo em Kandor como Asa Noturna, Kal-El utilizou um foguete para lhe dar a habilidade de voar como ele poderia sob o sol amarelo da Terra.

    Armas

  • Projetor da Zona Fantasma
  • Várias armas coletadas de aventuras interestelares passadas, geralmente continham o arsenal Fortaleza da Solidão.
  • Esta versão da Superman, incluindo toda a história e aparências correspondentes, foi inicialmente apagada da existência após o colapso do Multiverso original na série limitada de 1985-86 Crise nas Infinitas Terras. No entanto, o fim da Convergência impediu retroativamente aquele colapso, salvando todas as realidades alternativas, embora em uma forma "evoluída". Mesmo que as versões do personagem possam ter aparecido desde então, essas informações não se aplicam a essas versões.
  • Inconsistências sobre Superman, Superboy e outras histórias da "Terra-Um" com a continuidade Terra-Um resultaram em muitas histórias sendo atribuídas retroactivamente a uma Terra paralela com a Terra-Trinta-e-Dois e a Terra-Dois-A sendo o maior desses.

Notas de Rodapé

  1. As versões dos anos 60 da história de origem têm os Kents enviando Kal-El para um orfanato e o adotando mais tarde, enquanto a maioria das versões de 1970 da história os Kents passam Kal-El como seu parente distante cujos pais de nascimento morreram.
  2. Adventure Comics #271 (1960)
  3. O Incrível Mundo do Superman #1
  4. Action Comics #242
  5. Superman #338
  6. Action Comics #279
  7. Action Comics #285
  8. Liga da Justiça da América #144
  9. O Bravo e o Audaz #28
  10. Superman #94
  11. Superman #76
  12. Os Melhores do Mundo #94
  13. Os Melhores do Mundo #71
  14. Os Melhores do Mundo #72
  15. Os Melhores do Mundo #73
  16. Os Melhores do Mundo #75
  17. Os Melhores do Mundo #76
  18. Os Melhores do Mundo #77
  19. Os Melhores do Mundo #78
  20. Os Melhores do Mundo #80
  21. Os Melhores do Mundo #84
  22. Os Melhores do Mundo #141
  23. Os Melhores do Mundo #142
  24. Os Melhores do Mundo #143
  25. Os Melhores do Mundo #144
  26. Os Melhores do Mundo #160
  27. Os Melhores do Mundo #168
  28. Os Melhores do Mundo #207
  29. Os Melhores do Mundo #217
  30. Os Melhores do Mundo #256
  31. O Bravo e o Audaz #150
  32. Os Melhores do Mundo #262
  33. Os Melhores do Mundo #264
  34. Os Melhores do Mundo #270
  35. Os Melhores do Mundo #272
  36. Os Melhores do Mundo #273
  37. Os Melhores do Mundo #274
  38. Os Melhores do Mundo #275
  39. Os Melhores do Mundo #277
  40. Os Melhores do Mundo #278
  41. Os Melhores do Mundo #279
  42. Os Melhores do Mundo #280
  43. Os Melhores do Mundo #281
  44. Os Melhores do Mundo #285
  45. Os Melhores do Mundo #286
  46. Os Melhores do Mundo #287
  47. Os Melhores do Mundo #288
  48. Os Melhores do Mundo #293
  49. Os Melhores do Mundo #307
  50. Os Melhores do Mundo #321
  51. Os Melhores do Mundo #323
  52. Convergência: Gladiador Dourado #2
  53. Convergência: Superboy e a Legião dos Super-Heróis #1
  54. Convergência: As Aventuras de Superman #1
  55. Convergência: As Aventuras de Superman #2
  56. Action Comics #262
  57. Os Melhores do Mundo #208
  58. Action Comics #553
  59. Action Comics #473
  60. Superman Nos Computadores que Salvaram Metrópolis
  61. Action Comics #473
  62. Superman #370


Superman Family 0001
DC Rebirth Logo

Membros da Família Superman
Este personagem é ou foi uma encarnação de um aliado de Superman, e sendo um membro da Família Superman . Este modelo irá categorizar artigos que incluí-lo na categoria "Membros da Família Superman".

Justice League 0002
Membro da Liga da Justiça
DC Rebirth Logo

Este personagem é ou foi membro da Liga da Justiça da América , ou da Liga da Justiça em qualquer de suas várias encarnações, jurado por um dever de agir como guardiões da América e do mundo usando suas habilidades e/ou super poderes para proteger a Terra contra ameaças interestelares e domésticas.
Este modelo irá categorizar artigos que incluírem ele na categoria "Membros da Liga da Justiça da América"

Predefinição:Membro da Legião dos Super-Heróis

Daily Planet Batman Strikes 01
DC Rebirth Logo

Funcionários do Planeta Diário
Este personagem é, ou foi um funcionário do Planeta Diário, um jornal diário com base em Metrópolis. Este modelo irá categorizar artigos que o incluí-rá na categoria" Funcionários do Planeta Diário".

Batman Family 0001
Membro da Família Batman
DC Rebirth Logo

Este personagem é ou foi uma encarnação ou um aliado do Batman, e um membro da Família Batman . Este modelo irá categorizar automaticamente os artigos que incluem-lo na categoria "Membros da Família Batman".

Riddler 0008
DC Rebirth Logo

Citação Necessária
"Quando? Como? Onde? O que? Por quê? - A vida está cheia de perguntas, não é?"
Este artigo contém informações que não foi bem verificado. Você pode ajudar o banco de dados DC, adicionando fontes confiáveis, a fim de trazer este artigo a um padrão mais elevado de qualidade.