FANDOM

HelpDoutor Oculto
Doctor Occult 0004
Galeria
Information-silkNome RealRichard Occult
Information-silkIdentidade AtualDoutor Oculto
Information-silkNomeOriginalDoctor Occult
Information-silkAfiliaçõesAntigamente Brigada dos Encapotados, Sentinelas da Magia, Sociedade da Justiça da América, Comando Invencível
Information-silkBase de OperaçõesCentral City, antigamente New York City
Status
Information-silkMoralidadeNeutro
Information-silkIdentidadeIdentidade Secreta
Information-silkCidadaniaAmericano(a)
Information-silkRaçaHomo Magi
Information-silkEstado CivilSolteiro
Information-silkOcupaçãoInvestigador Privado; Mágico
Características
Information-silkSexoMasculino
Information-silkAltura6' 1"
Information-silkPeso189 lbs (86 kg)
Information-silkOlhosCinzas
Information-silkCabeloPreto
Origem
Information-silkUniversoNova Terra
Information-silkLugar de NascimentoNew York City
Information-silkCriadoresJoe Shuster, Jerry Siegel
Primeira Aparição
New Fun Comics #6
Primeira Aparição no Brasil
Super-Homem 1ª Série Nr 37 (Abril)

Origem

Doutor Richard Occult, a.k.a. o "Detetive Fantasma", é um investigador privado que se especializa em casos envolvendo o sobrenatural, e cujas façanhas gravadas começaram em 1935. Mas a história começou 36 anos antes.

Em 31 de dezembro de 1899, um culto pretendia sacrificar duas crianças sequestradas a Satanás. Os cultistas atraíram a atenção do demônio Koth, que rejeitou a oferenda e matou os cultistas. Zator, um discípulo do culto místico conhecido como os Sete, resgatou os bebês e os levou a uma cidadela escondida. Os Sete reconheceram o potencial místico nos bebês, e decidiram criá-los, nomeando-os Richard Occult e Rose Psychic. Quando eram maiores de idade, Doc provou ser o mais adepto da magia, de modo que os Sete o deram o Símbolo Místico dos Sete e o nome de "Doutor Oculto". No mesmo dia, eles também foram instruídos a deixar a Cidadela, parte de Zator, e usar suas habilidades para combater o mal no mundo.

Doutor Oculto

Viajando da Cidadela para a China e depois de barco para a América, os dois jovens mágicos logo se encontraram em Nova York nos anos 20. Tomando o nome de "Richard Occult", Doc começou a estudar ciências na faculdade e em outras escolas, eventualmente ganhando o título de "médico" formalmente também. Richard Occult estabeleceu-se como um investigador privado com Rose como sua assistente.

Juntos, eles lutaram com muitas ameaças sobrenaturais a partir de 1935 em diante. Embora ninguém tenha levado a sério seus negócios no começo, eles finalmente conseguiram provar que estavam resolvendo o caso de um vampiro assassino em massa. Em 1936, o diabólico Koth voltou de seu reino, desta vez quase dominando os Sete. Se não fosse a interferência do Dr. Oculto e Zator, todos teriam perecido. Koth conseguiu fugir, e os Sete rapidamente designaram Doc e Zator protegerem um antigo cinturão egípcio de poderes milagrosos de entidade perversa. Para este caso especial, o Dr. Oculto se equipou com uma espada mágica e um traje de batalha com um manto e um emblema de peito, tornando-se assim o primeiro herói trajado da Era de Ouro. Com forças combinadas, Doc, Zator e os Sete conseguiram derrotar Koth, e o demônio foi disperso através de um grande número de dimensões estranhas.[1]

Comando Invencível

No início da década de 1940, o Doutor Ocultto juntou-se à equipe de heróis de guerra conhecida como Comando Invencível, como um de seus poucos membros em paisagismo. Ele permaneceu no Comando Invencível, embora quase sempre como semi-ativo, até a guerra terminar em 1945. Com o Comando Invencível, ele encontrou muitos outros grandes místicos da época, como Senhor Destino, Zatara, Sargon o Feiticeiro, Johnny Trovoada e seu Relâmpago, a Raposa Voadora, Merlin o Mago, Tor o Mestre da Magia, e o quase todo-poderoso Espectro.

Sociedade da Justiça da América

Em 1945, o Doutor Oculto ajudou a Sociedade da Justiça da América em derrotar a entidade sem alma inter-dimensional conhecida como o Predador, sacrificando sua própria alma para fazê-lo. Após a derrota do Predador, Rose apareceu diante do Doutor Oculto e compartilhou sua alma com ele. Desde aquele dia, Doc e Rose permaneceram um ser físico, às vezes caminhando como um homem, às vezes como uma mulher.

O Dr. Oculto foi convocado por John Constantine para ajudar a impedir o retorno da Escuridão Original, que tinha precedido a Criação do Universo, quando tentou retornar ao mundo.

Vingador Fantasma recrutou o Dr. Oculto para ajudar a ensinar o jovem místico Tim Hunter. O oculto transformou o yo-yo de Tim em um animal familiar chamado Yo-Yo para ajudar o menino em sua aprendizagem. Ele também mostrou ao menino os reinos mágicos das fadas, Mundo de Cristal, Skartaris e o Sonhar.

Brigada dos Encapotados

John Constantine convocou o Oculto e a Brigada dos Encapotados para ter uma conversa com Mister E. E disse-lhes que ele sofria de visões de um mundo comido pelo deus do câncer M'nagalah, e sabia que Pyotr Konstantin de alguma forma causou isso. E tomou a Brigada dos Encapotados em uma viagem para o futuro possível de sua visão, onde a única pessoa deixada viva foi Pyotr. Pyotr convocou os Lamentadores para atacar a Brigada. A Brigada ganhou a luta e Pyotr disse-lhes que poderiam evitar a tragédia que ele causou se eles o levassem de volta no tempo para o ano de 1600. No passado, Pyotr lançou um feitiço para forçar a Brigada a enfrentar e lidar com as falhas passadas do outro e culpa enquanto ele partiu para impedir que seu eu passado desencadeasse a cadeia de eventos que desencadeou a M'nagalah. A Brigada conquistou a culpa um do outro e encontrou Pyotr, que não conseguiu deter seu eu passado. A Brigada viajou até a época do desastre nuclear de Chernobyl, quando o passado de Pyotr e Elliana do Leshy, cujo povo havia sido destruído pela humanidade, traria M'nagalah à Terra. A Brigada usou um feitiço de contenção em M'nagalah, mas Vingador Fantasma, que tinha lidado com a culpa do Oculto por não poder tocar Rose novamente e sentir que estava em uma situação semelhante, estava pronto para abandonar a luta. O oculto transformou-se em Rose e convenceu o Vingador que onde havia vida havia esperança. A Brigada venceu M'nagalah.

Sentinelas da Magia

O Dr. Oculto observou estátuas chorosas, relâmpagos carmesim e outros sinais do apocalipse. Ele foi recrutado por Zatanna para juntar-se aos Sentinelas da Magia, cujo objetivo era combater Espectro / Asmodel, que tinha desencadeado o Inferno na Terra. O Dr. Oculto recrutou Mary Marvel, CM3, Capitão Marvel, Sideral II e F.A.I.X.A. para combater a horda de demônios que estava ameaçando N.Y. durante o Dia do Julgamento. Os Sentinelas separaram Asmodel da maior parte da Espectro a Força, prendendo-o no globo de Madame Xanadu. Era apenas uma solução temporária, e os sentinelas sabiam que precisavam da Lança do Destino para derrotar Asmodel. Espectro foi ferido pela Lança, permitindo que a alma do Lanterna Verde Hal Jordan para se tornar o novo hospedeiro de Espectro, mas uma nova ameaça emergiu quando Neron possuía Superman. Hal derrotou Neron, enviando-o de volta ao Inferno.

Guerra Imperiex

Durante a guerra de Imperiex, O Oculto foi chamado como reserva de SJA em uma missão para interromper Imperiex com a fonte de alimentação de sua nave. A SJA descobriu que o nave de Imperiex estava sangrando seu poder do planeta Daxam, que Imperiex tinha puxado para fora de sua órbita. Oculto conseguiu enviar Daxam de volta à órbita adequada, e o nave Imperiex, que já não tinha uma fonte de alimentação, implodiu.

Como um reservista da SJA, Oculto lutou contra os cultistas de Kobra que estavam lançando ataques terroristas contra a Filadélfia, Príncipe das Trevas puxou a lua de sua órbita e Kobra declarou o evento sinalizando o fim iminente do mundo. Oculto usou feitiços de teletransporte para manter os cidadãos da Filadélfia bem longe da carnificina. Senhor Destino Eeviou uma transmissão psíquica perguntando ao Moça-Gavião, Columba e Poderosa para vir ao Mundo de Cristal e libertar a alma de Arion, assim que o Dr. Oculto abriu um portal o Mundo de Cristal, permitindo que as heroínas cruzem sobre. Oculto e a SJA derrotaram os cultistas de Kobra, e Sand desfez os danos que a lua fez à terra. Oculto ajudou a SJA a derrotar Mordru.

Crise Infinita

Algum tempo depois da Crise Infinita, o Doutor Oculto mudou-se para Central City, ele se estabeleceu em um bairro desanuviado. Dentro de seis meses, todos os outros tinham se mudado; As únicas outras pessoas naquele bairro são os poucos amigos que podem sobreviver aos desastres que ele atrai, os poucos clientes que ainda não sabem sobre ele, e Gladys, sua recepcionista (que é um zumbi). No começo de Blaze e a campanha de Satanus contra Neron, ele foi contatado pelo falecido Ralph e Sue Dibny, detetives companheiros cuja especialidade é o oculto. Decidindo que ele precisa de um guia antes de pôr os pés no Inferno, ele decidiu entrar em contato com Peri Amarelo.

Poderes

Equipamento

  • Espada & Cinto: Por um breve período, os Sete equiparam o Dr. Oculto com uma espada e um cinto possuindo poderes místicos, incluindo o voo e a habilidade de transformar as pessoas em pedra.
  • Símbolo Místico dos Sete: Com ele, ele pode repelir e exorcizar vários seres sobrenaturais, e até repelir certas formas naturais de energia.
  • Embora este personagem foi originalmente introduzido durante a era da publicação da Terra-Dois, a sua existência após os acontecimentos da série limitada Crise nas Infinitas Terras de 1985-86 permanece intacta. No entanto, alguns elementos da história de pré-crise do personagem podem ter sido alterados ou removidos para a continuidade pós-crise da Nova Terra e não mais se aplicam.

Notas de Rodapé

Também no FANDOM

Wiki aleatória