FANDOM


Em novembro de 1940, o chanceler alemão Adolf Hitler adquiriu uma poderosa arma mística conhecida como a Lança do Destino. Com ele, pretendia manipular seu poder para dominar toda a Europa. Um oficial britânico chamado Smythe soube dos planos de Hitler e informou o
Information-silk
Information-silk Nome Oficial
Sociedade da Justiça da América
Information-silk Nome Original
Justice Society of America
Information-silk Outros Nomes
SJA, Batalhão da Justiça; O Super-Esquadrão
Information-silk Estado
Information-silk Identidade
Information-silk Moralidade
Information-silk Universe
Information-silk Universo
Information-silk Base de Operações
Quartel General da SJA, Nova Iorque; Anteriormente Gotham City; anteriormente Civic City; anteriormente Capitol City
Afiliações
Information-silk Líder(es) de Equipe
Origem
Information-silk Origem
Reunido pelo presidente Roosevelt para lutar na Segunda Guerra Mundial.
Information-silk Lugar de Formação
Primeira Aparição



História

Em novembro de 1940, o chanceler alemão Adolf Hitler adquiriu uma poderosa arma mística conhecida como a Lança do Destino. Com ele, pretendia manipular seu poder para dominar toda a Europa. Um oficial britânico chamado Smythe soube dos planos de Hitler e informou o presidente americano, Franklin Delano Roosevelt. Roosevelt, pressionado pelo Congresso para manter uma postura isolacionista, recusou-se a envolver abertamente os Estados Unidos na guerra da Inglaterra com a Alemanha. Em vez disso, ele escolheu dois "Homens Mistérios" a partir de um dossier ultra-secreta para usar como agentes civis contra as forças de Hitler - o Flash e o Lanterna Verde.

Convocando ambos os homens para um escritório especial em Gotham City, o agente Smythe delineou a natureza de sua missão e disse-lhes para voar para McMurdie Castle, na Escócia. McMurdie era o local de uma operação nazista especial liderada por um oficial chamado Major Streicher. Os cientistas de Streicher desenvolveram um robô gigante, conhecido como Mordmaschine (A Máquina Assassina). Ao chegar no Nazista, a Máquina Assassina se mostrou mais poderosa do que qualquer um dos heróis esperados e logo os incapacitou. Streicher enviou os corpos inconscientes de Flash e Lanterna Verde para Berlim, Alemanha – um presente para o Führer.

Prostrando diante das fileiras do exército alemão, Hitler apresentou orgulhosamente os heróis em cativeiro diante das massas. Ele então usou a Lança do Destino para conjurar um exército de Valkyria nórdica. As Valquírias deveriam atuar como escoltas para um protótipo de bombardeiro de longo alcance que visava Washington, D.C. Lanterna Verde e o Flash se libertaram de seus laços e lutaram contra as Valquírias, mas não conseguiram impedir o bombardeiro de decolar.

Enquanto isso, o feiticeiro conhecido como Senhor Destino descobriu que Hitler estava na posse da Lança do Destino. Ele sabia que tal arma nas mãos de um tirano só poderia significar destruição para o mundo inteiro. Percebendo uma inminente invasão nazista da Inglaterra, o Senhor Destrio recrutou a ajuda de outros chamados Mistérios inclusive, Átomo, Gavião Negro, Homem-Hora e Espectro. A magia do Destino teletransportou os heróis para os Penhascos brancos de Dover, onde ajudaram os soldados britânicos a lutar contra as hordas nazistas. O Espectro demitiu sozinho uma frota de navios de guerra nazistas.

Com as costas da Inglaterra temporariamente a salvo do ataque inimigo, os heróis encontraram-se com o Flash e Lanterna Verde, que, por sua vez, advertiu-os sobre o ataque do bombardeiro contra Washington. Eles seguiram o avião de volta para os Estados Unidos, e a Lanterna Verde conseguiu destruí-lo com o anel antes que ele pudesse implantar sua carga útil mortal. No entanto, uma das Valquírias, um guerreiro chamado Gudra, conseguiu evadir a captura e infiltrar-se na Casa Branca. Ela explodiu no escritório oval com a intenção de assassinar o presidente Roosevelt. O Atom saltou para sua defesa, desviando a lança de Gudra, mas seu heroísmo se mostrou inútil, quando Gudra bateu de novo, mergulhando sua arma no cofre de Roosevelt, matando-o. Horrorizado por testemunhar a morte de um estadista americano tão importante, o Espectro implorou a Voz de Deus para ressuscitá-lo. A Voz concordou, mas advertiu que Roosevelt estava destinado a morrer mais uma vez, na véspera da vitória de sua nação sobre os poderes do Eixo.

Roosevelt reviveu, e nem ele nem os outros heróis reunidos possuíam conhecimento da escova de morte do presidente com a morte. Reconhecendo que o envolvimento americano na Europa era inevitável, o presidente Roosevelt sugeriu que os heróis deveriam reunir suas forças em uma unidade de combate coesa voltada para proteger a frente da casa dos Estados Unidos. Assim, eles se tornaram conhecidos como Sociedade da Justiça da América.[1]

Os Primeiros Anos

No início de 1941, a Sociedade da Justiça da América se estabeleceu em um quarto de hotel secreto localizado em Capitol City. Inicialmente, a equipe não estava diretamente envolvida na guerra contra a ameaça do Eixo, mas continuaram a servir a causa ao encaminhar os agentes nazistas em casa, freqüentemente colaborando com o FBI. Em uma de suas primeiras missões gravadas, a SJA confundiu os esforços de Fritz Klaver, um colaborador nazista que liderou uma organização da 5ª coluna conhecida como Camisas Cinzentas.[2] Eles também lutaram contra várias figuras de crime não-motorizadas, como o agressor Senhor X, e o cientista criminal, o Professor Alba.

Em meados de 1941, a lista da SJA já começou a mudar e evoluir. O Flash desistiu como presidente da equipe, preferindo em vez disso uma posição honorária com a equipe.[3] Johnny Trovoada foi oficialmente induzido nas fileiras, seguido logo por Doutor Meia-Noite e Starman.[4] Em 7 de dezembro de 1941, o Japão Imperial lançou um enorme ataque furtivo contra uma base militar americana em Pearl Harbor, no Havaí. Este único incidente galvanizou o compromisso da América com a guerra. Como tal, o presidente Roosevelt, re-batizou a Sociedade de Justiça como o Batalhão de Justiça durante a duração do conflito. A equipe funcionou como um braço estendido do Comando Invencível, uma assembléia maciça de super-heróis dedicada a preservar os ideais da democracia.

Dissolução

A expansão da SJA

A expansão da SJA

Em 1951, Per Degaton embarcou em um esquema para quebrar a Sociedade da Justiça de uma vez por todas. Operando por trás dos bastidores, ele manipulou vários membros de alto escalão do governo federal para acreditar que a SJA tinha vínculos com o comunismo. Realizou-se um inquérito especial e a SJA compareceu perante a Comissão das Atividades Não-Americanas (C.A.N.A.). Após uma longa audiência, os membros do comitê exigiram que os membros da SJA revelassem suas identidades secretas ao público em geral. O Espectro (em uma aparente exibição de poder) argumentou veementemente em nome de seus colegas, citando isso sem suas identidades secretas, eles se tornariam alvos para agentes inimigos em todo o mundo. Não desejando revelar seus verdadeiros rostos, a Sociedade da Justiça optou por se dissolver. O público, no entanto, nunca perdeu a fé em seus heróis.[5]

Vários membros da SJA continuaram a operar no setor público. Starman compartilhou em várias aventuras com Canário Negro, durante as quais os dois realizaram um breve caso.[6] Eventualmente, a morte de sua esposa, Doris Lee, causou uma ruptura mental completa, e ele foi forçado a abandonar o manto de Starman para sempre.[7] O ex-colega, Charles McNider, tendo retirado seu alter ego do Doutor Meia-Noite, levou brevemente o nome Starman por um curto período em 1951. (O papel de Starman também foi realizado pelo futuro filho de Ted, David Knight, que viajou para trás no tempo desde a sua própria morte em 1994 até o ano de 1951.)

Lanterna Verde, empenhada em ficar fora do foco público, dedicou seu tempo à sua carreira, tornando-se o presidente da Gotham Broadcasting Company. Em um ponto, ele se envolveu com uma mulher chamada Alyx Florin, a quem ele eventualmente se casou. Só depois descobriu que Alyx era secretamente o vilão conhecido como Thorn. Através dela, Alan criou dois filhos, o futuro membros da Infinidade, Inc Jade e Manto Negro.

Gavião Negro e Moça-Gavião acabaram se casando e promovendo suas carreiras arqueológicas. Durante uma de suas aventuras, eles viajaram para o reino místico de Feithera onde eles eventualmente se tornaram os guardiões de uma jovem aviária chamada Norda. Eles também tiveram seu próprio filho, Hector, que, como a Norda, um dia se juntarão às filas da Infinity, Inc.

Al Pratt casou-se com o coração da faculdade, Mary James, e se aposentou em Civic City. Al tornou-se o padrinho de Albert Rothstein, o neto de seu amigo tardio, Terry Curtis.

Revivalismo

Algum tempo após a formação da Liga da Justiça, a Sociedade da Justiça também saiu da aposentadoria e juntou-se uma e outra vez com a Liga da Justiça em certas missões. Acredita-se que tenha começado quando Barry Allen, que era o Flash da Liga da Justiça, conheceu seu homólogo Jay Garrick da Sociedade da Justiça, embora as circunstâncias exatas desse encontro sejam desconhecidas.[8]

O Super Esquadrão

Pouco depois de retornar ao serviço ativo, a SJA descobriu que vários mais de seus antigos adversários também saíram da aposentadoria, principalmente Onda Mental e Per Degaton. Onds Metsl, que abriga um novo corpo, foi o arquiteto de uma série de catástrofes geológicas que ameaçaram destruir o mundo inteiro. A SJA respondeu à crise, mas encontrou assistência sob a forma de três heróis mais novos: Robin, Sideral I, e uma nova heroina chamada Poderosa. Na sugestão da Poder, esses heróis se tornaram um destacamento auxiliar da SJA chamado Super Esquadrão.[9]


Apetrechos

Equipamento:
Transporte: Ao longo dos anos, os membros da Sociedade da Justiça empregaram vários meios de transporte. Em muitos casos, os membros podem ser encontrados voando dentro do avião de robôs invisíveis da Mulher-Maravilha. Em outras situações, Green Lantern criaria uma gigante bolha de campo de força com o anel de poder e levaria os membros da equipe pelo ar enquanto ele voava. Alguns dos membros da SJA, como o Espectro e o Flash podem viajar por meio de seus próprios poderes únicos. A SJA da era moderna, sob a liderança do Sonho, usou um avião com design personalizado chamado Águia de Aço. A Águia foi projetada e construída pelo membro reserva da SJA, Pat Dugan.
Armas: Coletivamente, a SJA geralmente não empregava muitas armas. Os membros individuais, no entanto, eram conhecidos por usar várias armas e engonhocas como parte de suas identidades de combate ao crime. Gavião Negro usou uma grande variedade de armas de combate corpo a corpo antigas. Sonho usou uma arma de gás para tornar os oponentes inconscientes. Lanterna possuía um distintivo Anel do Lanterna Verde. Doutor Meia-Noite carregou um pacote de Bombas Blackout. Starman e Sideral usaram diferentes variações da Haste Cósmica e Mulher-Maravilha usou um mágico dourado laço para encher os oponentes.

  • A Sociedade da Justiça da América é considerada a primeira equipe de super-heróis na história do quadrinhos.
  • Embora a Sociedade da Justiça tenha sido originalmente introduzida durante a era de publicação da DC Terra-Dois, sua existência após os eventos da série limitada 1985-86 Crise nas Infinitas Terras permanece intacta. No entanto, alguns elementos da história Pré-Crise da equipe podem ter sido alterados ou removidos para a continuidade Pós-Crise da Nova Terra, e devem ser considerados apócrifos.
  • Na continuidade Terra-Dois, Superman e Batman foram considerados fundadores, embora honorários, membros da Sociedade da Justiça. Embora convidados, eles não puderam comparecer à primeira reunião oficial da equipe, em grande parte com seus compromissos dentro de suas próprias cidades. Superman e Batman raramente apareceram em All-Star Comics: Superman em All-Star Comics #7 e #36; Batman em All-Star Comics #7 e #8, em um cameo em uma Hop Harrigan história de texto ilustrada e All -Star Comics #36. Foram essas aparências que forçaram a posterior criação das contrapartes separadas da dimensional Terra-Um separadas para explicar como Superman e Batman conseguiram existir nos dois intervalos de tempo diferentes e, mais tarde, terras separadas.
  • Quando a história Nova Terra foi alterada por um feitiço corrompido projetado para substituir Batman, Superman e Mulher-Maravilha como a Trindade da Terra, a Sociedade da Justiça da América foi alterada em Sociedade da Justiça Internacional.


Notas


Curiosidades


Veja Também

Links e Referências

Predefinição:JSA Links

Rodapé

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.