FANDOM

O Universo Compacto é um universo singularmente criado que foi desenvolvido pelo Senhor do Tempo como parte de seu esquema para controlar a Legião dos Super-Heróis depois do Superboy da Terra-Um foi apagado da existência devido aos efeitos da [[Crise nas Infinitas Ter

Historia

O Universo Compacto é um universo singularmente criado que foi desenvolvido pelo Senhor do Tempo como parte de seu esquema para controlar a Legião dos Super-Heróis depois do Superboy da Terra-Um foi apagado da existência devido aos efeitos da Crise nas Infinitas Terras e substituído pelo atual Superman que nunca se tornou Superboy. Esta mudança ameaçou destruir a existência do século 30 Legião dos Super-Heróis e todos os que a povoaram como sendo os esforços do super-herói do Superboy da Terra-Um quem inspirou a Legião em primeiro lugar, criando essa realidade. Incapaz de acessar diretamente o "Amanhecer do Tempo" e mudar o fluxo de tempo como era antes da Crise, o Senhor do Tempo usou seu controle maciço sobre o fluxo de tempo resultante para criar um pequeno universo que refletia a realidade Terra-Um da Pré-Crise da Terra e Krypton a um nível muito próximo. Com a Terra criada e Superboy desenvolveu-se quase exatamente como na realidade Terra-Um, o Time Trapper encaminhou as máquinas de viagens do tempo da Legião para que sempre fossem transformadas na história do Universo Compacto, em vez de sua própria Terra, que agora era reformada.

Ao contrário do universo Terra-Um, essa dimensão compacta tinha apenas dois planetas populados, a Terra e o Krypton. O Senhor do Tempo considerou apenas estes dois necessários para recriar o agora-faltante Terra-Um e seu Superboy. Isso explicaria por que nenhum outro herói motorizado que dependia da influência extraterrestre se desenvolveu nesta Terra particular como em outras realidades paralelas.

Depois de estabelecer-se por vários anos como um herói e formar a Legião de acordo com a encarnação pré-existente da Terra-Um, o Senhor do Tempo revela a este Superboy o problema com a realidade, convence o Superboy a ajudá-lo a capturar e matar a Legião, ou então toda a realidade seja destruída. Quando a Legião chega no Universo Compacto Smallville, eles são atacados por Superboy que os segue até a nova Terra Primária da DC, a casa do atual Superman.

Pensando que eles apenas pularam alguns anos para frente e não para outra realidade separada, os Legionários tentam entrar em contato com o Superman, pensando que ele é apenas uma versão antiga de seu amigo e explicaria suas ações anteriores. Quando eles se confrontam com o Superman, seus poderes se ativam acidentalmente, levando a legião a atacá-lo até Brainiac 5 forçar o combate a parar, pelo que as discussões podem ser reveladas. É durante as discussões que Superboy chega e congela todos com seu raio imobilizador. Superboy carrega seus quatro antigos amigos congelados em uma bolha de tempo e deixa Superman para trás depois de declarar corretamente que o adulto Kal-El não é o Superman que ele cresceria para se tornar. Depois de alguns momentos, o Superman começa a recuperar sua mobilidade e imediatamente começa a perseguir o Superboy e os membros ainda imobilizados da Legião.

Superboy, mais rápido e muito mais poderoso do que o Superman, se prepara para entrar no fluxo de tempo sob seu próprio poder e deixa a Terra principal da DC para trás. Superman começa a falhar por trás da grande velocidade de Superboy, mas consegue agarrar o pé de Superboy antes de entrar no fluxo de tempo atual e é arrastado pela Superboy para o mundo de Superboy. Superman comenta o quão ruim o tempo de viagem é para ele e quão impressionado ele é pela velocidade que Superboy tem ao seu controle que lhe permite quebrar a barreira do tempo em sua própria velocidade. Superman, em última instância, perde o controle e cai no fluxo de tempo e cai no chão, não muito longe do Smallville do Universo Compacto, onde ele é encontrado pelo menor Universo Compacto Pete Ross, que Clark mentalmente observa que parece apenas semelhante ao colega do ensino médio que ele já conhecia , mostrando as diferenças do novo histórico da Terra e da versão Earth-One.

Como o ataque da Legião, o Caçador revela seu controle sobre o Superboy aos membros da Legião reunidos: "Este nunca foi o seu passado Legionário. Apenas uma possibilidade sussurrante em que eu liguei quando você era presunçoso o suficiente para tentar viajar pelo tempo. Cada vez que você "quebrou" a barreira do tempo, enviei-te aqui ... até que esta Terra começou a desmoronar e a brincadeira tremendo. Com isso, o Senhor do Tempo danificou a maquinaria que reteve as energias destrutivas da crise e a esquerda. Mais uma vez, os céus vermelhos começaram a atacar o Universo Compacto. Quando os heróis tentaram reparar a máquina, a Superboy percebeu que a única maneira de reparar a máquina é encontrar alguma maneira de canalizar suas energias. Faltando o tempo para encontrar isoladores adequados para as enormes energias necessárias para salvaguardar todo um universo, Superboy entra na máquina para atuar como isolador e permite que as energias universais passem por ele. Ele permanece até o Universo Compacto se afastar das ondas de energia da Crise para algum local seguro desconhecido no cosmos.

Com o mundo seguro, Superboy finalmente se permite colapsar. Ma e Pa Kent assistem com horror quando os Legionários tentam salvar o Superboy ferido, levando-o de volta ao século 30. Mas, chegando no futuro salvaguardado, Superboy morre por seus ferimentos.

Seria revelado mais tarde no Superman Vol 2 #21 que Superboy nunca foi levado de volta à sua época nativa, mas enterrado no século 30, embora estivesse faltando por tanto tempo que os Kents lhe deram um funeral, altura em que eles revelaram ao mundo em geral que seu filho Clark era Superboy. Esses Kents morreriam de mágoa e tristeza, não muito tempo depois, deixando o Universo do Bolo para ser defendido por seu Luthor e Supergirl (a Matriz de formas) que se tornaria o único sobrevivente desta realidade de bolso após a destruição feita pelo General Zod daquela realidade e capangas.

No século 30, a Terra do Universo Compacto foi puxada para a realidade Nova Terra para substituir a Terra destruída. No entanto, verificou-se que o Universo Compacto teve leis físicas ligeiramente diferentes, fazendo com que o planeta se transformasse efetivamente em uma bomba gigante.[1]

Notas

Curiosidades

  • O Universo Compacto foi criado como uma forma de manter legiões de Legiões de Super-Heróis que continham o Superboy neles, já que o Superman da Terra Nova criou depois da Crise Nas Infinitas Terras com o reinício de John Byrne em Homem De Aço nunca adotou a identidade do Superboy.
  • Enquanto o Universo Compacto explicava a existência de Superboy, não explicava a existência de Mon-El.
  • A própria existência do Universo Compacto invalidado Harbinger afirmam que havia apenas uma Terra, uma história.
  • Devido às mudanças trazidas por Crise Infinita Superman mais uma vez foi membro da Legião dos Super-Geróis quando ele era um Superboy[3][4] eliminando a necessidade de um Universo Compacto. No entanto, o Senhor do Tempo observa como ele tentou confundir a Legião com dimensões compactas e os estados de Batman "Eu conheci três Legiões diferentes, Clark"(sic)[5] e faz referência a eventos da Terra-Um[6] e a continuidade Crise Infinita Novo Terra[7][8] levantando a questão se o Universo Compacto ainda existisse na pós crise infinita continuidade.

Veja Também