FANDOM


Vagalume.jpg

Criado por France Herron e Dick Sprang, fez sua primeira aparição em “Detective Comics n° 184 (com data de junho de 1952).

Garfield Lynns é um falido especialista em efeitos especiais de filmes que tentou assaltar um teatro, porém foi impedido por Batman e Robin. Ele fugiu rapidamente e Batman, ao persegui-lo, observou à distância uma luz de vagalume na escuridão da noite. Pensando ser a luz do cigarro de Lynns, o Homem-Morcego corre até ela e permite que Lynn escape.

Inspirado neste episódio, Lynns torna-se o Vagalume, utilizando vários efeitos de luz e ilusões de ótica em seus crimes. Além de Batman e Robin, ele torna-se inimigo de Rastejante e dos Renegados. Posteriormente, Vagalume torna-se o mentor de Mariposa Assassina no crime.

Vagalume também apareceu na TV. Em “Batman: Gotham Knights”, ele aparece no episódio “Torch song”, tendo sua voz feita por Mark Rolston. No episódio, ele é um engenheiro pirotécnico obcecado pela cantora Cassidy, ex-namorada para quem trabalhou. Ele planejou raptá-la, sendo impedido pelo nosso famoso Cruzado Embuçado. Cassidy acabou desenvolvendo fobia ao fogo.

Também apareceu no episódio “Legends of the Dark Knight”, no qual foi contratado para promover um incêndio em um prédio pelo proprietário do mesmo, para que ele pudesse receber o dinheiro do seguro. Em “Batman do Futuro”, um desenho de Vagalume pode ser visto em exposição na Batcaverna. Já em “Liga da Justiça”, o velhaco aparece no episódio “Only a dream”, como um dos bandidos que escaparam da prisão. Ele e Volcana são capturados pelo Lanterna Verde. Sua voz é feita de novo por Rolston. Em “The Batman”, ele é um mercenário e incendiário de aluguel. Suas armas e parafernais incluem um raio de calor, traje de batalha e um colete com motor à jato (que soa como o barulho de uma mosca quando usado). Ele aparece nos episódios “The big heat”, “Fire and ice” (no qual é aliado de Senhor Frio) e “Team Penguin”. Em “White heat”, Vagalume ganha uma nova parceira e cônjuge, Blaze, e ambos roubam isótopos de fósforo para aperfeiçoar seus trajes de batalha. Um acidente causado pelos isótopos transformam Vagalume em Doutor Fósforo, com melhores poderes. Porém, ele acaba se tornando insano.

O personagem apareceu também como convidado no desenho animado “Batman: The Brave and the Bold” — na introdução do episódio “Emperor Joker!” (2010), escrito por Steven Melching. O desenho foi uma homenagem ao número 241 do gibi “Detective Comics”. Uma curiosidade: o Vagalume também ficou conhecido no Brasil como “Pirilampo” (na Ebal).

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória