Wiki DC Comics
Registre-se
Advertisement

Quote1 A cidade tem medo de mim. Eu vi sua verdadeira face. As ruas são sarjetas dilatadas cheias de sangue e quando os bueiros transbordarem, todos os vermes vão se afogar. A imundície de todo sexo e matanças vai espumar até a cintura e os políticos e as @!%# vão olha para cima gritando "Salve-nos!"... e eu vou olhar para baixo e dizer "Não". Quote2
Walter Kovacs

Rorschach, nome verdadeiro Walter Kovacs, é um vigilante violento e implacável que é movido pelo absolutismo moral. Quando os super-heróis foram proscritos, ele se disfarçou e continuou ilegalmente, onde todos os outros desistiram.

Walter Joseph Kovacs nasceu em 21 de março de 1940. Sua mãe, uma prostituta que se ressentia de sua interferência em seus negócios, abusou dele violentamente. Seu pai nunca conheceu seu filho, e nada se sabe sobre ele além de que gostava do presidente Truman e seu nome era "Charlie". Aos 10 anos, Walter atacou dois agressores que o abusaram cruelmente, cegando parcialmente um deles com o cigarro aceso do próprio agressor. Kovacs tornou-se um pupilo do estado e foi enviado para o Lar de Crianças Problema de Lillian Charlton. No ensino médio, ele se destacou em educação religiosa e literatura, bem como no boxe e na ginástica. Ele também escreveu um ensaio no qual elogiou a decisão do presidente Truman de usar armas nucleares contra as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, afirmando que as bombas ajudaram a salvar vidas ao interromper a guerra.

Durante os anos do ensino médio aos 16 anos, Walter foi informado do horrível assassinato de sua mãe; seu cafetão a alimentou à força com uma garrafa de Drano até que ela morresse em agonia. A reação de Walter consistiu em apenas uma palavra: "Bom".

Mais ou menos na mesma época, ele encontrou trabalho como operário não especializado em roupas; anotando mais tarde a um psiquiatra da prisão: "Trabalho suportável, mas desagradável. Tive que lidar com roupas femininas". Trabalhando nessa posição, em 1962 ele ficou fascinado por um novo tecido possibilitado por tecnologias desenvolvidas pelo Doutor Manhattan. Dois líquidos viscosos, um preto e um branco, entre duas camadas de látex, mudavam continuamente em resposta ao calor e à pressão, formando padrões simétricos como um teste de mancha de tinta de Rorschach, sem nunca se misturar para produzir uma cor cinza. Kovacs soube do tecido quando uma jovem optou por não comprar um vestido que encomendara feito com ele; Posteriormente, Kovacs levou o vestido para casa e fez experiências com o tecido. Ele aprendeu a cortar o tecido e manter a vedação com uma tesoura aquecida.

O assassinato de 1964 na vida real de Kitty Genovese (em frente a um prédio cheio de inquilinos que não se preocuparam em ajudá-la) tornou-se parte da história do universo Watchmen, fornecendo um gatilho para a decisão de Kovacs de vingar o vítimas impotentes do crime. Ele decidiu que Genovese fora a mulher que encomendara o vestido ("Jovem. Bonita. Nome italiano. Tenho certeza de que era ela"), cortou o vestido e transformou-o em uma máscara - tornando-se Rorschach (tomando o seu nome do teste).

Eventualmente, em 1965 ele se juntou a outro super-herói, Dan Dreiberg, o segundo Coruja, cujas habilidades técnicas e recursos complementavam as habilidades de Kovacs como investigador.

Em 1975, Rorschach estava procurando por uma criança sequestrada e encontrou o esconderijo vazio de seu captor. Uma inspeção rápida revelou, para seu horror, que a garota havia sido assassinada, massacrada e dada como alimento a dois cães pastor alemão. Diante dessa atrocidade, a mente de Kovacs estalou e assumiu a identidade mental de Rorschach como uma personalidade separada. Ele matou os cães com um cutelo e esperou pelo sequestrador. Kovacs mencionou mais tarde, "o choque do impacto percorreu meu braço. Foi Kovacs quem disse 'mãe' então, abafado sob o látex. Foi Kovacs quem fechou os olhos. Foi Rorschach quem os abriu novamente". Quando o homem voltou, Rorschach sem palavras acorrentou o homem a um cano, ignorando suas alegações de inocência (o homem dizendo a Rorschach: "V-você não pode provar nada. Quero dizer, onde está a evidência", sugerindo que ele alimentou o menina para os cães para se livrar da "evidência"), em seguida, colocou uma serra de metal perto dele e colocou fogo na casa. Finalmente falando, ele disse ao homem apavorado que não teria tempo de cortar suas restrições antes que o fogo o matasse (implicando que ele teria que cortar seu próprio braço para escapar). Kovacs calmamente observou a estrutura queimar do outro lado da rua; o suspeito sequestrador não apareceu. Em uma entrevista dez anos depois com o psicólogo Malcolm Long, Kovacs mencionou explicitamente o incidente como o ponto após o qual ele se tornou "Rorschach, que às vezes finge ser Kovacs"; antes disso, ele afirma, ele era apenas "Kovacs fingindo ser Rorschach". Ele não se refere mais à sua "máscara"; agora ele apenas chama a máscara de "rosto".

Depois que o Ato Keene de 1977 proibiu vigilantes fantasiados, exigindo sua aposentadoria, Rorschach ficou ainda mais violento. Assassinou o notório estuprador múltiplo Harvey Charles Furniss e deixou seu cadáver em frente a uma delegacia de polícia com um bilhete preso ao peito: "Nunca!" Fiel à sua palavra, Rorschach permaneceu um "aventureiro" ativo em desafio aberto à lei.

Rorschach mora em uma favela administrada por uma senhoria que teve vários filhos com vários pais; ele comenta incisivamente sobre sua crença de que ela trai o bem-estar. Nunca é mencionado se ele continuou a trabalhar no comércio de roupas ou encontrou alguma outra fonte de renda. Durante o dia, ele caminha por Nova York como um vagabundo com uma placa dizendo "O fim está próximo".

Durante a investigação do assassinato de um homem chamado Eddie Blake em meados da década de 1980, Rorschach descobriu que a vítima era o alter ego do Comediante: um "aventureiro fantasiado" patrocinado pelo governo amoral e ex-colega a quem ele parecia admirar. Suspeitando de um complô para eliminar os super-heróis, ele prosseguiu com a investigação enquanto entrevistava e alertava vários ex-membros da comunidade de heróis. Embora ninguém levasse sua teoria a sério, as súbitas denúncias públicas e subsequente autoexílio do Doutor Manhattan e a tentativa de assassinato de Adrian Veidt (o ex-Ozymandias) aumentaram sua confiança de que ele estava no caminho certo. Em pouco tempo, entretanto, ele foi acusado do assassinato de Moloch, um ex-adversário doente, e estava prestes a ser capturado pela polícia. Durante a queda, Rorschach lutou contra os policiais fortemente armados com métodos improvisados usando materiais domésticos comuns (com eficácia surpreendente). Mas, no final, ele ficou inconsciente enquanto lutava para escapar.

Na prisão, Kovacs foi examinado por um psicólogo clínico, Doutor Malcolm Long, ao mesmo tempo que foi submetido a inúmeras ameaças de morte e ataques de prisioneiros vingativos. Quando insultado pelos presos por estarem presos dentro com eles, sua única resposta foi dizer que eles estavam entendidos ao contrário ... eles estavam, de fato, presos dentro com 'ele' . Ele evitou um atentado contra sua vida no refeitório da prisão, calmamente e sem palavras, agarrando uma panela cheia de gordura de cozinha fervente e jogando-a no rosto do agressor. O Dr. Long posteriormente descreveu as queimaduras resultantes no agressor como "horríveis". Um ex-chefe do crime organizado chamado The Big Figure orquestrou um motim na prisão como uma distração, enquanto seus lacaios atacavam Kovacs. Ele facilmente, quase vagarosamente, despachou os supostos assassinos antes de escapar de sua cela para perseguir e afogar o Big Figure (um velho diminuto) em um banheiro da prisão. Durante esta batalha, o atual Coruja e Espectral estavam tentando tirar Kovacs da prisão e usaram o caos da rebelião na prisão para fazer isso. Eles buscaram sua ajuda em sua própria investigação sobre os assassinatos dos ex-super-heróis.

Investigando em conjunto, Coruja e Rorschach descobriram que o cérebro por trás da trama foi Adrian Veidt, que havia sido aclamado como a pessoa mais inteligente do mundo. Rorschach e Coruja viajaram para sua casa na Antártica para confrontá-lo; no entanto, eles não foram capazes de impedi-lo de atingir seu objetivo final. Antes da dupla chegar, Veidt teletransportou um enorme "alien" Lovecraftiano que ele havia fabricado para o coração da cidade de Nova York, matando milhões e traumatizando psiquicamente outros milhões. Exatamente como Veidt previra, a fraude forçou as nações do mundo a interromper suas hostilidades crescentes entre si e se unir contra a ameaça alienígena percebida, evitando assim o inevitável confronto nuclear.

Pouco depois de Veidt confessar sua conspiração para Coruja e Rorschach, eles se juntaram ao Doutor Manhattan e a Espectral, tendo acabado de retornar de Marte. Após uma breve luta, os aventureiros perceberam que ao expor o ato de Veidt, eles apenas conseguiriam levar o mundo à beira da catástrofe nuclear. Os outros heróis concordaram que deveriam manter a farsa em segredo, mas Rorschach se recusou terminantemente a obedecer ("Nunca se comprometa. Nem mesmo em face do Armagedom. Essa é a diferença entre nós, Daniel."). Manhattan disse a Rorschach que "não pode permitir" que ele revele a verdade para o mundo, mas Rorschach manteve seu desafio. Enfurecido e em lágrimas, Walter Kovacs removeu sua máscara e exigiu que Manhattan o matasse se isso fosse o necessário para proteger a utopia de Veidt. Embora relutante e mostrando emoções novamente, Manhattan silenciosamente atendeu ao pedido de Kovacs.

No entanto, o legado de Rorschach pode ter tido consequências maiores. Antes de partir para a Antártica, ele escreveu um longo diário detalhando sua investigação e o enviou a um jornal reacionário de direita "The New Frontiersman". Embora Veidt estivesse confiante de que Kovacs não seria acreditado pelo público, uma vez que sua doença mental era bem conhecida, a questão de saber se o conteúdo do jornal seria impresso e suas provas seriamente examinadas foi deixada desconhecida.[1]

O Relógio do Juízo Final

É finalmente revelado que The New Frontiersman encontrou e publicou o diário de Rorschach, mas "Ele foi ignorado como a maioria das coisas em The New Frontiersman eram na época".[2] O homem que encontrou o diário, Seymour David, foi espancado até a morte e um ladrão chamado Roger Jackson foi condenado pelo crime, embora nenhuma evidência tenha sido encontrada. O filho de Malcolm Long Reggie recebeu o diário de Byron Lewis e assumiu o legado de Kovacs como o novo Rorschach.


Habilidades

  • Combate Corpo-a-Corpo (Avançado): Rorschach foi um lutador de rua brilhante, e desde então aprimorou sua habilidade durante seus anos de combate ao crime e sua passagem pela prisão. Ele incapacitou facilmente um policial no apartamento do Comediante. Nite Owl o notou por ter derrubado um homem chamado Capitão Carnage em um poço de elevador. Ele facilmente derrubou Moloch. Seu estilo de luta consiste basicamente em movimentos de boxe, juntamente com o caratê tradicional e o taekwondo.
  • Acrobacia: Treinando-se para se tornar um atleta talentoso, Rorschach foi capaz de pular de telhado em telhado, escalar edifícios altos e aterrissar de pé sem nunca fazer barulho. Ele se infiltrou acrobaticamente no Centro Rockefeller de Pesquisas Militares para alertar o Dr. Manhattan sobre o potencial "assassino de máscaras".
  • Intelecto de Nível Gênio: Rorschach foi descrito por Coruja como "taticamente brilhante e imprevisível". Ele se destacou em educação religiosa, ciência política e literatura em seus dias de escolaridade. Ele também é capaz de tirar armas de qualquer coisa, como uma lata de spray de gordura para cozinhar e um fósforo.
    • Investigação: Rorschach é um detetive talentoso, descobrindo a "teoria do matador de máscara" e, eventualmente, o plano de Ozymandias com pouca ou nenhuma ajuda. Ele também foi capaz de localizar o arsenal oculto do Comediante, mas a polícia não o fez. Seu zelo pela resolução de crimes foi mencionado várias vezes.
    • Interrogação: Rorschach tem seu próprio tipo especial de fazer perguntas, principalmente envolvendo quebrar partes do corpo e, de outra forma, ferir ou mutilar vítimas (ou suspeitos) para obter respostas.
    • Espionagem: Rorschach provou ser bastante hábil no ato de espionagem, espionando seus inimigos e aliados apenas para manter o controle e confirmar suas suspeitas.
    • Jornalismo: Rorschach mantinha um diário de suas aventuras quando era mais necessário. Ele provou ser um pensador profundo; e desde que começou como uma testemunha do que ocorre na parte inferior da cidade, Rorschach sempre catalogou seus muitos pesadelos.
  • Análise Tática
  • Intimidação: A instabilidade mental de Rorschach é bem conhecida; mesmo sem seu traje ou qualquer um de seus amigos por perto, ele é um homem intimidante e fez muitas pessoas fugirem em sua presença.
  • Armas de Fogo: Rorschach disparou com precisão seu gancho para alcançar o apartamento do Comediante.
  • Vontade Indomável: Após os acontecimentos que o fizeram assumir a personalidade de Rorschach, em todos os aspectos de sua vida, ele desenvolveu um desejo de garantir que todos os crimes sejam punidos. Mesmo depois que aventureiros mascarados foram detestados e banidos, ele continuou suas atividades de vigilante. Ele também desafiou as probabilidades contra um grande número de policiais armados que o cercaram na casa de Moloch. Veidt descreveu Rorschach como tendo a "tenacidade de um verdadeiro sociopata". Como ele declarou na entrada final de seu diário, Rorschach viveu sua vida livre de concessões, o que foi visto quando ele se recusou a esconder a verdade sobre o plano de Ozymandias porque isso interferiria em seu compromisso de punir o mal , um ideal que ele se recusaria a comprometer "mesmo em face do Armagedom", conforme declarado em sua quarta entrada de diário. Como prenunciado por Dreiberg quando falou com Hollis Mason, Rorschach só desistiu quando estava morto.
  • Condição Humana Máxima: A força, velocidade, agilidade, reflexos, durabilidade e resistência de Rorschach estão no auge para um homem de sua idade, tamanho e peso. Ele se mostrou forte o suficiente para sobrepujar oponentes muito maiores, quebrar ossos facilmente, estilhaçar vidros e até mesmo estilhaçar um vaso sanitário com um único chute e é um acrobata e ginasta muito talentoso mesmo na meia-idade e possui reflexos extremamente rápidos. Ele também é extremamente bom em suportar dores e desconfortos, como demonstrado quando foi capaz de andar no Pólo Sul apenas com seu casaco como proteção.

Fraquezas

  • Doença Mental: Alguns chamam Rorschach de sociopata, levado à sua natureza pela horrível natureza da humanidade. Qualquer que seja o caso ou a causa, Rorschach não é um indivíduo estável na sociedade pública moderna e é adequado apenas para seu tipo especial de justiça.
    • Misoginia: Sendo abusado por sua mãe prostituta enquanto crescia, Rorschach desenvolveu um profundo ódio pelo sexo e um ressentimento pelas mulheres, referindo-se à maioria das mulheres - até mesmo suas colegas - como "prostitutas".

Equipamento

  • Máscara de Rorschach
  • Diário de Rorschach


  • O escritor Alan Moore disse que baseou os personagens de Watchmen" em personagens mais antigos da Charlton Comics. Rorschach é claramente baseado em O Questão (Vic Sage), mas também deve em parte a um personagem anterior semelhante conhecido como "Sr. A." Tanto o Sr. A quanto O Questão foram criados por Steve Ditko.
  • Em Questão #17, Vic Sage realmente pega e lê uma cópia de Watchmen em um trem. Inicialmente, ele tenta imitar a atitude de Rorschach, mas isso só o leva a uma surra. No final, ele conclui: "Rorschach é uma merda."
  • Alan Moore também afirmou que o nome "Walter Kovacs" é um retrocesso à tendência de Steve Ditko de dar os nomes de seus personagens proeminentes K.
  • Rorschach tem uma participação especial na série limitada da DC Comics Reino do Amanhã por Alex Ross e Mark Waid. Ele aparece na edição dois, como um personagem de fundo ao lado do Questão durante uma cena em que Superman visita um bar metahumano.
  • Em Astonishing X-Men vol. 3 #6, Rorschach faz outra aparição em uma das cenas de tumulto, correndo pelo painel.
  • Rorschach foi destaque na arte promocional da minissérie Contagem Regressiva: Arena, onde ele está sendo derrotado pelo Batman de O Cavaleiro das Trevas Retorna de Frank Miller. No entanto, a DC optou por omitir Rorschach e o Batman de Frank Miller da minissérie "Contagem Regressiva: Arena".

Relacionados

Notas de Rodapé


Perry White 0008
Necessário Revisar Texto
Este artigo sofre de falta de escrita de qualidade. Você pode ajudar a Wiki DC Comics aprimorando a gramática e a estrutura de frases deste artigo para elevá-lo a um padrão de qualidade mais alto. O pobre Perry vai ter um ataque cardíaco se você não fizer isso!
Advertisement